A Escola de Desenvolvimento de Jogos é uma iniciativa sugerida pelos estudantes da graduação tecnológica de Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A escola trata-se de um pré-evento ao VI SBGames que ocorrerá durante o dia 6 de novembro de 2007 que tem como objetivo integrar e promover as diferentes comunidades dedesenvolvedores de jogos digitais para ministrar cursos/oficinas/demonstrações em diferentes niveis(básico/intermediário/avançado). O caráter da escola é apresentar mini-cursos organizados pelas comunidades brasileiras de jogos (Maya, Flash, OpenGL, Java, Python, Lua, ...) com enfoque técnico visando atender tópicos bem específicos da formação dos estudantes de graduação. A GDS tem o objetivo de estimular as comunidades de jogos digitais organizarem mini-eventos com até 3 turnos de duração preparando os participantes para o SBGames. Para os participantes das outras cidades é uma oportunidade de conhecer um pouco mais o Rio Grande do Sul chegando um dia mais cedo em Porto Alegre.
Programação:
SALA 1 (a confirmar)
8:30 - 11:30 - Desenvolvimento de Web Games e Advergames com ActionScript 2.0
Alberto Amaral Braga da Silva
Pedro Agra Taranto Martins
Resumo: Introduzir o publico ao mercado de WebGames e seu quadro
atual através da ferramenta nele mais utilizada, o Macromidia
Flash 8 com sua linguagem de programação, o ActionScript 2.0.
Apresentar diversas técnicas usadas nessa área e na produção de
jogos em geral usando ActionScript.
Público-Alvo: Intermediário
Pré-Requisitos: Conhecimentos de programação e lógica de programação para games.
14:00 - 17:00 - Conhecendo o ActionScript 3.0 para o desenvolvimento de jogos utilizando o Adobe Flash CS3.
Resumo: Introduzir a linguagem de programação ActionScript 3.0 no
desenvolvimento de jogos utilizando o software Adobe Flash
Professional CS3 como plataforma de desenvolvimento.
Público-Alvo: Intermediário
Pré-Requisitos: Conhecimento de lógica de programação para jogos.
SALA 2 (a confirmar)
8:30 - 11:30 - Introdução ao XNA para Jogos Windows
Henrique Manfroi
Roger dos Santos Oliveira
Sérgio Selligman
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Graduação Tecnológica em Jogos Digitais http://www.unisinos.br/jogos
Resumo: Apresentação do XNA Framework e Game Studio; criando um
projeto XNA/C#; executando um jogo em XNA; carregando e desenhando
sprites e modelos 3d dentro da aplicação; hot-spots no XNA Framework;
2D, 3D, Som, Texto; montando uma distribuição do jogo.
Público-Alvo: Programadores, Game Designers e pessoas interessadas
em prototipar ou desenvolver jogos na plataforma XNA.
Pré-Requisitos: Conhecimentos de programação, familiaridade com C#,
Java ou C++.
14:00 - 17:00 - Integracao de Blender 2.44 e XNA Game Studio Express
para Confecção de Jogos para XBox 360
Anderson Ferreira de Oliveira
Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro/RJ
Resumo: Demonstrar com exemplos práticos a integração
de modelos 3D Blender em jogos XNA.
Público-Alvo: Avançado
Pré-Requisitos: Conhecimento em programação orientado a objetos
(C# ou Java), computação gráfica (matrizes de transformação 2D e 3D, blender básico - requisitos,
tutoriais site www.blender.com.br - olho da pixar, sua primeira
animação em 30 minutos, modelando uma nave espacial no blender);
SALA 3 (a confirmar)
8:30 - 11:30 - OpenSceneGraph: uma breve introdução
Prof.Dr. Luiz Gonzaga da Silveira Jr.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Graduação Tecnológica em Jogos Digitais http://www.unisinos.br/jogos
Resumo: Este mini-curso tem como objetivo básico introduzir a
toolkit OpenSceneGraph ( www.openscenegraph.org), destacando os
benefícios do seu emprego no desenvolvimento de aplicações em
visualização, realidade virtual, e jogos. Neste curso, teremos a
oportunidade de conhecer a arquitetura da OpenSceneGraph e suas
inovações, com destaque para o no release -- OpenSceneGraph 2.2.
Vamos mostrar como integrar OpensceneGraph com outras APIs, como a
ODE e Cal3D, possibilitando o desenvolvimento de aplicações de
simulação baseada em física e animação por esqueleto, respectivamente.
Um estudo comparativo irá mostrar as diferenças entre outras APIs
com funcionalidades similares. Por fim, demonstrações com protótipos
desenvolvidos nos nossos laboratórios serão úteis para mostrar aos
espectadores a capacidade e aplicabilidade dessa ferramenta, com
destaque para modelagem visualização de terrenos e cidades virtuais
populáveis, interactive storytelling e simulação de multidões.
Público-Alvo: Intermediário
Pré-Requisitos: Conhecimento de C++
14:00 - 17:00 - Lua: uma linguagem de extensão extensível
Prof.Msc. Leandro Motta Barros
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Graduação Tecnológica em Jogos Digitais http://www.unisinos.br/jogos
Resumo:A linguagem de programação Lua (www.lua.org) tem
ganhado notoriedade entre desenvolvedores de jogos devido
ao seu bom desempenho, estabilidade, facilidade de utilização
e simplicidade para integração com aplicações C/C++. Esta palestra,
baseada em exemplos, tem como objetivos principais apresentar
a linguagem Lua e mostrar como ela pode ser integrada a programas
desenvolvidos em C++ com o objetivo de estendê-los.
Público-Alvo: Intermediário
Pré-Requisitos: Familiaridade com programação,
preferencialmente em C++
Inscrições:
1) Os pré-eventos são gratuitos, mesmo para não inscritos no SBGames, desde que aja vagas.
2) Os inscritos no SBGames terão prioridade no acesso as salas para os pré-eventos.
Organização
João Ricardo Bittencourt (UNISINOS) - joaorb <at> unisinos.br
Luiz Gonzaga da Silveira Jr (UNISINOS) - lgonzaga <at> unisinos.br
Mauricio Gehling (UNISINOS) - mbg3dmind <at> gmail.com
Fernando Osório (UNISINOS) - osorio <at> unisinos.br