Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Indústria
ISSN: 2179-2259



Prefácio
Esta edição da trilha de indústria marca a mudança de natureza da trilha. Tradicionalmente, a trilha de indústria do SBGames era marcada por painéis e debates sobre administração, negócios e políticas públicas com a participação de profissionais, empresários e gestores públicos. Em 2012, além dos painéis tivemos três papers convidados e as mesas de debate IDGA; e iniciou uma parceria com a Revista de Administração de Empresas (RAE, publicada pela FGV-EAESP). O keynote da trilha de indústria de 2013 é o Prof. Jonathan Sapsed (Centrim/ University of Brighton) com a palestra é "Video games industry research: why should academics, developers, and policy makers do it?”, uma reflexão sobre sua experiência de 10 anos de pesquisa sobre a indústria de games. Neste ano, a trilha indústria está distribuída em quatro partes: a parte acadêmica, o Fórum Abragames-IGDA, a ExpoSBGames e o Postmortem.

  1. A parte acadêmica recebe trabalhos artigos acadêmicos relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de Administração da Informação, Administração Pública, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing. Foi formado um corpo de pareceristas com 27 membros. Foram submetidos 29 resumos, dos quais 19 artigos completos foram submetidos e 11 foram aprovados para a publicação após a revisão dos artigos completos submetidos por 3 pareceristas em sistema de avaliação cega. Estes 11 artigos foram divididos em 4 mesas: Organizações (3 artigos), Políticas Públicas (2 artigos), Marketing e Vendas (3 artigos) e Operações e Produção (3 artigos). Os coordenadores desta edição são Luiz Ojima Sakuda (USP e FEI) e Marsal Avila Alves Branco (Feevale e Abragames).

  2. O Fórum Abragames-IGDA consolida a parceira destas duas instituições com o SBGames, organizando as mesas de discussão temáticas que cobrem aspectos importantes sobre o mercado, arranjos produtivos e processos de gestão que caracterizam a indústria de jogos. As mesas têm o objetivo de criar fóruns de discussão e estimular as trocas de informações entre gestores, produtores, governo, associações e demais atores que atuam sobre a cadeia dos jogos digitais. Esta edição teve 11 painéis de debates, 46 palestrantes e moderadores. Os coordenadores desta edição são Marsal Avila Alves Branco (Feevale e Abragames) e Arthur Protasio (FGV-RJ e IGDA-RJ).

  3. A ExpoSBGames é uma área aberta ao público que tem o objetivo de reunir desenvolvedores e publishers nacionais e internacionais para mostrar os seus jogos à comunidade, além de fornecedores de ferramentas de desenvolvimento, equipamentos, instituições de apoio e educação, serviços profissionais e outros players da indústria. Esta edição conta com o Palco Sebrae, o Estande da Intel (patrocinadora), área do Festival de jogos e Gamestations. O Palco Sebrae tem com 19 itens de programação, entre mesas de debate e palestras, e paralelamente os consultores do Sebrae apoiam o desenvolvimento de modelos de negócio de empresas gratuitamente. Os coordenadores desta edição são Juliano Alves (Intel) e Luiz Ojima Sakuda (USP e FEI).

  4. O Postmortem é uma novidade no SBGames. Postmortem é o nome dado a autópsia, mas em games é utilizado para a análise dos desenvolvedores sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento, discutindo o que deu certo e errado. Este formato é muito importante para a indústria, e ainda não estava contemplado pelas trilhas acadêmicas e nem pelos painéis de debate. Nesta primeira edição, os dois expositores são convidados. Os coordenadores desta edição são Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR, IGDA Curitiba e TECPAR), Erick Passos (IFPI e MIT) e Luiz Ojima Sakuda (USP e FEI).

Luiz Ojima Sakuda (USP e FEI) e Marsal Avila Alves Branco (Feevale e Abragames) - Chairs da Trilha de Indústria, 2013



Preface
This edition of the industry track marks the changing of the track. Traditionally, the SBGames industry trail was marked by panels and discussions on management, business, and public policy with the participation of professionals, entrepreneurs and public administrators. In 2012, in addition to the panels it has three invited papers and IGDA discussion panels; it also initiated a partnership with the Journal of Business Administration (RAE, published by FGV-EAESP). The keynote Track industry in 2013 is Prof.. Jonathan Sapsed (CENTRIM / University of Brighton) with the lecture is "Video games industry research: Why Should academics, developers, and policy makers do it?", presenting his experience of 10 years of research on the games industry. This year, the track industry is distributed in four parts: the Academic, the Forum Abragames-IGDA, the ExpoSBGames and Postmortem.

  1. The Academic part receives scientific articles related to digital games and simulations in the areas of Information Management, Public Administration, Organizational Studies, Organizational Strategy, Finance, Management Science, Technology and Innovation, Operations Management and Logistics, Personnel Management and Labour Relations and Marketing. It was formed a body of referees with 27 members. 29 abstracts submitted, of which 19 full papers submitted and 11 approved for publication after the 3 referees for blind review system. These 11 items were divided into four tables: Organizations (3 articles), Public Policy (2 articles), Marketing and Sales (3 items) and Operations and Production (3 articles). The coordinators of this edition are Luiz Ojima Sakuda (USP and EIF) and Marsal Avila Alves Branco (Feevale University and Abragames).

  2. The IGDA/Abragames Forum consolidates the partnership of these two institutions with SBGames, organizing thematic roundtable discussions covering important aspects of the market, production arrangements and management processes that characterize the gaming industry. The tables are intended to foster discussion forums and stimulate the exchange of information between managers, producers, government, associations and other actors working on the chain of digital games. This edition has 11 panel discussions, 46 speakers and moderators. The coordinators of this edition are Marsal Avila Alves Branco (Feevale and Abragames) and Arthur Protasio (FGV-RJ and IGDA-RJ).

  3. The ExpoSBGames is an area open to the public that aims to bring together developers and national and international publishers to showcase their games to the community, as well as suppliers of development tools, equipment, support and education institutions, professional services and other players of industry. This edition features the Sebrae Stage, the Intel booth (sponsor), area of games and Gamestations Festival. The Sebrae Stage has 19 items of programming including lectures and discussion panels, and Sebrae consultors are available to support the development of business models of companies for free. The coordinators of this edition are Juliano Alves (Intel) and Luiz Ojima Sakuda (USP and EIF).

  4. 4. The Postmortem is a novelty in SBGames. Postmortem is the name given to an autopsy, but in the games industry the term is used refering the developer analyses about what happened during development, discussing what went right and wrong. This format is very important for the industry, and was not yet contemplated by the tracks or by academic and discussion boards. In this first edition, the two exhibitors are invited. The coordinators of this edition are Bruno de Paula Campagnolo (LST, Curitiba and TECPAR IGDA), Erick Passos (IFPI and MIT) and Luiz Ojima Sakuda (USP and EIF).

Luiz Ojima Sakuda (USP and FEI) and Marsal Avila Alves Branco (Feevale University and Abragames) – Chairs of Industrial Track, 2013



Trilha de Indústria - Full Papers
Além da arena: Análise das estruturas de organização e comunicação surgidas em comunidades de jogadores de jogos tipo MOBA Pablo Cezar Laranjeiras,Ed Bezerra,Pablo Ramon Pinheiro
O Uso de Mundos Virtuais Tridimensionais para o Desenvolvimento de Competência Intercultural: uma experiência entre Brasil e Portugal Lisiane Machado, Amarolinda Klein, Angilberto Freitas, Eliane Schlemmer, Cristiane Pedron
Novas mudanças em Design Organizacional para fomentar Co-Criação Dinâmica e Inovação: Um modelo baseado em games multiplayer online Mateus Panizzon, Margarette Arbueri Menegotto,Lucas Bonacina Roldan,Eric Dorion
Fatores de Sucesso para a Indústria de Jogos Digitais: um levantamento a partir da observação de políticas internacionais Emanoel Querette
Reflexões para uma abordagem de games enquanto indústria criativa Pedro Zambon, Juliano Maurício de Carvalho
A Percepção de Regras de Controle em Consoles de Oitava Geração: Uma Análise da Aceitação de Regras de DRM através do TAM3 Leonardo Coura, Leandro Hanada, Felipe Baran, Bernardo Barbosa
Pirataria no Brasil, dos produtos baratos às práticas culturais Andre Pase
Jogadores de consoles de games portáteis: como eles compram? Diego Fontenele, Luiz Murakami, Hugo Acosta Reinaldo
Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Um estudo relacional entre gerenciamento de escopo e custos de desenvolvimento Vania Balista
Proposta de método para gestão ágil da visão no desenvolvimento de jogos digitais Rafael Sales
Development of skills and talent in videogames: the challenge of higher education in Latin America Ines Evaristo Chiyong, Isabel Mollá, Luis Wong
 
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