CHAMADA DE TRABALHOS

A trilha Art & Design do SBGames nasceu em 2005 - era então denominada GameArt - a partir da crescente demanda por eventos acadêmicos em que se pudessem apresentar e discutir trabalhos e questões relacionadas à área da arte e do design dentro do espectro dos jogos de computadores.
Neste ano, além de trabalhos acadêmicos (papers) e propostas de tutoriais, receberemos pranchas que apresentem desenhos de conceito para projetos de jogos de computadores. Como resultado, realizaremos uma mostra destes trabalhos.
Os trabalhos (papers, tutoriais e desenhos de conceito) devem ser submetidos de acordo com o padrão estabelecido pelo Comitê da trilha Art & Design.


PAPERS

A trilha Art & Design aceitará full papers e short papers (posters). Full papers devem primar pelo ineditismo e relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Posters podem descrever pesquisas futuras, novas idéias ou estudos preliminares.

Os papers devem seguir um dos formatos abaixo:

. Full papers: de 06 a 10 páginas

. Short papers (posters): até 04 páginas


TÓPICOS DE INTERESSE:

Serão aceitas trabalhos nas seguintes categorias:

        *        Projeto de Jogos Digitais: Metodologia projetual, Documentação, Gerenciamento de Projeto.
        *        Design de Jogos de Computador ou Console
        *        Mecânica de Jogos. Regras de Jogos. Design de Desafios.
        *        Design de Jogos para Internet. Projetos de Jogos Multiusuário.
        *        Design de Jogos para dispositivos móveis. Games para mídias localizáveis (GPS, celular)
              e mobilidades

        *        Design de games com tecnologias em desenvolvimento (bio, nano, RA, etc)
        *        Interconectividade (blogging, video blogging, podcasting, TV interativa)
        *        Gamearte: Arte digital usando o jogo como suporte.
        *        Enredos e Narrativas. Narrativas específicas para games, e outras aplicadas, como hipertextos,
              jogos de texto, poesias interativas, ficções e literatura interativas.

        *        Design de Interfaces de Jogos.
        *        Design de Interação para Jogos.
        *        Design de Som para Jogos.
        *        Animação para projetos de Jogos.
        *        Tipografia para projetos de Jogos.
        *        Level Design.
        *        Arquitetura e Cenários Digitais para Jogos.
        *        Design e Personagens. Desenvolvimento de personagens e atores. Avatares.
        *        Critérios estéticos da composição de personagens. Desenho de concepção.
        *        Game e Corpo (Espaço, corporificação, tele-presença, dança e performances artísticas)
        *        Ergonomia e Usabilidade. Jogabilidade.
        *        Design para Serious Games.
        *        Aplicações Especiais para publicidade, Marketing e vendas. Advergames.
        *        Interface entre os Games e outros gêneros: Cinema, História em Quadrinhos, Artes Visuais,
              Música, Literatura.

        *        Interfaces inovadoras e alternativas (interfaces corporais, interfaces para desabilitados, interfaces
              invisíveis, interfaces coletivas)

        *        Teoria e Filosofia de conceitos relacionados à Arte e Design de Games
        *        Taxonomia. Gêneros de Jogos.


POLÍTICA DE ACEITAÇÃO

Ao menos um dos autores de papers aceitos devem se registrar oficialmente na trilha Art & Design do SBGames. Os trabalhos devem ser inéditos. Trabalhos que já tenham sido publicados em outras conferências serão rejeitados. O autor não pode submeter o mesmo trabalho para as duas categorias: full papers e short papers (posters)



FORMATO

Papers podem ser escritos em inglês ou português, e não devem ultrapassar os limites definidos, incluindo todas as tabelas, figuras e referências. Trabalhos que ultrapassem o padrão estabelecido serão rejeitados. As páginas devem ser formatadas em Times Roman 10p, espaço simples, com o seguinte margeamento: esquerda e inferior com 2.5 cm; direita e superior com 2 cm. O texto deve conter título, autores, com o nomes das universidades ou companhias. Um exemplo do formato válido pode ser obtido AQUI. Os papers devem ser enviados em formato pdf. Trabalhos com outros formatos não serão aceitos.
 
O trabalhos devem ser submetidos pelo sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/sbgames2007).


DATAS IMPORTANTES:

Prazo final para submissão de trabalhos:20 de Agosto de 2007 (Segunda-feira)

Notificação de aceitação:01 de Outubro de 2007 (Segunda-feira)

Camera-ready:15 de Outubro de 2007 (Segunda-feira)


Instruções de Submissão de Tutorial:
A submissão do tutorial requer que um formulário seja devidamente preenchido e enviado para Delmar Galisi (delmar@anhembi.br)

Proposta de Tutorial para o SBGAMES 2005:
(este documento não deverá ultrapassar o tamanho de 1 página A4)
1) Título:
2) Resumo com o Objetivo: (máximo de 20 linhas)
3) Público alvo:
4) Pré-requisitos recomendados:
5) Duração (de 1h30 a 3h):
6) Proponentes: nome, e-mail, titulação mais alta - Graduação, Mestrado, Doutorado, Instituição (ano da titulação), filiação atual (local) e função.
7) Recursos necessários para a apresentação.



DATAS IMPORTANTES:

Prazo final para submissão de propostas de tutoriais: 03 de Setembro (segunda-feira)

Notificação de Aceitação: 08 de Outubro (segunda-feira)


DESENHOS DE CONCEITO

Grandes jogos de computadores surgem a partir de grandes idéias. Entretanto, ao longo do processo de desenvolvimento de um jogo, é  fundamental que muitas etapas sejam cumpridas. Uma das primeiras e mais importantes fases do processo de desenvolvimento de um jogo é sem dúvida a etapa chamada de conceituação, quando as idéias discutidas, são traduzidas em material visual e conceitual dos diversos elementos que comporão o jogo (cenários,  personagens, interfaces, etc). Desenhos de Conceito ou de Concepção (em inglês Concept Art) definem um partido visual e estético a ser adotado para o jogo em desenvolvimento.

O nível de primor e elaboração técnica e artística dos desenhos de conceito transformam-nos em verdadeiras obras de arte. Embora não sejam produzidos apenas na fase inicial do processo de desenvolvimento de um jogo, são a primeira forma de materialização das idéias e simbolizam a presença do gênio criador dos artistas, designers e diretores de arte.

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos (artigos e posters) e do oferecimento de tutoriais, a track Art & Design estará, através da Mostra GameArt2007 de Desenhos de Conceito, abrindo um espaço especialmente dedicado a exposição de trabalhos com formas diversas de representação visual tais como, desenhos, esboços, pinturas, entre outras.

Os trabalhos selecionados serão expostos em versão impressa durante a realização do SBGames em São Leopoldo.

A Mostra estará recebendo trabalhos para as seguintes categorias:

1) Desenhos de conceito de jogos finalizados

2) Desenhos de conceito de jogos em desenvolvimento ou idéias

Para participar, leia as instruções e envie o formulário de inscrição.


Instruções e Inscrição:

1) Deve ser preenchido um formulário para cada submissor de Desenho de Conceito inscrito. Para envio usa-se o padrão seguinte.

mostragameart2007-fulano_de_tal.pdf

2) O formulário de inscrição preenchido e salvo com o padrão de nome acima especificado deve ser enviado via email para a conta mostragameart@gmail.com, até o dia 01 de outubro de 2007, juntamento com arquivo contendo o desenho. No campo
"assunto" da mensagem deve constar [Mostra GameArt2007]

3) Os arquivos contendo os desenhos devem seguir as seguintes especificações:

- formato: PDF

- resolução e tamanho: 150 dpi, A3.

Atenção: os trabalhos selecionados para exposição durante o evento deverão ser reenviados no formato requerido para exposição. O nome do arquivo deve ser o mesmo especificado no formulário de envio e deve seguir o padrão a seguir:

mostragameart2007-nome_do_autor-prancha(número).pdf

No caso do envio de mais de um desenho, acrescentar um diferenciador no final do nome do arquivo. Exemplos:

mostragameart2007-fulano_de_tal_-prancha(1)-cenario.pdf
mostragameart2007-fulano_de_tal_-prancha(2)-cenario-vista do jogador.pdf
mostragameart2007-fulano_de_tal_-prancha(3)-personagem.pdf

4) Os arquivos não podem ser compactados para envio em um arquivo ZIP. Será enviada confirmação de recebimento dos trabalhos.


Sobre Copyright e sigilo de divulgação:
Os trabalhos enviados para a Mostra GameArt de Desenhos de Conceito serão expostos no SBGames 2007. Considerando que Desenhos de conceito podem vir a expor idéias que exigem sigilo de divulgação, aconselhamos aos autores que antes do envio dos trabalhos consultem todas as partes envolvidas, uma vez que a organização da Mostra não poderá se responsabilizar pela exposição de trabalhos enviados sem a devida autorização.

Formato para exposição:
Os trabalhos selecionados para exposição serão impressos pelo Comitê da Exposição GameArt de Desenhos de Conceito e apresentados durante o evento.

Prazos:
Envio de Trabalhos: 01 de Outubro de 2007

Divulgação da Seleção Final para exposição durante o evento: 15 de Outubro de 2007.


Email para contato:
mostragameart@gmail.com

Favor indicar [GameArt2007] como assunto da mensagem.


Comitê do Programa

André Neves - UFPE
Delmar Galisi - Universidade Anhembi Morumbi
Edson Pfutzenreuter - SENAC-SP
Fábio Campos - UFPE
Guilherme Xavier (Mostra GameArt)
Gustavo Fischer - UNISINOS
Luiza Novaes - PUC-Rio
Maria das Graças Chagas - PUC-Rio
Monica Moura - Universidade Anhembi Morumbi
Rogério Cardoso dos Santos - PUC-SP
Roger Tavares - SENAC-SP (papers chair)
Sérgio Nesteriuk - Universidade Anhembi Morumbi / PUC-SP
Stephania Padovani - UFPR
|   Início   |
TRILHA ARTE & DESIGN  >>
Chair: Delmar Galisi (Anhembi-Morumbi) - delmar <at> anhembi.br
Local chair: Gustavo Fischer (UNISINOS)  - gfischer <at> unisinos.br
Início  |  Organização  |  Programa  |  Localização  |  Viagem  |  Registro  |  Anais