20 de Outubro - Quarta-Feira: 19:30 - 21:00 Premiações do Festival de Jogos |
Chair: Maurício B. Gehling (Unisinos/Uniritter/PUCRS) e Marcelo Cohen (PUCRS)
Link para sessão: Youtube
Link para os Finalistas do Festival de Jogos.
|
18 de Outubro - Segunda-Feira: 19:00 - 21:00 Melhores Trabalhos nas Categorias Concept Art / BoardGame Art |
Chair: Marcelo La Carreta
Link para sessão: Youtube
Categoria Concept Art:
Breathless. Mateus Pinheiro; Nayana Carneiro; Felipe Rocha; Thyago Bezerra; Raul Carvalho; Ticianne Darin. Capoeira o Jogo. Leonardo Zamprogno; Mike (Zairos) Pifano. Project Fireflies. Yarick Santos; Paulo Cesar Alves.
Categoria BoardGame Art:
Batalhoides. Rafael Ferreoli. Epic battle 2. Ander Navarro; Rafael Ferreoli. Porradaria Cardgame. João Toledo; Jorgson Smith; Thiago Hara. Semeando o Cuidado. Andreza Farias Henrique. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 19:00 - 21:00 Melhores Trabalhos nas Categorias InGame Screenshot/ InGame Video |
Chair: Rosilane Mota
Link para sessão: Youtube
Categoria InGame Screenshot:
Dreaming About You. Amanda Cristina Tavares; Mateus Augusto Umbelino. Little Planet. Daniel GameArt. Matchsticks - Coffee Break Club. Rafaela Fernanda Silva.
Categoria InGame Video:
Best Lost n' Found. Ana Clara Britto; João Pedro Bax. Dreaming About You. Amanda Cristina Tavares; Mateus Augusto Umbelino. Matchsticks - Coffee Break Club. Rafaela Fernanda Silva. Stand By Me. Carolina Sá; Igor Carneiro; Gabriel Raposo; Pierluigi Raso; Victor Corrêa. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 19:00 - 21:00 Melhores Trabalhos nas Categorias Experimentações e FanArt/ Soundtrack |
Chair: Luciana Rocha
Link para sessão: Youtube
Categoria Experimentações e FanArt:
Late Redemption. Julia "Mephistia" Stefanello. Tamapote - Indecisão Evolutiva. Sofia Mello (Maki).
Categoria Soundtrack:
Caos e Sakha. André Abi Saber. Geena: A Torre do Caos - Final Battle. Israel Rogers. Kind Heart Defenders. Cainã Morellato. Meet Sekhem. Júlio Kappa. Stand By Me. Carolina Sá; Igor Carneiro; Gabriel Raposo; Pierluigi Raso; Victor Corrêa. Super Mombo Quest. Werther Azevedo. Tamapote - Conta Gotas. Ian Geraldi. |
18 de Outubro - Segunda-Feira: 19:30 - 21:00 Tutorial 1 |
Chair: Jose Ricardo
Link para sessão: Youtube
A construção de rubricas para o desenvolvimento de jogos digitais como mediadores da aprendizagem significativa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel Ohata. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 19:30 - 21:00 Tutorial 2 |
Chair: André Tavares
Link para sessão: Youtube
Estética e Percepção de Personagens de CG em Games e animação. Bruna Dalmoro; Greice Pinho; Victor Araujo; Soraia Musse. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 19:30 - 21:00 Tutorial 3 |
Chair: Jose Ricardo
Link para sessão: Youtube
Como criar histórias não lineares: escolha a sua própria aventura!. Marcelo La Carretta. |
21 de Outubro - Quinta-Feira: 16:30 - 18:00 Tutorial 4 |
Chair: André Tavares
Link para sessão: Youtube
Jogos Digitais e Funções Executivas: elucidando os aspectos cognitivos dos jogos digitais. Katiane Kazuza Gneipel Krause; Isabela Gasparini; Marcelo da Silva Hounsell. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 16:30 - 18:00 Workshop G2: Games na Graduação - Sessão 1 |
Chair: Em breve.
Link para sessão: Youtube
As Aventuras de Manuela. Diego Borges; Guilherme Freitas; Kauan Lopes; Eduardo Carneiro; Douglas Campos; Evandro Afonso. La Passione Di Giusi: Um Serious Game Como Ferramenta Para Aprendizagem Da Língua Italiana. Mônica Hillman; Marcelo Fardo. A imersão in-game: os horrores da Primeira Guerra Mundial em Valiant Hearts: The Great War. Lucas Magalhães; Caio Costa. Projeto Saturno: Jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil. Júlia Pessoa; Rafaela Rocha. Implementação da visualização de relatórios para análise do desempenho dos jogadores em jogos sérios do tipo quiz. Vinicius Barros; Rafaela Rocha; Denise Goya. AlgoBot: jogo sério para o desenvolvimento do pensamento computacional. Vinicius Higuchi; Danilo Bezerra; Rafaela Rocha; Denise Goya. Desenvolvimento de um jogo de cartas como um software: um bate bola entre o físico e o digital. Davi Araki; Igor Knop. A Practical Proposal for Building Counter-Strike Global Offensive Datasets. Erick Rocha; Henrique Maio; Daniel Menasché; Claudio de Farias. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 18:30 - 19:30 Workshop G2: Games na Graduação - Sessão 2 |
Chair: Em breve.
Link para sessão: Youtube
LudiCOVID - Um Jogo Lúdico para a Conscientização da Pandemia. Helena Jung; Gabriel Silva. Um Jogo Sério Controlado por Dispositivo Vestível para Exercícios de Inversão e Eversão do Pé. Gabriel Augusto Torres Azevedo; Luis Henrique Tamura; Daniel Rogério de Matos Jorge Ferreira; Silvana Maria Blascovi-Assis; Ana Grasielle Corrêa; Bruno da Silva Rodrigues. Battle of Minds: O desenvolvimento de um jogo digital educacional como apoio para aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. André Luz; Fernando Yamagata; Jose Piovesan; Lua Gonzaga; Matheus Bregantin; Otavio Scarpa; Daniel Ohata. O uso de jogos de realidade virtual para o ensino de Computação Gráfica. Marcus Vinicius Nunes; Alexandre Cardoso. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 14:00 - 14:30 |
Título: Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais.
Speaker: Alan Henrique Pardo de Carvalho
Link para sessão: Youtube
|
20 de Outubro - Quarta-Feira: 14:30 - 15:30 Mesa Redonda |
Título: Práticas e possibilidades na aplicação de metodologias ativas.
Moderador: Alan Henrique Pardo de Carvalho Participantes: Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR), Diego Marques de Carvalho (Centro Paula Souza, Fundação Santo André, Faculdade Impacta), Felipe Oviedo Frosi (UniRitter), Suelyn Fernanda da Silva (IFPR), Tiago Vinícius Ficagna (UNIVALI).
Link para sessão: Youtube
|
20 de Outubro - Quarta-Feira: 16:00 - 17:00 Mesa Redonda |
Título: Iniciativas e perspectivas sobre a interdisciplinaridade nos cursos.
Moderador: Alan Henrique Pardo de Carvalho Participantes: Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi), Luiz Cláudio Machado dos Santos (IFBA), Maria Aparecida Teixeira Bicharelli (UniSalesiano), Rodrigo Sanches Devigo (IFMS), Thífani Postali (Uniso).
Link para sessão: Youtube
|
20 de Outubro - Quarta-Feira: 17:30 - 18:30 Mesa Redonda |
Título: Articulação entre empresas e instituições de ensino.
Moderador: Alan Henrique Pardo de Carvalho Participantes: Álvaro Gabriele Rodrigues (Fatec Carapicuíba, Pipa Studios), Breno José Andrade de Carvalho (UNICAP), Eduardo Fernando Müller (FEEVALE, 40 Giants Entertainment), Leonardo Pereira Thurler (Infnet, Double Dash, RING), Marcos Arrais e Silva (PUC Minas).
Link para sessão: Youtube
|
20 de Outubro - Quarta-Feira: 19:00 - 20:00 Mesa Redonda |
Título: Impressões e experiências na indústria de jogos digitais: a visão dos egressos.
Moderador: Alan Henrique Pardo de Carvalho Participantes: Alice Abreu (Aquiris Game Studio), Giovanna Saggiomo (Senac São Paulo), JanaChumi (Hermit Crab Game Studio), Julye Souza Corrêa (Tapps Games), Lia Fuziy (Faculdade Méliés), Yara Rocha (Amihan Entertainment).
Link para sessão: Youtube
|
18 de Outubro - Segunda-Feira: 16:00 - 19:00 |
Chairs: Andréia Formico (UNIFOR) e Léo Pini Magalhães (UNICAMP)
Link para sessão: Youtube
Categoria Doutorado:
Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento Flávia Garcia de Carvalho; Inesita Araujo; Marcelo Vasconcellos; Mata Haggis-Burridge Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos Cynthia Dias; Jackeline Farbiarz
Categoria Mestrado:
Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros Fabricio Janssen; Renata Araujo; Tadeu Classe; Mariano Pimentel Drafting in Collectible Card Games via Reinforcement Learning Ronaldo Vieira; Anderson Tavares; Luiz Chaimowicz Investigating Learning Methods and Environment Representation in the Construction of Player Agents: Application on FIFA Game Matheus Faria; Rita Maria Silva Julia; Lídia Bononi Paiva Tomaz Modelo de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais Bruno Xavier; Davi Viana; Rodrigo Santos Planejamento do Design e Execução da Avaliação do Desempenho de Alunos em Jogos Sérios Rháleff Oliveira; Rafaela Rocha |
19 de Outubro - Terça-Feira: 09:00 - 10:30 Propostas de Grandes Desafios em Jogos |
Chairs: Rodrigo Santos (UNIRIO) e Marcelo Hounsell (UDESC)
Link para sessão: Youtube
Opportunities and Challenges in Immersive Entertainment. Wallace S. Lages. Promoção da Autonomia dos Atores no Processo de Criação de Jogos Digitais Educacionais. Rafael D. Araujo; Isabela Gasparini. De volta ao parquinho: A busca da diversão no jogo digital. Diego Fellipe Tondorf; Marcelo da Silva Hounsell. Challenges for XR in Games. Esteban W. G. Clua; Daniela Trevisan; Thiago Porcino Malheiro; Bruno Marques; Eder Oliveira; Lucas D. Barbosa; Thallys Lisboa; Victor Ferrari; Victor Peres. Jogos Digitais como Mediadores da Estimulação das Funções Executivas no Contexto Escolar. Bernardo Benites de Cerqueira; Débora Nice Ferrari Barbosa; João Batista Mossmann. Balancing Pedagogy, Emotions and Game Design in Serious Game Development. Gabriel C. Natucci; Marcos A. F. Borges. Ética e Jogos, jogo ético e ética em jogo. Luiz Paulo Carvalho; Flávia Maria Santoro; Jonice Oliveira; Rosa Maria M. Costa. GranDGamesBR: Perceptual Analysis of Computer Graphics Characters in Digital Entertainment. Soraia Raupp Musse; Bruna Dalmoro; Greice Pinho; Victor Flavio de Andrade Araujo. |
19 de Outubro - Terça-Feira: 10:30 - 12:00 Mesa Virtual e Discussão das Propostas |
Chairs: Rodrigo Santos (UNIRIO) e Marcelo Hounsell (UDESC)
Link para sessão: Youtube
|
19 de Outubro - Terça-Feira: 19:30 - 21:00 Pitches dos Jogos da Game Jam da Diversidade |
Chairs: Isabel Siqueira, Luísa Cecília da Silva Pinto, Luciana Prado e Patrícia Santos
Link para sessão: Youtube
|
20 de Outubro - Quarta-Feira: 16:00 - 18:00 Short Papers |
Chair: Isabel Siqueira
Link para sessão: Youtube
Jogando como uma garota: análise de atravessamentos de gênero nos eSports brasileiros. Rafael Costa; Tatiana Baptista. O machismo expresso nos eSports: As gamers no League of Legends competitivo. Renata Christine Melo; Paulo Elias Delage; Aline Menezes. Get Quizfty: Uma proposta de jogo digital voltado a cultura afro-brasileira e indígena. Bruno Correia da Silva; Wesley de Lima; José Gilvan Rodrigues Maia; Windson Viana; Jamille Lima; João Victor Duarte Viana; Carlos Cavalcante. A Percepção dos Usuários sobre a Representatividade de Gênero no jogo Overwatch. Letícia Ayumi Salzedas; Luiz Antonio Lourencetti. Perception of Computer Graphics Characters in Groups with Skin Color Diversity. Victor Araujo; Diogo Schaffer; Angelo Costa; Soraia Musse. FonoConnect - Auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de Jogo Digital. Marcelo Siedler; Rafael Cardoso; Tatiana Tavares. Um jogo sério ou aplicado com múltiplas acessibilidades translinguajeiras em experimentação. Leandro Silva. |
20 de Outubro - Quarta-Feira: 18:30 - 21:00 Pitches dos Jogos da Game Jam da Diversidade |
Chairs: Isabel Siqueira, Luísa Cecília da Silva Pinto, Luciana Prado e Patrícia Santos
Link para sessão: Youtube
|
21 de Outubro - Quinta-Feira: 14:00 - 15:00 Jornadas SAPECAs |
Chairs: Gilson Schwartz e Isabel Siqueira
Link para sessão: Youtube
|
21 de Outubro - Quinta-Feira: 16:30 - 18:00 Jornadas SAPECAs |
Chairs: Gilson Schwartz e Isabel Siqueira
Link para sessão: Youtube
|