// Artes & Design

Sobre a Trilha

O principal foco da Trilha de Artes & Design é concepção e Design de jogos e outras formas de entretenimento digital. Métodos e processos de Design, narrativa, imersão, interatividade, jogabilidade, scripts, modelagem 3D, animação, efeitos especiais, interfaces, áudio, design de personagens são alguns dos temas contemplados por essa trilha.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa como artigos (full papers) e posters técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2009.

Os artigos (Full papers) devem primar pelo ineditismo e relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Posters podem descrever pesquisas futuras, novas idéias ou resultados preliminares. Podem ser escritos em Português ou Inglês e não exceder 10 páginas.

Os Pôsteres Técnicos (Short papers) são destinados a publicação de relatórios mais curtos de trabalhos de pesquisa ou obras que não estão suficientemente maduros para uma completa publicação como artigo. Podem ser escritos em Português ou Inglês e são limitados a 4 páginas.

Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicado ou está sendo apresentado simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitados. Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Full papers) serão submetidos a um duplo sistema blind review. Sendo assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explicitas, nomes de projetos, etc).

Tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

  • Design de Jogos: Termos e conceitos (entretenimento, diversão, prazer, motivação, etc); técnicas de desenvolvimento de conceito; Game Design; documentação; Level Design; jogabilidade; Design de gênero; impactos das restrições especiais (legislação nacional ou regional, por exemplo) e aplicações (educação, formação, divulgação, etc) no Game Design; Game Design e personalização para diferentes plataformas.
  • Design de Interface: Métodos de Design; Design de interface; avaliação de interfaces; interatividade; integração de mídias; Ergonomia; jogabilidade; personalização de interface para dispositivos diferentes; tutoriais.
  • Arte em Jogos: Concepção e desenvolvimento de cenário e personagem; customização para diferentes dispositivos; Direção de Arte nos jogos; Estética em jogos; jogos como uma forma de arte.
  • Narrativa em Jogos: Teoria; pesquisa; processo de criação e resultados alcançados.
  • Mídia em Jogos: Áudio, texto, imagens, gráficos, Infográficos, animação, efeitos especiais, integração.de mídias
  • Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos: Habilidades especiais e as funções principais dos seguintes profissionais em equipes de desenvolvimento de jogos digitais: Designers, Artistas, Áudio Vídeo Experts, Programadores e técnicas para Integração de equipes.

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COMITÊS

Coordenadores da Trilha de Artes e Design

  • Chair: André Battaiola (UFPR)
  • Local Chair: Nilton Gamba Jr (PUC-Rio)

Comitê de Programa

  • André Battaiola - UFPR
  • André F. Ramos - Universidade Estacio de Sa
  • André Neves - UFPE
  • Daniela Kutschat Hanns - Centro Universitario Senac-SP
  • Delmar Galisi Domingues - Anhembi-Morumbi
  • Fábio Campos - UFPR
  • Flavio Martins - UFPR
  • Francisco Queiroz - PUC-Rio / TeCGraf
  • Guilherme Xavier - PUC-Rio
  • Gustavo Fischer - UNISINOS
  • Jacques Chueke - PUC-Rio
  • Jofre Silva - Anhembi Morumbi
  • José Carlos Plácido da SIlva - UNESP/Bauru
  • Luiza Novaes - PUC-Rio
  • Marcelo Pereira - PUC-Rio
  • Maria das Graças Chagas - PUC-Rio
  • Marizilda Menezes - UNESP-Bauru
  • Nilton Gamba Junior - PUC-Rio
  • Priscila Farias - Centro Universitário Senac / USP
  • Rafael Dubiela - UFPR
  • Rangel Jungles dos Santos - UFPR
  • Rejane Spitz - PUC-Rio
  • Rita Engler - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Roger Tavares - SENAC-SP / PUC-SP
  • Romero Tori - Centro Universitário Senac / USP

DATAS IMPORTANTES

Notificação de aceitação: segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Camera Ready: segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Simpósio: 8-10 de Outubro de 2009