A trilha de Artes e Design é voltada para as discussões acadêmicas sobre design de jogos, bem como experimentações, arte e outros aspectos estéticos dos jogos digitais.
Best paper - Artes e Design
Game Mechanics Design: Applying Machinations to Eliosi’s Hunt
Tiago Zaidan, Daniel Zaidan, Luís Fabrício Wanderley Góes
Menção Honrosa - Artes e Design
Assessing Emergence and Progression in Games
Daniel Maranhão, Artur Franco, José Gilvan Rodrigues Maia
Trabalhos aprovados
- Luz nos Games: por uma abordagem interdisciplinar na indissociabilidade forma, conteúdo e função (Eduardo Colino da Silva, Sérgio Nesteriuk)
- Metodologia de Criacão de Mundos Baseada na Análise de Estereótipos e Arquétipos da Cultura Regional (Aalisson Vito Quintans Bezerra, Rubem Medeiros)
- Análise e discussão de problemas encontrados no processo de aprendizagem de jogos 4X (Dimitri Kipper, Sérgio Nesteriuk)
- Adaptando “Macunaíma” para os Games: modelagem e prototipagem de Jogos Digitais para Ciências Sociais e Linguagens na Educação Básica (Janaina Leite de Azevedo, Antônio Francisco Magnoni)
- Pensando a sonoridade do jogo: uma proposta de organização conceitual (Lucas C. Meneguette, Sergio R. Basbaum)
- Folia dos Povos: O design na construção de um jogo educativo (Bárbara Lima da Fonseca, Priscilla Maria Cardoso Garone)
- Framework Dirigido por Modelos para Monetizacão de Jogos Free-to-Play (Ruy Guilherme Silva Gomes de Olivera, Paulo Renato Conceicão Mendes, Carlos de Salles Soares Neto)
- Cartas Sensíveis ao Contexto: Aumentando a experiência em jogos de carta ubíquos (Willian A. Rodrigues, Glaudiney M. Mendonça Júnior, Windson Viana)
- Imersão e medo em jogos de terror: análise das estruturas de áudio e efeitos sonoros do jogo Blindside (Caio Monteiro, Alexandre Araújo, Ícaro Correia Blemer Lima, Thainah Alves, Carla Teixeira, Dario Britol)
- Analysis of Player Profiles in Electronic Games applying Bartle’s Taxonomy (Marvin Oliver Schneider, Érika Tiemi Uehara Moriya, Alexandre Vieira da Silva, João Carlos Néto)
- Um segundo olhar sobre o roteiro: consultoria dramatúrgica no desenvolvimento do Gamebook Guardiões da Floresta (Victor Cayres, Lynn Alves)
- Assessing Emergence and Progression in Games (Daniel Marques Maranhão, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
- A Influência da Estética Fofa na Percepção dos Usuários de Jogos Eletrônicos (Viviane Sampaio Maia, Glaudiney Moreira Mendonça Junior)
- Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics (Daniel Marques Maranhão, Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
- Design de um aplicativo para o ensino de inglês para crianças (Pricila R. Rodrigues, Rafaela R. Rodrigues)
- Doce Labirinto: Experiência de jogo utilizando interação baseada em movimentos da cabeça e recursos tangíveis (Rafael Cunha Cardoso, Vinícius Kruger da Costa, Andreia Sias Rodrigues, Tatiana Aires Tavares, Krishna Xavier Junior, Jamir Peroba, Juliana Peglow, Kleber Quadros)
- TRINCA SOCIAL: um jogo como ferramenta de transformação (Janaína Silva, André Ricardo Ramos Fragelli)
- Character Design: a new Process and its Application in a Trading Card Game (João Ramos da Silva Filho, Liandro Roger Memória Machado Natal Anacleto Chicca Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
- Design de um jogo sobre problemas de acessibilidade enfrentados por usuários de cadeira de rodas (Sidney Araujo Melo, Gabriel Santos Drummond, Daniela de Sousa Costa, Polyana Bezerra da Costa, Matheus Alberto Menezes Silva, Ivana Márcia Maia, João Victor Marinho Figueiredo, Anselmo Cardoso Paiva)
- Gameplay: uma definição consensual à luz da literatura (Michelle Aguiar, André Luiz Battaiola)
- Design de Em Busca do Santo Grau – Jogo Eletrônico Educacional Customizável (Rogério Augusto Bordini, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Ana Esther Rodrigues de Camargo , Luiz Valério Neto , Marcos Tsuda)
- O impacto da customização funcional e estética na experiência de jogos de ARPG (Vitor Malcher Ferreira, Tiago Barros Pontes e Silva)
- O papel do diálogo para ampliação interativa em jogos narrativos (Alexandre Vieira da Silva, Denis Keniti Nishiguchi, Marvin Oliver Schneider, João Carlos Neto)
- Mapeamento das percepções das interações dos usuários em jogos de ação e aventura com dinâmica 2D e 3D (Adalberto Pereira de Souza Lopes, Felipe B. Breyer, Judith Kelner)
- Projeto Gráfico de Manuais de Jogos Manuais de Jogos Manuais de Jogos : Diretrizes projetuais para o desenvolvimento do manual do jogo Ordem do Rei (Matheus Rocha de Souza Ramos, Priscilla Maria Cardoso Garone)
- FCECF: um Método Iterativo Composto Aplicado ao Desenvolvimento de Jogos Analógicos (Leônidas Soares Pereira, Suely Fragoso)
- Fundamentos para o estudo da Colaboração no Design de Jogos Digitais: situação e perspectivas (Erick Renan Kampa, Adriano Heemann)
- Doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento do jogador (Luis Rodrigo Gomes Brandão)
- Uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Jogos Sérios (Helder Cognaco de Oliveira, Marcelo da Silva Hounsell, Isabela Gasparini)
- Comparação gráfica quantitativa entre jogo educativo de museu e de entretenimento: Caso ArqueoGame X Terraria (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola, Carla Galvão Spinillo)
- Elementos para storytelling em jogos eletrônicos sem cutscenes (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola)
- Uma aproximação da experiência de esportes de alto risco por meio da realidade virtual: Wingsuit VR Experience. (Luís Gustavo Boldt)
- MoviPensando: Um Jogo Sério para o Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Síndrome de Down (Marcelo Diatel , Mayco Farias de Carvalho, Marcelo da Silva Hounsell)
- Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana (Gutemberg de Almeida Borges, Carolina Oliveira de Cerqueira Lima, Érica Maria Granjeiro, Victor Travassos Sarinho, Roberto Almeida Bittencourt)
- O design de Puzzles nos jogos digitais (Cristiano Natal Tonéis)
- Sambamania - Uma releitura do universo do carnaval em um game (Mark Joselli, Daniel Mafra)
- Video games as inspiration for scientific software (Francisco Queiroz, Rejane Spitz, Pablo Elias, Rodrigo Pinheiro, Thiago Azevedo, Vinicius Rodrigues, Luciano Reis, Alberto Raposo)
- Jogos Digitais para Obesidade na Adolescência: Um Mapeamento Sistemático da Literatura (Salvador Sergi Agati, Marcelo da Silva Hounsell)
- Um Exergame para Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Crianc¸as do Ensino Fundamental I (João B. Mossmann, Eliseo B. Reategui, Caroline O. Cardoso, Rochele P. Fonseca, Matheus F. Viana, Débora N. F. Barbosa)
- O círculo mágico de jogo e o caso Undertale (Rafael P. Araujo)
- Estudo comparativo entre diferentes abordagens de game design (Ian Viana Benicio , Fábio Ferreira da Costa Campos)
- Uma análise da adequação de desafios em jogos móveis considerando o público idoso (Ezequiel Mendes Duque, Lucila Ishitani)
- Prototipação aplicada à produção de arte para jogos digitais: estudos de caso em três empresas de Santa Catarina (Samara de Sena, Morgana Niehues, Francisco Antonio Pereira Fialho, Araci Hack Catapan)
- Criação de um modelo conceitual para Documentação de Game Design (Willian Kenji Hira, Marcus Vinícius Prata Marinho, Felipe Barros Pereira, Alcides T. Barboza Jr)
- Auragame: A Case Study of a Zero Programming Augmented Reality Game (Luís Fernando Maia, Willian Rodrigues, Windson Viana, Fernando Trinta)
- Game Mechanics Design: Applying Machinations to Eliosi’s Hunt (Tiago Zaidan, Daniel Zaidan, Luís Fabrício W. Góes)
- Misturando entretenimento e comunicação para a saúde: criação de dois testes de personalidade para o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Flávia Garcia de Carvalho, Marcelo Simão de Vasconcellos, Alexandre Augusto Andrade da Ressurreição, Inesita Soares de Araujo, Rosany Bochner)
- Game thinking is not game design thinking! Uma proposta de metodologia para o projeto de jogos digitais (Isabel Cristina Siqueira da Silva, João Ricardo Bittencourt)
- Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana (Jéssica David Dias, Marcelo Shinyu Mekaro, Jennifer Kaon Cheng Lu, Gabriel Silva Sorrentino, Marcos Tsuda, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Silvia Helena Zem-Mascarenhas)
- A utilização de estratégias de gamificação em uma interface digital (Matheus Pacheco Cunegato, Maurício Elias Dick)
- A indumentária nos jogos digitais: Incoerências nas representações femininas (Fernando Mello de Amorim, Shayenne Nobumitsu Leão, Gabriel Gimenes Liao, Sérgio Nesteriuk)
- Towards Reactive Failure-Recovery Gameplaying: The Fall and Rise of the Grail Hero (Edirlei Soares de Lima, Antonio L. Furtado, Bruno Feijó, Marco A. Casanova)
- Requisitos não funcionais para Jogos Digitais (David Lemes, Mario Fontes, Thiago Cazelatto)
- GAME DESIGNERS WITHOUT FACE: a study suggestion to standardize taxonomy tools of game design (Frederico de Carvalho, André Battaiola)
- A sinestesia nos jogos eletrônicos - Uma análise da obra de Tetsuya Mizuguchi (Vicente Reis de Souza Farias)
- Design Centrado no Usuário para um Jogo de Física em nível Universitário (Jessica Leite Pituba, Ricardo Nakamura)
- Processos de Concept Art no Game Design: Uma proposta de metodologia de criação de personagens (Igor Marini, Pedro Lima Nilo, Naiara Lopes, Adriano Fernandes, Felipe Valente, Ruan Moraes, Rucciela Mansur de Paula, Vinicius Rodrigues)
- Revisão de um jogo sério de tabuleiro sobre os dilemas e desafios do SUS (Cynthia Macedo Dias, Camila Borges Furlanetti, Guilherme Almeida Xavier)
- Level Design on Rogue-like Games: An Analysis of Crypt of the Necrodancer and Shattered Planet (Brenner P. de Castro, Rosilane R. da Mota, Eduardo P. C. Fantini)
- Construindo Jogos de Sucesso: Uma Análise de League of Legends (Matheus de Freitas Oliveira Baffa, Matheus de Moraes Ramalho, Gabriel Bruno Silva Martins Moreira , Alex Fernandes da Veiga Machado)
- Desenvolvimento de um Serious Game, baseado na rerroupagem do clássico Pac-Man, para auxiliar no ensino de Matemática Básica (Isabela Giacomini de Moraes, Rogério Colpani)
- A Importância da Pesquisa Semântica na Construção do Contexto Artísico do Jogo The Rotfather. (Mônica Stein)
- Metodologias baseadas no uso de geolocalização e dispositivos móveis para o desenvolvimento de novas práticas educacionais. (Frederico Pires Pinto, Silvano Maneck Malfatti)
- Assimetria Multiplataforma: uma nova abordagem para o game design (Edson do Prado Pfutzenreuter, Gabriel Mandaji, Matheus Schmidt de Camargo Cesar)
- A Abstração na Configuração Visual de Personagens de Videogame: uma Análise de Design da Personagem Link (Rowan Sarmento , André Neves, Eva Miranda)
- Análise de affordances na série Legend of Zelda (Ernando Moraes)
- Laboratório de Objetos Aprendizagem (LOA): Experiência interdisciplinar na metodologia de desenvolvimento de jogos (Luiz Valério Neto , Aline Natalia Domingues, Rogério Augusto Bordini, Marcos Tsuda, Ana Esther Rodrigues de Camargo, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder)
- Último Recurso: Uma experiência de LARP multidisciplinar (Daniel de Sant’anna Martins)
- Inaccessible Accessibility Game?! Redesigning the eMAGs digital accessibility game (Anne Lize L. Escarrone Wolleson Kevin Kelm , Jean Felipe P. Cheiran)
- Da tela à mesa: Uma abordagem de transposição analógica motivadora e engajadora. (Daniel de Sant’anna Martins)
- Simple Game Design Document Focused on Gameplay Features (Danilo Márcio Lima de Carvalho, Fabio de Jesus Lima Gomes)
- Realidade Virtual aplicada no desenvolvimento de um Serious Game para Reabilitação de Cadeirantes utilizando Kinect (Luciene Chagas de Oliveira, Thalison Carlos Fernandes Gomes, Flávia Gonçalves Fernandes, Eduardo Chagas de Oliveira)
- Exergames: Amostragem da Produção Acadêmica entre 2010 e 2015 (Bruno Oliveira, Sérgio Nesteriuk, Pedro Queiroz)
- Metagame: um possivel tema para a analise de jogos competitivos (Fillipe de Souza Montes, Letícia Perani)
- Guerra do Paraguai: Estudo de adaptação para game (Victor Bosco Rodrigues da Silva, Guilherme Henrique Aires de Souza, Dilson César Devides)
- Análise de ambientes imersivos em Watch Dogs (Victor Emanuel Montes Moreira)
- Game Genesis Virtual Deck: uma ferramenta para criar ideias de jogos (Mauríıcio Bammann Gehling )
- Proposta de Adaptação de Narrativa Interativa Impressa para o meio Digital utilizando Realidade Aumentada e Hipermídia (Denise Calsavara Paiva de Oliveira, Cleberson Eugenio Forte)
Pôsteres dos Short Papers: tamanho 60cm x 90cm, não precisam ter canaletas ou corda pois serão colados. Não existe um modelo padrão.
Chamada de participação
O principal foco da Trilha de Artes & Design é concepção e Design de jogos e outras formas de entretenimento digital.
Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de artigos (full papers) e pôsteres técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2016.
Formatos dos trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos:
- Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Os artigos podem ser submetidos tanto em português quanto em inglês. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas.
- Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro páginas.
É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada. No processo de avaliação serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.
Artigos voltados para a computação aplicada a jogos digitais devem ser enviadas à trilha de Computação. Artigos voltados para aspectos sociais e culturais de jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Cultura.
Entre os temas contemplados pela trilha encontram-se:
- Métodos, Processos e Documentos de Arte e Design
- Análise de Jogos com foco em gêneros, plataformas e aplicações específicas
- Design de Jogos (Game Design / Mecânicas)
- Design de Interfaces
- Design de Levels (Níveis/Fases)
- Arte
- Narrativa
- Mídia e Linguagem (uso da linguagem para diferentes mídias)
- Papéis e funções de artistas e designers em equipes de desenvolvimento
Desta forma os tópicos de interesse incluem:
Design de Jogos: Metodologia Projetual em Design de Jogos; Termos e conceitos (entretenimento, diversão, prazer, motivação, etc.); técnicas de desenvolvimento de conceito; Game Design; documentação; Level Design; jogabilidade (Game Play); Design de gênero; impactos das restrições especiais (legislação nacional ou regional, por exemplo) e aplicações (educação, formação, divulgação, persuasão, etc.) no Game Design; Game Design e personalização para diferentes plataformas.
Design de Interface: Métodos de Design; Design de interface; Design de Interação; avaliação de interfaces; interatividade; integração de mídias; Ergonomia; jogabilidade; personalização de interface para dispositivos diferentes; tutoriais; métodos de realização de testes de jogabilidade e usabilidade.
Arte em Jogos: Concepção e desenvolvimento de cenário e personagem; customização para diferentes dispositivos; Direção de Arte nos jogos; Estética em jogos; jogos como forma de arte.
Narrativa em Jogos: Teoria; pesquisa; processo de criação e resultados alcançados.
Mídia e Linguagem em Jogos: Áudio, texto, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração de mídias e uso da linguagem dos jogos digitais para outros fins.
Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos: Habilidades especiais e funções principais dos seguintes profissionais em equipes de desenvolvimento de jogos digitais: Designers, Artistas, Especialistas em Áudio e Vídeo; Técnicas e métodos para Integração de equipes.
Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada ou está sendo apresentada simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitadas.
Observação importante
Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenham análises, conceitos, processos ou temas co-relacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido.
Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio. Cabe destacar também que os autores deverão concordar com o Termo de Copyright.
As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Full papers) serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc.).
Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponíveis na caixa vermelha ao lado ou na seção de submissões do site. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag AVALIAÇÃO CEGA. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.
Coordenadores da Trilha de Artes e Design
artesedesign@sbgames.org
Chair: Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi)
Chair: Rachel Zuanon (Universidade Anhembi Morumbi)