Invited Speaker: Soren JohnsonSoren Johnson, employed by Firaxis Games in 2000, co-designed, with Jeff Briggs, and helped in programming the popular video game Civilization III, also writing the entire Artificial Intelligence code for the game. He was also the lead designer of Civilization IV, once again writing all of the A.I. Prior to his work at Firaxis, he acquired a BA in history and a master's degree in computer science from Stanford University. Johnson has also been employed at Electronic Arts as part of an internship, where he worked on Knockout Kings 2000. On April 17, 2007, it was announced that Johnson had left Firaxis to rejoin Electronic Arts to work on Spore. Subject:
Game & Culture Track
Nelson Zagalo é docente e investigador na Universidade do Minho, Portugal. Fez o doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro. Na sua tese, "Convergência entre o Cinema e a Realidade Virtual", desenvolveu novos paradigmas de interacção na comunicação afectiva de narrativas em ambientes virtuais com características fílmicas. Ao longo dos últimos anos publicou e apresentou trabalhos científicos internacionalmente nos campos dos estudos fílmicos, design de videojogos, realidade virtual e emoção. Summary
A palestra vai apresentar a ausência de diversidade emocional como hipótese de explicação da problemática do envolvimento na ficção dos videojogos. Uma hipótese que se levanta quando olhamos para o que se espera de uma obra de entretenimento ficcional tradicional. Ou seja, espera-se a apresentação de estímulos capazes de evocar um espectro emocional o mais abrangente possível que conduza os sujeitos da comédia à tragédia. De uma forma genérica os artefatos de entretenimento interativo tem estado limitados ao desenvolvimento de tensão com geração de frustração ou euforia e subsequente relax, deixando de fora uma provável variedade de outras emoções. Tendo em conta que o cinema é tido como arte maior no estimulador de emoção, será apresentado um quadro referencial de possível convergência emocional que permita aumentar o espectro emocional dos atuais ambientes narrativos dos videojogos.
Psicóloga pela PUC-SP, professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, lecionando no curso de Jogos Digitais. Mestre em Ciências Sociais, Antropologia, pela PUC-SP. Membro do NPPI - Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC-SP, componente da equipe desde 1998. Especialista em Abordagem Junguiana pela COGEAE- PUC-SP.
Professora Titular do Departamento Letras e Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Educação na área de concentração em Educação Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora da Rede Brasileira de Jogos e Educação e membro da Comunidade Científica Portuguesa de Videojogos. Autora e colaboradora de artigos publicados em periódicos e livros, nos últimos anos, desenvolve sua pesquisa sobre juventude, tecnologia e currículo, com publicações e trabalhos apresentados em congressos nas áreas da Educação, Juventude, Currículo e Tecnologia.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Unisinos.Faz parte da linha de pesquisa Linguagem, Tecnologias e Educação. Possui doutorado em semiótica e Lingüística pela USP. Tem desenvolvido estudos sobre RPG nos cursos de comunicação, ligados á formação do aluno de jornalismo e, atualmente, trabalha com RPG em ambiente informatizado, visando ao desenvolvimento de concepções e práticas de ensino e aprendizagem de línguas que priorizem a autonomia, o lúdico,o respeito e o aproveitamento das práticas culturais dos alunos. Alguns temas em estudo são a presença do corpo, a constituição da emoção em linguagem verbal e não verbal e a narrativa não linear ou multirramificada com as implicações para a planificação textual nos ambientes informatizados. Keynote: Suely Fragoso Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Pesquisadora CNPq. Ph.D, em Comunicação pela University of Leeds, Inglaterra e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais (http://www.midiasdigitais.org). Foi Coordenadora Executiva do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos entre 2005 e 2006 e também Coordenadora do Grupo de Trabalho Tecnologias Informacionais da Comunicação e Sociedade (GT-TICS) da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação – COMPóS – em 2004 e 2005. Tema da palestra: Games Online como Terceiros Lugares Resumo da palestra
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