Proceedings do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2013) - Trilha de Arte & Design
ISSN: 2179-2259
Prefácio |
A Trilha de Arte e Design deste ano destaca-se pela qualidade de seus artigos e também pelo número de submissões. A Trilha recebeu 160 trabalhos sendo que 10% foram escritos em inglês. Isto reforça a internacionalização da Trilha proposto em 2012. E para dar suporte à revisão de artigos em inglês, o Comitê Científico teve a participação de vários revisores da Europa e Américas. Além da quantidade de artigos, observa-se que a qualidade destes artigos tem aumentado, uma vez que o rigor nas revisões tem sido uma tônica desta Trilha e a linha de corte tem sido cada vez mais alta. A qualidade dos artigos é verificada tanto nos métodos utilizados quanto na sua redação. Por fim, verifica-se que os temas submetidos envolvem assuntos atuais e clássicos, bem como abrangem uma vasta gama de problemas no escopo de Arte e Design em jogos. Desta forma, todos os tópicos desta Trilha - Design de Jogos, Design de Interface, Arte em Jogos, Narrativa em Jogos, Mídia em Jogos, Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos - tiveram artigos aprovados. Esta edição da Trilha de Arte e Design afirma o papel do designer como produtor, critico e pesquisador de jogos e entretenimento digital. Desta forma, percebe-se que o designer assume para si a responsabilidade da estética e linguagem visual dos jogos, bem como valoriza os aspectos de usabilidade, funcionalidade, experiência, emocional e interação não apenas do jogador e objeto mas também considerando todos os aspectos desta interação. Assim, esperamos que no evento de 2013 a Trilha de Arte e Design seja igualmente produtiva e enriquecedora para a Comunidade de Design, assim como tem sido ao longo de todos esses anos desde a criação do SBGames. Desejamos ao todos um excelente Simpósio! Luciane Maria Fadel (UFSC) – Arte e Design Track Chair, 2013
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Preface |
The Art & Design Track of this year stands out for the quality of its papers and also by the number of submissions. The Track has received 160 papers and 16 papers were written in English. This reinforces the internationalization of the track proposed in 2012. And to support the review of papers in English, the scientific scientific had a great number of reviewers from Europe and Americas. In addition, it is observed that the quality of these articles has increased, as the rigor in revisions have been a focus of this Track and the cutting line has been increasingly high. The quality of the articles is observed both in the methods used and in the language structure. Finally, it is observed that the works submitted involve current and classic themes, as well as covering a wide range of problems within the scope of Art and Design in games. Therefore, all the categories of this Track - Design of Games, Interface Design, Art in Games, Narrative in Games, Media in Games, Roles of Designers and Artists in Development teams of Games - had approved papers. This edition of the Art & Design Track affirms the role of the designer as producer, critic and researcher of gaming and digital entertainment. Furthermore, it becomes clear that the designer assumes for itself the responsibility of aesthetics and visual language of games, as well as values the aspects of usability, functionality, emotional experience, and interaction not only looking at the player and object but also considering all aspects of this interaction. Thus, we hope that this edition of the Art &.Design Track is also productive and enlightening for the Design Community, as well as has been over all these years since the creation of SBGames. We wish all a great symposium. Luciane Maria Fadel (UFSC) – Arte e Design Track Chair, 2013
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