19 de Outubro - Terça-Feira: 14:00 - 15:00 Artes & Design - Sessão 1 - Short Papers |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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Modificabilidade - a colaboração entre usuários e desenvolvedores como uma qualidade de projeto. Matheus Corrêa de Souza (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil), Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil), Frederick van Amstel (UTFPR - Brazil). Definições e Características dos Jogos Sistêmicos. Matheus Sant'Anna (Universidade Federal de Pernambuco - Brazil), Pedro Alessio (CESAR - Brazil). Apontamentos teóricos para o desenvolvimento de jogos independentes de terror com baixo custo de produção. Bruno Pressanto (Universidade de Caxias do Sul - Brazil), Marcelo LuÍs Fardo (Universidade de Caxias do Sul - Brazil). A profícua relação entre Pure Data e áudio para games. Leonardo Porto Passos (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brazil), José E. Fornari Novo Jr. (NICS / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brazil). Composição de música caótica para games em tempo real. Leonardo Porto Passos (Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brazil), José E. Fornari Novo Jr. (NICS / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brazil). Jogos Soulslike: como a diversificação de contexto pode ajudar a consolidar o gênero. Camila Bothona (Universidade Anhembi Morumbi - Brazil), Sérgio Nesteriuk Gallo (Universidade Anhembi Morumbi - Brazil). Padrões de Produção de Ícones e Símbolos em Jogos com Estilo Pixelart. Diogo Matiello Tarasconi (Universidade do Vale do Itajaí - Brazil), Marco Aurélio Soares dos Santos (Universidade do Vale do Itajaí - Brazil). Venti: Análise semiótica de performance de gênero, estereótipo de personagens em jogos eletrônicos e seus impactos no público brasileiro.. Elyda Costa Alves (IFPB - Brazil). Avaliação de interface de jogo sério em saúde. Luciane Maria Fadel (UFSC - Brazil), Daniella Michelena Munhoz (UFPR - Brazil), Carla Galvão Spinillo (UFPR - Brazil), Larissa Ugaya Mazza (UFPR - Brazil), Ana Emília Figueiredo de Oliveira (Federal University of Maranhão - Brazil), Alana de Araujo Oliveira Meireles Teixeira (UFMA - Brazil). Estudo de clima musical como elemento de imersão no game. Vanessa Andrade Pereira (UNIFESP - Brazil), Joás Gonçalves Sanches (UNIFESP - Brazil). Big Gamer Brasil: Proposta de um jogo. Camila Santana (UERJ - Brazil), Claudio Jambo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brazil), Vera Werneck (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brazil), Rosa Maria E. Moreira Costa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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19 de Outubro - Terça-Feira: 16:30 - 18:00 Artes & Design - Sessão 2 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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Metodologia para Desenvolvimento de Jogos com Propósito de um Laboratório de Ludologia. Geraldo Xexéo (UFRJ - Brazil); Eduardo Mangeli (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Pedro Nascimento (Federal University of Rio de Janeiro - Brazil); Horácio Brescia Macêdo Henriques (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Lincoln Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brazil). Balanceamento em jogos para dispositivos móveis: estudo de caso do jogo Clash Royale. Rafael Carmo (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Fernando Rocha Fonteles Filho (Universidade Federal do Ceará - Brazil); George Allan Menezes Gomes (UFC - Brazil); Antonio Melo Jr (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Natal Chicca Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil). A Relação entre Mecânicas e Narrativa: Analisando o Jogo Papers, Please. Lael Castro de Sousa (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Glaudiney Moreira Mendonça Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil). Sinergia entre Mecânicas de Jogos do Gênero Roguelike Deckbuilder. José Martônio L. de Moraes Júnior (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Glaudiney Moreira Mendonça Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil). Guiando com uma mão invisível - Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada. Josué Pedro Soares (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil); Rosilane Ribeiro da Mota (UFMG e PUC MG - Brazil). Análise de Itens do Game Design Document Presentes em Jogos da Franquia Mario da Nintendo. Ian Rego(UFPA - Brazil); Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira(Universidade Federal do Pará - Brazil); Carlos Portela(UFPA - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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19 de Outubro - Terça-Feira: 18:30 - 19:30 Artes & Design - Sessão 3 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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Sucesso4me: projeto de um jogo para atrair mulheres para a área de Computação. Samuel Duarte (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brazil); Rafael Pinheiro (PUC Minas - Brazil); Clara Bacchin (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brazil); Mônica Machado (Puc Minas - Brazil); Lucila Ishitani (PUC Minas - Brazil). Desenvolvimento de um Jogo Digital Educacional para o Ensino de Pensamento Computacional Concorrente. Pedro Nascimento (Federal University of Rio de Janeiro - Brazil); Eduardo Mangeli (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Rafael Monclar (COPPE / UFRJ - Brazil); Geraldo Xexéo (UFRJ - Brazil). Utilizando os Cinco Estágios do Luto no Desenvolvimento do Jogo Luther. Richard Farias Freitas (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Glaudiney Moreira Mendonça Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil). Representação de Intervenções Terapêuticas com Jogos Digitais em Tratamentos da Depressão. Rebeca Gliosci Tocantins (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil); Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil); Ana Mansur de Oliveira (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil); Virgínia Tiradentes Souto (Universidade de Brasília (UnB) - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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20 de Outubro - Quarta-Feira: 14:00 - 15:00 Artes & Design - Sessão 4 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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A Proposal to Model Wargames in the MDA Framework. Leandro Ouriques (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Geraldo Xexéo (UFRJ - Brazil); Carlos Eduardo Barbosa (COPPE/UFRJ - Brazil). Técnicas de design de jogos, saúde e IoT - Uma análise de um jogo autoral aplicado para o autocuidado da hipertensão. Saulo Oliveira (Universidade Federal de Goiás - Brazil); Luma Oliveira (Universidade Federal de Goiás - Brazil); Sergio T. Carvalho (Universidade Federal de Goiás - UFG - Brazil); Silvana de Lima Vieira dos Santos (Universidade Federal de Goiás - Brazil). Desenvolvimento de Jogos Orientado a Modelo para Jogos Sérios: uma Revisão Sistemática. Diego Buoro (Universidade Federal do ABC - Brazil); Rafaela Rocha (Universidade Federal do ABC - Brazil); Guilherme Belarmino (Universidade Federal do ABC - Brazil); Denise Goya (Universidade Federal do ABC - Brazil). Desenvolvimento Orientado a Modelos de Jogos Sérios: processo e design com um jogo do gênero aventura e quiz. Diego Buoro (Universidade Federal do ABC - Brazil); Rafaela Rocha (Universidade Federal do ABC - Brazil); Guilherme Belarmino (Universidade Federal do ABC - Brazil); Denise Goya (Universidade Federal do ABC - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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20 de Outubro - Quarta-Feira: 16:30 - 18:00 Artes & Design - Sessão 5 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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História Viva: A Sketch-Based Interactive Storytelling System. Felipe Gheno (IADE - Universidade Europeia - Portugal); Edirlei Soares de Lima (Universidade Europeia - IADE - Portugal). Self-reflection in Games - The Representation of the Individuation Process in Celeste and Persona 2: Innocent Sin. Amanda Tavares (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil); Rosilane Mota (UFMG e PUC MG - Brazil); Walter Melo (Universidade Federal de São João del-Rei - Brazil). Jogos de Mesa e Mitologia: Quando os Mecanismos e o Tema se Misturam. Glaudiney Moreira Mendonça Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil). O uso da espacialidade e mecânica na construção de narrativas - A narrativa ambiental do jogo Bloodborne em contraposição à narrativa fílmica. Matheus Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil); Rosilane Mota (UFMG e PUC MG - Brazil). A representação da guerra pela ótica da experiência traumática em Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords. Jorel Lemes (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brazil); Rafael Tavares (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brazil). The Classical Detective Story Formula from Literature to Videogames. Elisa Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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20 de Outubro - Quarta-Feira: 18:30 - 19:30 Artes & Design - Sessão 6 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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Transferência Neural de Estilo: homem e máquina criando o inesperado. Rafael Carmo (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Tiago Maia (Universidade federal do Ceará - Brazil); Natal Chicca Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil); George Allan Menezes Gomes (UFC - Brazil); Antonio Melo Jr (Universidade Federal do Ceará - Brazil). Materials for games - An overview on creating materials for games. Davi Souza (Universidade Federal De Minas Gerais - Brazil); Rosilane Mota (UFMG e PUC MG - Brazil). Um Processo para Geração Dinâmica de Personagens Não-Jogáveis Visualmente Distintos. Rebeca Praciano Haddad Carneiro da Cunha (University of Ceará - Brazil); Thalisson Oliveira (UFC - Brazil); Rute Castro (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Rossana Andrade (Federal University of Ceará - Brazil); Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará - Brazil). Proposta de metodologia para a criação de cenários 3D para jogos digitais. Rafael Carmo (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Jório Matos (Universidade Federal do Ceará - Brazil); George Allan Menezes Gomes (UFC - Brazil); Antonio Melo Jr (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Natal Chicca Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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21 de Outubro - Quinta-Feira: 16:30 - 18:00 Artes & Design - Sessão 7 |
Chair: Maria das Graças Chagas e Delmar Galisi Domingues
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Diretrizes para o Design de Jogos Empáticos. Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo - Brazil); Caio Cesar Valério (Universidade Federal de Mato Grosso - Brazil); Tania Pinheiro (Universidade Federal do Ceará - Brazil); Eunice Nunes (Universidade Federal de Mato Grosso - Brazil); Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Brazil). Análise de métodos de design de jogos sérios sob a ótica da Design Science Research. Thiago Leitão (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil); Farmy Silva (UFRJ - Brazil); Geraldo Xexéo (UFRJ - Brazil). Heurísticas de Nielsen adaptadas a partir da modelagem de interação para a avaliação de regras de jogos de tabuleiro. Allan Beckman Soares da Cruz (Universidade Federal do Maranhão - Brazil); Carlos Soares Neto (Universidade Federal do Maranhão - Brazil); Pamela Torres Maia Beckman da Cruz (Universidade Federal do Maranhão - Brazil). Requisitos de Acessibilidade em Jogos voltados para o Desenho Universal: Mecanica do Jogo da Memoria. Francinete Furtado da Cunha (Universidade Federal do ABC - Brazil); Juliana Cristina Braga (Universidade Federal do ABC - Brazil); Luis Felipe de Oliveira Melle (Federal University of ABC - Brazil); Lucas Oliveira (Universidade Federal do ABC - Brazil); Guilherme Belarmino (Universidade Federal do ABC - Brazil). Negativity in Play - How Negative Emotions create Meaningful Games. Mateus Umbelino (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil); Rosilane Mota (UFMG e PUC MG - Brazil). Projetando Valores em Narrativas de Jogos Digitais Baseados em Processos para Serviços Públicos Brasileiros. Fabricio Janssen (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brazil); Renata Araujo (Faculdade de Computação e Informática Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo SP Bras - Brazil); Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brazil).
Discussão dos trabalhos.
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October 18 - Monday: 10:00 - 12:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 1 - Procedural Generation |
Chair: Luis Chaimovicz (UFMG)
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Procedural Enemy Generation through Parallel Evolutionary Algorithm. Leonardo Pereira, Breno Viana, Claudio Toledo. Procedural Generation of Isometric Racetracks Using Chain Code for Racing Games. Erik Jhones Freitas do Nascimento, Ana Carolina Silva Abreu, Tassiana Castro, Filipe Almeida Lira. Generative Design applied to Cloud Modeling. Carlos Muniz, Wagner Oliveira. Assessing the Robustness of Deep Q-Network Agents to Changes on Game Object Textures. Paulo Serafim, Yuri Lenon, Creto Vidal, Joaquim Cavalcante-Neto. |
October 18 - Monday: 17:00 - 18:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 2 - Short Papers |
Chair: Victor Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana)
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A structured review of game coding through modeling. Diego Castro, Claudia Werner. League of Legends: An Application of Classification Algorithms to Verify the Prediction Importance of Main In-Game Variables. Alexandre Costa Santa Cruz, Thaís Gaudêncio do Rêgo, Yuri Malheiros, Telmo Silva Filho. Towards Automated Playtesting in Game Development. Nathalya Pereira, Phyllipe Lima, Eduardo Guerra, Paulo Meirelles. Development of Non-Player Character with Believable Behavior: a systematic literature review. Guilherme da Silva, Marcos Wagner Souza Ribeiro. Playing NES Tetris with No Piece Rotations. Adler Soster, Michael Birken, Pablo Andretta Jaskowiak. MySoundtrack: a tool for personalized and adaptive music listening while playing games. Daniel Bezerra, Geber Ramalho, Giordano Cabral, Filipe Calegario. A Low-code Approach to Identify Toxicity in MOBA Games. Alexandre Luis da Silva, Alexandre Vaz, Farmy Silva, Lincoln Costa, Geraldo Xexéo. Deep Reinforcement Learning Using a Low-Dimensional Observation Filter for Visual Complex Video Game Playing. Victor Kich, Rodrigo Guerra, Álisson Kolling, Ricardo Grado, Gabriel Heisler, Junior Costa de Jesus. Is my agent good enough? Evaluating Embodied Conversational Agents with Long and Short-term interactions.. Paulo Knob, Soraia Musse, Juliane Beatrycce dos Santos, Victor Putrich. TaRCoS: Providing a Combat Simulation Tool for Tabletop Role-Playing Games. Victor Sarinho, Alberto Junior. |
October 19 - Tuesday: 14:00 - 15:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 3 - Reinforcement Learning and AI |
Chair: Joaquim Cavalvante Neto (UFC)
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Two Level Control of Non-Player Characters for Navigation in 3D Games Scenes: A Deep Reinforcement Learning Approach. Gilzamir Gomes, Creto Vidal, Joaquim Cavalcante-Neto, Yuri Lenon. Gym Hero: A Research Environment for Reinforcement Learning Agents in Rhythm Games. Rômulo Filho, Yuri Lenon, Creto Vidal, Joaquim Cavalcante-Neto, Paulo Serafim). Systematic choice of video game benchmarks in Deep Reinforcement Learning. Elvio Gomes, Marlo Souza. Centralized Critic per Knowledge for Cooperative Multi-Agent Environments. Thaís Ferreira, Esteban Clua, Troy Kohwalter. |
October 19 - Tuesday: 17:00 - 18:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 4 - Storytelling and Applied AI |
Chair: Creto Vidal (UC)
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Adaptive Branching Quests Based on Automated Planning and Story Arcs. Edirlei Soares de Lima, Bruno Feijó, Antonio Furtado. Towards playing AIs for 7 Wonders: main patterns and strategies for 3-player games.. Rafael Bettker, Pedro Minini, Gabriel Pereira, Joaquim V. C. Assunção. Map Marker: a Multi-Agent Pathfinder for Cohesive Groups in Real-Time Strategy Games. Enrique Rivas, Rodrigo Souza. A Tool to Implement Adaptive Audio Techniques on Unity Games. Miguel Rodrigues, Flávio Coutinho. |
October 20 - Wednesday: 10:30 - 12:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 5 - Software Engineering and HCI |
Chair: José Ricardo Junior (IFRJ)
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UtopicSense: a tool to support the use of synesthesia as an assistive resource in 2D games. Adriel Augusto Germano Silva, Flávio Coutinho. GEnEbook: A Game Engine to Provide Electronic Gamebooks for Adventure Games. Victor Sarinho. RealShooting: Expanding the experience of point-and-click target shooting games. Émerson Bezerra, Ícaro da Silva Barbosa, Creto Vidal, Antonio Melo Jr, Joaquim Cavalcante-Neto, George Gomes. Games by End-Users: Analyzing Development Environments. Joana Gabriela Souza, Raquel Prates. D-CreEA: DSML for Creating Educational Analog Card Games. Rubens Silva, Rossana Andrade. |
October 21 - Thursday: 16:30 - 18:00 Brasilia Time (BRT) Computing - Session 6 - Virtual Humans |
Chair: Edirlei Soares (Universidade Europeia)
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Perception of Personality Traits in Crowds of Virtual Humans. Lucas Nardino, Felipe Elsner, Enzo Neves, Diogo Schaffer, Victor Araujo, Gabriel Silva, Vinícius Cassol, Rodolfo Migon Favaretto, Soraia Musse. BioTraffic: a bio-inspired behavioral model to vehicle traffic simulation. Carlos Quadros, Diana Adamatti, Alessandro Bicho. Scripted Behavior of Virtual Humans for Anthropological Hypothesis Testing. Guido Mainardi, Aline Normoyle, Vinicius Jurinic Cassol, Norman Badler, Soraia Musse. Perception of Charisma, Comfort, Micro and Macro Expressions in Computer Graphics Characters. Lucas Andreotti, Morgana Weber, Tiago Luz, Victor Araujo, Soraia Musse. |
18 de Outubro - Segunda-Feira: 16:00 - 18:00 Cultura - Sessão 1 - Short Papers |
Chair: Gilson Schwartz (USP) e Charles Madeira (UFRN)
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Games e Dinâmicas Arquitetônicas: Imbricações entre o Espaço Público e suas representações digitais. Caio Costa. A imersão em jogos digitais como catalisadora de vivências: Um panorama pela experiência de jogar. Caio Costa. Comfort games: um estudo sobre os jogos como espaço de conforto emocional. Marina Demori Pedroso. O discurso sobre os games no adventismo brasileiro: breve análise da Revista Adventista. Erick Lima, Allan Novaes. Games as historic and artistic allegories. Ernane Guimarães Neto, Gilson Schwartz. Representações de ciência e cientista a partir do jogo League of Legends. Hugo Coeli, Rodrigo Lefebvre, João Mário Minetto, Roberto Oliveira, Bruna Adriane Fary. Final Fantasy 7 Remake e Justiça ambiental: uma análise da narrativa baseada em "values at play". Roberto Oliveira, Vinícius Moraes Chagas, Vinícius Ferraz, Alexandre Luiz Polizel. Eu faço lives: Intersecções entre lazer e trabalho a partir da plataforma de transmissão ao vivo Twitch. Lucas Araujo, Ligia Martins. O papel dos jogos nos periódicos de divulgação científica. Eduardo da Silva, Flávia Garcia de Carvalho, Marcelo Vasconcellos. Jogos e Divulgação Científica: uma análise dos anais do SBGames. Virgínia Codá, Flávia Garcia de Carvalho, Marcelo Vasconcellos, Luisa Massarani. |
18 de Outubro - Segunda-Feira: 18:30 - 19:30 Cultura - Sessão 2 |
Chair: Gilson Schwartz (USP) e Charles Madeira (UFRN)
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Precisamos Falar sobre Gênero: Um Jogo sobre a Temática ''Gênero, uma Construção Social?''. Bárbara Perina Bezerra, Maria Andréia Formico Rodrigues. Save the Prince(ss?): Desenvolvimento de um jogo para desconstruir estereótipos degênero. Mauricio Soares, Fabrício Tonetto Londero. Exploring toxic behavior in multiplayer online games: perceptions of different genders. Alinne Souza, Jéssica Pegorini, Natália Yada, Lincoln Costa, Francisco Carlos Souza. Logic Girl: um jogo mobile para incentivar mulheres na aprendizagem de lógica de programação e despertar o interesse para a área de TI. Natanna Santos, Fernanda Gomes, Douglas Moreno, Stefan Lucas Silva. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 14:00 - 15:00 Cultura - Sessão 3 |
Chair: Gilson Schwartz (USP) e Charles Madeira (UFRN)
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Desenvolvimento de jogo digital para valorizar a cultura e arquitetura da colonização italiana. Júlio Calgaro, Rafael Albuquerque. DAS LETRAS PARA OS BITS: Diferentes níveis de adaptação de obras literárias para jogos digitais. Lucas Barbalho, Ricardo Jorge de Lucena Lucas. Além das Torres: herança cultural de significação relativas à sua dinâmica, composição e desenvolvimento do jogo. Eliane Pozzebon, Taís Tournier Machado, Rafael Romagnoli Mecenas Yabe, Manoella Rockembach, Gustavo de Oliveira Guaresi, Rodrigo Neves de Senna Marchiolli. Folk Adventures: Defenda o Bioma Pantaneiro e suas Lendas em um Jogo Sério de Aventuras Folclóricas. Anderson Corrêa de Lima, João Vítor, Pedro Enrique, Jeferson Dutra , Mateus Moraes, Amaury Castro Jr.. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 16:30 - 18:00 Cultura - Sessão 4 |
Chair: Gilson Schwartz (USP) e Charles Madeira (UFRN)
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Loucura e Horror: a construção do medo em Outlast. Victor Finkler Lachowski, Maria Miron Duleba. O jogo em diálogo com a pandemia: uma análise de Pokémon GO*. Lucas Bastos, Alexandre Farbiarz, Juliana Vieira. O Processo de Individuação em Kingdom Hearts 1. Joabe Chaves Nascimento, Glaudiney Moreira Mendonça Junior. De Quem é o Jogo? Disputas Narrativas no Fandom de World of Warcraft. Clara Pimentel, Joana Ziller, Philipe Melo. Comportamento tóxico de jogadores de League Of Legends: Uma análise Winnicottiana. Bruna Cristina Pires, Ivelise Fortim. Collaboration Challenges of Professional eSports Players in Brazil. Yuri Lima, Viktoriya Lipovaya, Carlos Eduardo Barbosa, Pedro Grillo, Francisco Duarte, Jano Souza. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 18:30 - 19:30 Cultura - Sessão 5 |
Chair: Gilson Schwartz (USP) e Charles Madeira (UFRN)
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Elementos presentes em jogos eletrônicos que motivam meninas a não abandonarem um jogo. Rafaela Nascimento, Lucila Ishitani. Lá e cá, torcendo de casa na Live: entretenimento com inovação tecnológica em combate ao isolamento social. Gustavo Martins, Gabriel Lima, Genildo Gomes, Leonardo Marques, Júlia Conceição, Thais Castro, Bruno Gadelha, Rosiane de Freitas. Teoria Fundamentada sobre estratégias que podem melhorar a experiência de jogadoras. Mônica Machado, Marta Noronha, Ana Luiza Guercy, Maiara Miranda, Patrick Machado, Magna Carla Ribeiro, Lucila Ishitani. Análise da possível influência do processo imersivo em videogames a nível de persona e sombra na relação jogador-jogo.. Mário Henrique Mendes Araújo, Carlos Cardoso Filho, Allan Beckman Soares da Cruz. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 14:00 - 15:00 Cultura - Sessão 6 |
Chair: Em Breve
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Reencontro Autotélico. Danilo Guimarães, Fátima Aparecida dos Santos. A Transdisciplinary Approach to Computational Narratology. Bruno Feijó, Edirlei Soares de Lima, Antonio Furtado. Ética: Qual o Panorama de Pesquisa no Simpósio Brasileiro SBGames?. Luiz Paulo Carvalho, José Suzano, Flavia Maria Santoro, Jonice Oliveira. Como Estilos Faciais de Personagens são Percebidos?. Jennyfer Ferreira, Julia Melgare, Soraia Musse. |
18 de Outubro - Segunda-Feira: 10:00 - 12:00 Educação - Sessão 1 - Aplicações para educação |
Chair: Bruna Anastácio
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"Peronio" em olhar Semiótico. Lúcia Lemos. Inclusão das Avaliações Formativa e Somativa no Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educacional: Um Estudo de Caso no Projeto do Jogo Castaways. Henrique Souza, Maurilio Campano Junior, Alan Felinto. Transdisciplinaridade na criação de jogos digitais por crianças na escola. Nicole Magagnin, Adriana Alves. Jogos Digitais de Entretenimento e o Estímulo da Inteligência Lógico-Matemática de Gardner. Carlos Paiva, Regina Silveira. Turista do Tempo: Um jogo sério para o ensino da história do Rio Grande do Norte. José Santos, Jobel Souza Filho, Luiz Silva. Um jogo de estratégia para avaliação de competências baseadas na Pedagogia da Inovação. Mayara Cechinatto, Elisa Boff. Um Jogo Educacional para Estímulo de Mudança de Hábito Oral Deletério. Andrea Ferreira de Oliveira, Maria Andréia Formico Rodrigues, Isabel Magalhães Pinto Ribeiro. |
18 de Outubro - Segunda-Feira: 16:00 - 17:00 Educação - Sessão 2 - Jogos e necessidades especiais |
Chair: João Mattar
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A relação entre jogos digitais e TDAH: um mapeamento sistemático dos estudos nas línguas portuguesa e espanhola. Alexia Cardoso, Jaqueline Rocha , Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Fernando Silvio Pimentel. Melodia: Um Jogo Sério para o Ensino Inicial de Teoria Musical a Pessoas com Deficiência Intelectual. Mariana Pino, Marcelo Vassoler Dias, Simone Matos, Helyane Borges, Rui Lopes. Avaliação de um protótipo de um jogo digital para alfabetização de crianças Surdas. Ramon Meira, Diego Zabot, Ecivaldo Matos. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 10:00 - 12:00 Educação - Sessão 3 - Ensino na área de computação e técnica |
Chair: Marcelo Fardo
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Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem. Elziane Monteiro Soares, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. Maze Code: Retórica Procedural Aplicada ao Ensino de Lógica de Programação. Jose Neto, Paulo Henrique Pimentel Marcolino, Pablo Ferreira, Daniel Barbosa. Automata Toy Factory: Um Jogo Educativo para Ensino de Automato com Pilha. Marvin Tomizawa, Maurilio Campano Junior. Jogos Educativos no Ensino de Autômato Finito Determinístico: Um Estudo de Caso com o Jogo A Factory Disaster. Fernando Carvalho, Maurilio Campano Junior, Yandre Costa. ZoAm Gamebot: múltiplos aprendizados por um mundo computacional perdido na Amazônia. Larissa da Silva Pessoa, Rosiane de FreitasR, Lia Martins. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 10:30 - 12:00 Educação - Sessão 4 - Computação, programação e ensino de games |
Chair: Bruna Anastácio
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Project Éden: Platform for introductory programming concepts. Yure Pablo do Nascimento Oliveira, Claudio Toledo, Leonardo Pereira. Ambiente virtual e colaborativo para a capacitação e eletricistas de rede de distribuição. Eduardo Tanaka, Lucimara Almeida, Guilherme Gouveia, Tiago Paula, Leonardo Domingues, Alex Alves, Roberta Oliveira. A study with all schools in the city of Maricá during a complete academic year using games to increase students confidence in their professional possibilities in the games industry. Victor Prado, Mônica Silva, Carla Delgado, Leandro Nascimento, Lorena Griõn, Waldir Moura. Design e desenvolvimento de um jogo sério para educação musical. Wemerson Lima, Alan Freitas, Tiago Lima. Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. Guilherme Belarmino, Rháleff Oliveira, Carla Rodriguez, Denise Goya, Rafaela Rocha. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 16:30 - 17:30 Educação - Sessão 5 - Gamificação e metodologias |
Chair: Daniela Ramos
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Engaja: Um Arcabouço de Gamificação para Aumentar o Engajamento dos Alunos em um Instituição de Ensino Superior. Roy Teixeira, Paulyne Jucá. Metodologia Baseada em Projetos para Desenvolvimento de Games em Educação Remota. Gabriel Santana, Lidiane Monteiro, Diego Costa, Daniel Nipo, Gabriel Silva, Paulo Alexandre Filho, Rodrigo Rodrigues. Estratégia de gamificação aplicada ao ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19. Walter Lopes Neto, Philipy Augusto Silveira de Brito, Inácia Fernandes da Costa Neta, Charles Madeira. Uma proposta de game design para gamificação educacional estrutural através da criação de histórias. João Ricardo Serique Bernardo, Fernanda Pires, Marcela Pessoa. |
21 de Outubro - Quinta-Feira: 10:30 - 12:00 Educação - Sessão 6 - Aplicações para educação 2 |
Chair: Marcelo Fardo
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Labirinto Gramágico: Um Jogo Educativo para o Ensino de Gramáticas Regulares. Pedro Garozi, Maurilio Campano Junior, Yandre Costa. Luta de Classes: Jogo sério educativo. Raphael Campos, Dante Augusto Couto Barone. Mariazinha da Penha: Um Jogo Educacional sobre a Lei Maria da Penha. Luiz Machado, Douglas Oliveira, Antonio Carlos Souza, Rafael Rocha, Aline Machado. Jogos de tabuleiro modernos e a divulgação científica: as potencialidades do jogo Cytosis para alinhar diversão e conhecimento. Mariana Ribeiro, Thais Santos, Carolina Spiegel. Jogos para Educação Financeira: um mapeamento sistemático. Isabel Torrens, Simone Matos, Helyane Borges, Rui Lopes. |
21 de Outubro - Quinta-Feira: 14:00 - 15:00 Educação - Sessão 7 - Jogos e necessidades especiais 2 |
Chair: Daniela Ramos
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Projeto de uma Plataforma Multimodal de Jogos Sérios para Auxílio a Terapia para Autistas. Andre Trindade, Marcelo da Silva Hounsell, Joice Luiz Jeronimo, Rafael Gomes Faust. Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar o Ensino de Libras e Português. Igor Victor Nascimento. Strong: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para Auxiliar no Tratamento do Espectro do Autismo. Noemi Honorato, Adilson Santos, Saul Delabrida, Alan Freitas, Wilk Oliveira. Meu Jardim de Emoções: jogo para compreensão de expressões faciais para crianças e adolescentes autistas. Samara Oliveira, Ana Arantes, Virginia Mota. |
Short Papers da Trilha de Educação |
Link para as apresentações: Youtube
Playing Games via Personalized Gestural Interaction. Rúbia Schultz Ascari, Luciano Silva, Roberto Pereira. Uso da Computação Afetiva para Análise de Sentimentos de Participantes de uma Gamificação para Ensino da Gestão do Conhecimento. Antonilson Alcantara, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira. Léo & Maya: um jogo para auxiliar no ensino de pensamento computacional. Horácio Brescia Macêdo Henriques, Carla Delgado, Júlio Rama Krsna Mandoju, Geraldo Xexéo. Litorália: um jogo digital para o ensino da biodiversidade brasileira. Gabriel Miranda, Ed Bezerra. Uma Proposta de Gamificação para Avaliação Contínua na Graduação em Cursos de Tecnologia da Informação (TI). Gabriel Pantoja, Raimundo Viegas Jr., Antonilson Alcantara. Catálogo para Criação de Jogos Sérios para Sistemas baseados em IoT. Fernando da Silva, Bruno Souza, Claudia Werner. Em direção a um ecossistema de software para apoio ao ensino de Química por meio de jogos digitais. João Gabriel de Matos Dairel, Roberto Costa Tupinambá, Yan Gustavo Pegyn Silva, Rafael Araújo. Ambiente de edição de jogos digitais educacionais como fonte de dados para EDM. Marcos Almeida, Leonardo Mendes. Proposta de jogo educativo para ensino e conscientização da coleta seletiva de lixo. Lucas Barboza, Delma Santos. Perspectivas e Desafios na Avaliação de Jogos Digitais Educacionais. Viviane Borges de Melo, Alan Pedro da Silva, Fernando Silvio Pimentel, Rafael de Amorim Silva, Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior. Estudo de um Novo Modelo de Projeto de Aprendizagem Gamificado para a Educação a Distância sem Tecnologias Digitais. Eduardo Berlezi, Liane Broilo, João Ricardo Bittencourt. AutomataEscape: Uma Proposta de Jogo Hardware/Software de Apoio a Aprendizagem de Aspectos Teóricos da Computação. Victor Sarinho, Igor Silva. Classificação Indicativa e Elementos Visuais: uma análise preliminar voltada para o design de jogos. Brendon Marcel da Conceição Santos, Tiago Lima, Gilda Assis. Fluxogame: Um jogo para auxiliar no aprendizado de algoritmo e lógica de programação através de fluxogramas. Maxsuel Oliveira. Avlistoria: uma proposta narrativa para ensinar sobre criptomoedas. Jorge André Silva, Vera Werneck, Rosa Maria E. Moreira Costa. SimIA: um simulador educacional de impactos ambientais. João De Araujo,Priscilla Braz. Desafios na transposição para uma plataforma digital de um jogo de tabuleiro para ensino de biologia celular. Débora da Silva, Carolina Spiegel, Paulo Zacary de Oliveira, Pedro Braga. Lendas do Brasil: Um jogo de tabuleiro para o ensino e valorização do folclore e da cultura nacional. Jairton Cavalcante de Melo, Bruno Correia da Silva. A Low-Cost VR Imersive Learning Tool for Microbiology. Eduardo Damasceno, Armando Silva, Larissa Fernandes, Matheus Calzavara da Silva. Ada e a Sociedade Secreta: um RPG digital para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamental. Camila Soares, Germana Nóbrega. Concepção e Uso do Jogo de Cartas Travessias: Diálogos com as Juventudes. Ligia Feitosa. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 10:00 - 12:00 Indústria - Sessão 1 |
Chair: André Fagundes Pase
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Desenvolvimento de NPCs com comportamentos engajados. Guilherme da Silva; Marcos Wagner Souza Ribeiro. Classificação de Gamers por Padrões em suas Expressões Faciais. Nicolau Jofilsan; Sidney Lima; Renan Costa Alencar; Sthéfano Silva; João Victor Albuquerque; Odilon Herculano Soares Filho; Alexandre Maciel; Wellington Pinheiro dos Santos. Aprendizados Sobre as Boas Práticas de um Coletivo de Desenvolvimento de Jogos no Cenário Brasiliense. Caio Ayres Farage; Tiago Barros Pontes e Silva. 9ª Geração de Videogames e as dimensões que impactam a sua aquisição. Como os valores, risco e custo de mudança influenciam a compra.. Mario do Amaral Nascimento; Ettore de Oriol. Lançamento e viralização do jogo Vai Juliette. Ittalo Lima; Paulo Henrique Serrano.
Discussão dos trabalhos.
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21 de Outubro - Quinta-Feira: 10:00 - 12:00 Indústria - Sessão 2 |
Chair: André Fagundes Pase
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Estudos de Viabilidade em jogos digitais. Marcia Alves. A contribuição de jogos para o ensino, uma análise de melhores técnicas para elicitação de requisitos. Vitor Garcia Kawahara; Gabriel Carrijo; Ana Carolina Gondim Inocêncio; Marcos Wagner Ribeiro. Uma Experiência Gamificada visando ao Desenvolvimento de Competências para a Inovação em um Contexto Organizacional. Ricardo Maurer; Bruno Bittencourt; Lisiane Machado; Kadígia Faccin. Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Alan Henrique Pardo de Carvalho. Interação entre Academia e Indústria no Processo de Desenvolvimento de Jogos: Percepções e Lições Aprendidas. Letícia Martins; Nayana Carneiro; David Miranda; Felipe Rocha de Aquino; Rute Castro; Rossana Andrade; Ticianne Darin. Indie Games BR: estado da arte das pesquisas sobre jogos independentes no Brasil. Daniel Prieto; Sergio Nesteriuk.
Discussão dos trabalhos.
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19 de Outubro - Terça-Feira: 14:00 - 15:00 Saúde - Sessão 1 - Short Papers |
Chair: Flávia Garcia de Carvalho
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Aplicação de jogos digitais para ensino e aprendizado de cuidados com saúde. João Roberto Quadros, Iran Cidade, Andrea Vargas, Andre Carlos. Cellgine: Um Motor de Jogo para Simulações de Células Biológicas. Victor Sarinho, Bruno Matias, Victória Gomes. Desenvolvimento de serious game para crianças portadoras de anemia falciforme. Lucas de Santana, Samuel da Silva, Débora Caitano, Daniel Neto, Filipe Vale, Renata Souza, Fernanda Santana, Igo Amauri Luz. Efeitos do serious game Nutrigame no conhecimento alimentar de adolescentes: um estudo piloto qualitativo de avaliação formativa. Carina Sousa Santos, Ludiany Souza, Marliane Gomes, Bruna Caroline Chaves Garcia, Elizabethe Esteves, Etel Rocha-Vieira. GameCase admin: uma ferramenta para registro, revisão e gestão de conteúdo de jogos sérios de casos clínicos. Alana Oliveira, Mario Teixeira, Ana Oliveira, Ana Estela Haddad. Jogos e Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma análise do que tem sido publicado nos anais da SBGAMES (2010-2020). Rafaela Dias, Rodrigo Lefebvre, Roberto Oliveira. Um Estudo de Caso sobre Jogos Adaptáveis: Ritmo Mania e Quebra-Cabeça. Von Harrison Tadaiesky, Marcus Kenjiro, Jarlesson Junior, Isabela Maués, Luciano Teran, Caio Carvalho, Marcelle Mota. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 16:30 - 18:00 Saúde - Sessão 2 |
Chair: Flávia Garcia de Carvalho
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Aprendendo sobre a Nutrição Balanceada com o jogo Meal Match. Miguel Pederneiras, Erick Salvador, Daniel Klein, Eduardo Martins, Dennys Quintanilha, João Barbosa, André Brazil, Pãmela Ketulin Gomes. Semeando o Cuidado, um jogo cooperativo de tabuleiro sobre plantas medicinais e educação popular em saúde. Cynthia Dias, Simone Ribeiro, Grasiele Nespoli, Daiana Chagas, João Vinícius dos Santos Dias, Camila Borges. Viral.izo: Um Jogo Educativo de Gerência de Recursos Contra a Proliferação Desenfreada de um Vírus. Victor Santos, Yuri Nekan Fontes, Felipe Alves Holanda, Tiago Halliday Goiana, João Carlos Simões, Davi Lopes Teixeira, Maria Andréia Formico Rodrigues. Um game para auxiliar no aprendizado do esqueleto humano. Phellipe Santiago, João Vitor de Souza Chagas, Aura Conci. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 18:30 - 19:30 Saúde - Sessão 3 |
Chair: Cynthia Macedo Dias
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Acessibilidade em Jogos: Um Mapeamento Sistemático. Rosa Maria E. Moreira Costa, Vera Werneck, Luiz Andrade. A gamificação em aplicativos mHealth para o bem-estar: Um mapeamento sistemático da literatura. Marcos Martins, Gabriel Conejo, Marcelo da Silva Hounsell, Isabela Gasparini. Minecraft e Autismo: análise de jogo digital por intermédio das Affordances de Janet Murray. Mateus Marley Lira, Caio Gonçalves, Berenice GONÇALVES. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 14:00 - 15:00 Saúde - Sessão 4 - Palestra Gabriela Pavarini e Sheila Murta |
Chair: Flávia Garcia de Carvalho
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Engajadamente: Reflexões sobre o protagonismo juvenil na saúde mental e intervenções digitais. Gabriela Pavarini, Sheila Murta.
Mais informações disponíveis neste link.
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20 de Outubro - Quarta-Feira: 16:30 - 18:00 Saúde - Sessão 5 |
Chair: Cynthia Macedo Dias
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Timing Game - Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design. Aquila Santos, André Yasui, Andre Cravo, André Brandão, Joao Paulo Gois. Desenvolvimento de um Jogo Sério controlado por Neurofeedback para auxílio no tratamento de pessoas com TDAH. Giulia Monteiro, Diana Adamatti. Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia Design Science Research: equilibrando a Ciência e a Arte. Luma Oliveira, Saulo Oliveira, Silvana de Lima Vieira dos Santos, Sergio T. Carvalho. Jogos Sérios e Elementos de Jogos na Promoção de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação de Pacientes. Carlos Henrique Rorato Souza, Daniel de Oliveira, Luciana Berretta, Sergio T. Carvalho. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 18:30 - 19:30 Saúde - Sessão 6 |
Chair: Rafael Kanitz-Braga
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Imersiva Saúde do Idoso: A Construção de uma Ferramenta para o Ensino em Saúde. Aline Reser, Julio Matos, Aline Martins, Renato de Marchi, Paula Bearzi. TennisGame Physio: Proposta de Solução no Apoio de Sessões de Fisioterapia para Amputados. Andrelise Nunes Lemos Pinheiro, Marcio Vieira, Erico Amaral, Julio Domingues Júnior. VR and AR Exergames for elderly fallers: considerations about design and applicability by physical therapists. Guido Pereira, Roseli Lopes. |