Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Cultura
ISSN: 2179-2259



Prefácio
SBGames 2013: o ano da expansão.

Em nome do comitê organizador, temos a satisfação de dar as boas vindas a todos os participantes da Trilha de Cultura do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2013.

Neste ano, tivemos um grande número de submissões, tendo este se tornado o maior número desde a criação da Trilha Cultura: 124 trabalhos submetidos, sendo 88 full papers e 36 como short paper. Isso mostra que a nossa área tem tido grande crescimento e que nossos designers e pesquisadores estão atuantes no campo. Este ano, além dos tradicionais trabalhos discutindo jogos educacionais, tivemos artigos de pesquisas com grande diversidade temática e um crescimento de submissões sobre jogos para a saúde, tema no qual muitos pesquisadores estão agora se debruçando. Entendemos que esse dado representa um crescimento dos jogos digitais no cenário acadêmico brasileiro, o que muito nos anima como pesquisadoras da área.

Além disso, a Trilha Cultura neste ano ampliou a possibilidade de idiomas a serem escritos os artigos: aceitamos textos em inglês e espanhol, além de nossa língua nacional. Com isso, quisemos aproximar nossos vizinhos sul-americanos e parceiros espanhóis ao Simpósio, além de continuar apostando na participação de outros estrangeiros falantes de língua inglesa. Apesar da busca pela internacionalização, não pudemos deixar de considerar que vivemos em um país continental, com mais de 200 milhões de falantes de português. O que visamos foi incluir os artigos que realmente trouxessem contribuições à área pela sua qualidade científica; não pelo idioma em que fora escrito.

Agradecemos a todos os autores que submeteram seus trabalhos e em especial, ao corpo de revisores, cada vez mais internacional. Foram mais de 300 revisões realizadas pelo corpo de 66 doutores das mais diferentes especialidades e de diferentes países, tais como Portugal e Espanha.

Desejamos um bom evento a todos os participantes interessados na interface entre cultura e videogames!

Ivelise Fortim & Arlete dos Santos Petry – Chairs da Trilha de Cultura, 2013


Preface
SBGames 2013: the year of expansion.

On behalf of the organizing committee, we are pleased to welcome all participants of the Culture Track XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, SBGames 2013.

This year, we had a large number of submissions, the latter becoming the highest number since the creation of the Cultural Track: 124 submitted papers, 88 of which full papers and 36 short papers. This shows that our area has experienced great growth and that our designers and researchers are working hard. This year, in addition to traditional works discussing educational games, we had research articles with great thematic diversity and a growth of submissions about games for health, a topic many researchers are now addressing. We believe this represents an increase in digital games in the Brazilian academic setting, which really motivates us as researchers in the field.

Furthermore, the Track Culture Symposium expanded the possibility of languages for written articles this year: it accepted texts in English and Spanish, in addition to our national language. With that, we wanted to bring our neighbors South American and Spanish partners to the Symposium, and continue investing in participation of other foreign English speakers. Despite the quest for internationalization, we should consider that we live in a continental country, with over 200 million speakers of Portuguese. Our purpose was to include papers that really bring contributions to the area through its scientific quality, not focusing on the language in which it was written.

We thank all the authors who sent us their work and, in particular, the Editorial Board, increasingly international. There were more than 300 revisions performed by 66 PhDs from different backgrounds and from different countries such Portugal and Spain.

We hope all participants interested in the interface between culture and video games enjoy the event!

Ivelise Fortim & Arlete dos Santos Petry – Chairs of Culture Track, 2013


Trilha de Cultura - Full Papers
Aprendizagem baseada em Jogos Digitais: entrevistas com professores que utilizam jogos digitais em suas práticas educativas Ruth S. Contreras-Espinosa, Hermes Renato Hildebrand, José Luis EguíaGómez
Games e narrativas transmidiáticas: uma possível relação pedagógica Lynn Alves, Filipe Pereira, Jéssica Guimarães, Lygia dos Santos Fuentes
Construindo jogabilidade: como a percepção dos jogadores afeta o desenvolvimento de jogos em um contexto escolar Geiza Caruline Costa, Thiago Barcelos, Cleber Oliveira, Roberto Muñoz, Rene Nöel, Ismar Frango Silveira
Desenvolvimento de Jogos Digitais e sua Utilização na Educação Juvenil: Um Estudo de Caso Real em um Projeto Governamental Michelle Nery Nascimento, Marcelo Nery, Victor do Nascimento Silva
Kodu Game Lab Brasil: Apresentação e reflexão sobre os jogos criados e publicados na comunidade Kodu BR Paulo Roberto de Azevedo Souza, Lucimeri Ricas Dias
Criação e Avaliação de um Jogo Eletrônico para Indivíduos com Distrofia Muscular de Duchenne Visando a Educação Nutricional Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Adriana Nathale Klein, Cristina Salvioni, Irene Ficheman, Roseli de Deus Lopes
Narrativas de buscas na promoção de saúde em games Lúcia Lemos
Parâmetros, estratégias e técnicas de análise de jogo: o caso A Mansão de Quelícera Arlete Petry, Ana Beatriz Bahia, Luciana Clua, André Battaiola, Luís Petry, Antonio Vargas
Usando Exergame como ambiente virtual de aprendizagem para o tênis de mesa: uma abordagem baseada na motivação intrínseca César Vaghetti, Karina Vieira, Sheynara Mazza, Silvia Botelho
Exergames no currículo da escola: uma metodologia para as aulas de Educação Física César Vaghetti, Karina Vieira, Sheynara Mazza, Luis Ulisses Signori, Silvia Botelho
Ideogames: Uma proposta metodológica transcultural Hernando Tsutsumi, Luís Petry
Angry Birds como contexto digital educativo para ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos: relato de um projeto Filomena Moita, Achiles Pedro da Cunha Luciano, Aline Tavares Costa, Weiller Felipe Chaves Barboza
Games and Learning Management Systems: A Discussion about Motivational Design and Emotional Engagement Ilana Concilio, Beatriz Pacheco
Caixa de Pandora: Desenvolvendo afetividade e cognição em um serious game para o enfrentamento da violência contra a mulher Luana Almeida, Liliane Machado, Ana Tereza Silva
Desenvolvimento de Jogos no Processo de Aprendizado em Algoritmos e Programação de Computadores Herleson Paiva Pontes
Choose your character: Mulheres e Personagens femininos nos videogames Ivelise Fortim, Louise Monteiro
No Clube do Bolinha: sentimentos e percepções a respeito da presença feminina nos games Carolina Grando, Luiz Melo Gallina, Ivelise Fortim
Cultura visual: ideologias e estereótipos na constituição de personagens do gênero feminino em videogames Ygor Correa, Leonardo F. B. S. de Carvalho, Fulvia Spohr, Maria Cristina Biasuz
Fighting Games perante a abordagem audiovisual: A evolução que reforça a tradição Francisco Tupy, Gilson Schwartz
Análise fílmica sobre a representação de jogos eletrônicos no cinema: um estudo a partir da narratologia e mitologia Pollyana Mustaro, Juliano Alves, Hertz Wendel, Raphael Mendonça
Games e criatividade: interfaces entre desenvolvedores e jogadores Leonardo de Lima
Desenvolvimento e teste de um jogo para estudo do impacto de jogos eletrônicos no comportamento social Mauricio Sarmet, Igor de Sousa, Vinicius Tafuri Froes Carvalho, Carla Castanho
Os Discursos de Passage: A análise do discurso aplicada a um jogo digital independente Marcelo Vasconcellos, Inesita Araujo
O Foco Lúdico: O papel do jogador dentro da narrativa dos jogos sob o prisma do foco narrativo Bernardo Aguiar
 
Trilha de Cultura - Short Papers