Programação - Atividades por Dia

Aqui você encontra as atividades do evento divididas por dia e período. As atividades estão organizadas em ordem de horário de início.

  • Faça o download do Livro de Resumos para conhecer os resumos dos artigos apresentados nas diversas trilhas e atividades do SBGames!

Terça-feira 6 / 9

10:00 - 11:30 Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Cursos de Jogos Digitais: regulamentação, semelhanças e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação

A legislação educacional brasileira prevê diversas modalidades de formação acadêmica e profissional que abrangem as áreas do conhecimento e ocupações do mercado de trabalho. Em Jogos Digitais existem ofertas de cursos e programas por diversas instituições públicas e privadas no nível técnico, na graduação e na pós-graduação. Contudo, existem dúvidas por parte do público e das empresas sobre essas modalidades e o objetivo desta mesa é deixar mais claro o papel de cada uma delas na formação de profissionais e acadêmicos em Jogos Digitais.

  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
  • Delmar Galisi Domingues (Universidade Anhembi Morumbi/SP)
  • Diego Marques de Carvalho (Centro Paula Souza/SP)
  • Luís Carlos Petry (PUC/SP)

13:30 - 15:00 Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Estágios: quais são as expectativas de estúdios, alunos e instituições de ensino?

Sem deixar de lado a importância da formação acadêmica, existe a necessidade de que haja uma conexão entre os cursos técnicos e de graduação com as demandas do mercado de trabalho e essa ligação diz respeito principalmente a três segmentos: quem deseja oferecer jogos ao público consumidor (as empresas, ou estúdios), quem deseja trabalhar nessas empresas e portanto necessita de qualificação (os alunos) e quem deseja qualificar os alunos para trabalhar nas empresas (as instituições de ensino). Cada um desses segmentos possui expectativas e objetivos, que trazem dúvidas e questionamentos e o objetivo dessa mesa é buscar respostas a essas questões.

  • Alvaro Gabriele Bento Rodrigues Junior (Trixter, Fatec Carapicuíba/SP)
  • Fabio Aparecido Gamarra Lubacheski (Senac/SP)
  • Luan Carlos Nesi (UniRitter/RS)
  • Paulo Luis Santos (Flux Game Studio/SP)

15:00 - 16:30 Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Métodos inovadores de ensino em jogos digitais

Há mais de uma década existem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Jogos Digitais e as instituições que os oferecem acumularam experiências que lhes tem permitido desenvolver e aplicar métodos diferenciados e inovadores de ensino. Que métodos são esses e como eles podem influenciar positivamente no aprendizado e na preparação dos alunos? A partir da apresentação de casos de sucesso vamos obter respostas a essas perguntas nessa mesa.

  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
  • Gabriel Aprigliano Fernandes (IFRJ)
  • Leandro Key Higuchi Yanaze (Universidade Metodista de São Paulo/SP)
  • Reinaldo Augusto de Oliveira Ramos (PUC/SP)
  • Tiago Vinícius Ficagna (Univali/SC)
  • Vinicius Jurinic Cassol (Unisinos/RS)

16:30 - 18:00 Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?

Além da conexão entre as instituições de ensino e as empresas potenciais empregadoras de alunos e formados, existem parcerias que podem ser feitas entre as instituições de ensino e outras organizações, como associações, desenvolvedores de tecnologia e outras. Em que consistem essas parcerias? Como conseguir estabelecer parcerias? Como essas parcerias podem ser benéficas para instituições de ensino, alunos e os próprios parceiros?

  • Breno José Andrade de Carvalho (Unicap/PE)
  • Fabio Aparecido Gamarra Lubacheski (Senac/SP)
  • Jay Clei Garcia dos Santos (Unity)

18h - 19:30 Fórum de Ensino de Jogos Digitais - Benchmark internacional: o que podemos aprender com os cursos de jogos digitais de outros países?

Numa indústria presente em diversos países como a de Jogos Digitais é possível que as instituições de ensino brasileiras possam aplicar experiências adquiridas e boas práticas já desenvolvidas pelas instituições de ensino de outros países em seus cursos, obviamente sem deixar de levar em consideração as particularidades regionais das instituições brasileiras. Que experiências são (ou foram) essas? O que pode dar (ou já deu) certo? E o que pode não funcionar (ou não funcionou)? Vamos discutir essas e outras questões nessa mesa.

  • Alvaro Gabriele Bento Rodrigues Junior (Fatec Carapicuíba/SP)
  • Bruno Campagnolo de Paula (PUCPR)
  • Enric Granzotto Llagostera (PUC/Campinas)
  • Jay Clei Garcia dos Santos (Unity)

Quinta-feira 8 / 9

09:00 - 10:30 - Abertura

09:00 - 10:00 - SBGames Kids & Teens - Abertura (auditório Engenharia Elétrica)

10:15 - 11:15 - SBGames Kids & Teens - Games pervasivos, ARGs e afins: a narrativa e a ficcção invadindo espaços físicos (auditório Engenharia Elétrica)

10:00 - 12:00 - SBGames Kids & Teens - Oficina: jogos com Scratch (laboratório)

10:00 - 12:00 - SBGames Kids & Teens - Jogos e Cosplay (sala de compartilhamento)

11:00 - 12:00 - Keynote: Esteban Clua

13:30 - 17:30 Exposição dos pôsteres dos short papers de Cultura

  • Tamanho dos pôsteres: 60cm x 90cm. Eles serão colados em murais com fita dupla-face. Não há um modelo para o conteúdo.

13:30 - 14:30: Encontro Abragames, IGDA, SBGames e SPcine - Auditório Vermelho

  • Esteban Clua, SBGames/SBC
  • Marcos Gonçalves, IGDA-SP
  • Eliana Russi, BGD/Abragames/BIG Festival
  • Malu Andrade, SPCine
  • Luiz Ojima Sakuda, FEI/Vanzolini/Abragames

13:30 ~ 14:30 Postmortem - Better Late Than Dead - Auditório Amarelo

  • Thiago Bertoni, Odin Game Studio

13:30 - 15:30 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 1 - SALA 1 (1o. andar)

  • Game thinking is not game design thinking! Uma proposta de metodologia para o projeto de jogos digitais (Isabel Cristina Siqueira da Silva, João Ricardo Bittencourt)
  • Game Mechanics Design: Applying Machinations to Eliosi’s Hunt (Tiago Zaidan, Daniel Zaidan, Luís Fabrício W. Góes)
  • Criação de um modelo conceitual para Documentação de Game Design (Willian Kenji Hira, Marcus Vinícius Prata Marinho, Felipe Barros Pereira, Alcides T. Barboza Jr)
  • Estudo comparativo entre diferentes abordagens de game design (Ian Viana Benicio , Fábio Ferreira da Costa Campos)
  • O design de Puzzles nos jogos digitais (Cristiano Natal Tonéis)
  • Análise e discussão de problemas encontrados no processo de aprendizagem de jogos 4X (Dimitri Kipper, Sérgio Nesteriuk)
  • Assessing Emergence and Progression in Games (Daniel Marques Maranhão, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
  • Framework Dirigido por Modelos para Monetizacão de Jogos Free-to-Play (Ruy Guilherme Silva Gomes de Olivera, Paulo Renato Conceicão Mendes, Carlos de Salles Soares Neto)

13:30 - 14:30 Trilha Cultura - Fast Track e pôsteres - SALA 3 (1o. andar)

13:30 - 18:00 Workshop Games na Graduação - Apresentação dos trabalhos aprovados - SALA 6 (2o. andar)

  • Begin Reality: um jogo de RPG Tactics para o complemento do aprendizado de Lógica de Programação Gustavo Silva (Instituto Federal de São Paulo - Brazil), Kevim Volpini (Instituto Federal de São Paulo - Brazil), Marcelo Corrêa (Instituto Federal de São Paulo - Brazil), Thiago Barcelos (Instituto Federal de São Paulo - Brazil)

  • Adaptação do Bow and Arrow, desafios para fins pedagógicos. Jéssica Souza Lemes (Universidade Federal Fluminense - Brazil), Daniel Paiva (Universidade Federal Fluminense - Brazil)

  • Cuidando do Pomar, ensino de numeração e quantidades Arydiane Jardim (Universidade Federal Fluminense - Brazil), Daniel Paiva (Universidade Federal Fluminense - Brazil)

  • RA Magic Duel Lucas Nunes (Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil), Matheus Nunes (Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil), Rafael Hocevar (UNISINOS - Brazil)

  • Reciclixo:conscientização para reciclagem Eduardo Lombardi (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil), Renan Soares (U.P.Mackenzie - Brazil), Diego Ceccon (U.P.Mackenzie - Brazil), Ilana Concilio (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil), Beatriz de Almeida Pacheco (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil)

  • MatchX: um jogo para o exercício da matemática Renan Cargnin (U.P.Mackenzie - Brazil), Ilana Concilio (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil), Beatriz de Almeida Pacheco (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil)

  • QuestFit: Desenvolvimento de um jogo para exercícios usando AppleWatch Humberto Brandao (U.P.Mackenzie - Brazil), Ilana Concilio (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil), Beatriz de Almeida Pacheco (Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brazil)

  • O uso da gamificacao em uma aplicação voltada para o turismo e incentivo cultural Leandro Andrade (Universidade Federal da Paraíba - Brazil), Danielle Rousy Silva (CI-UFPB - Brazil), Thaís Gaudêncio do Rêgo (Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Brazil)

  • BradBird: Um jogo educacional para alfabetização de crianças com uso de tablet Lucas Patriarca (Faculdade ALFA de Umuarama - Brazil), Zanelato Renan (Faculdade ALFA de Umuarama - Brazil), Marcos Vendramini (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brazil), Anderson Fernandes (Federal University of Technology, Cornelio Procopio, PR, Brazil - Brazil)

  • Estudo de Caso da Metodologia OriGame aplicada no desenvolvimento de um jogo digital para dispositivos móveis baseados em iOS Augusto Reis (UCB - Brazil), Gustavo Frota (UCB - Brazil), Max Rabelo do Nascimento (UCB - Algeria), Mario Braga (UCB - Brazil), Edilson Ferneda (Universidade Católica de Brasília - UCB - Brazil)

  • “Classics grandmaster” : um jogo digital sobre jogos lógicos de tabuleiro inspirado no programa de extensão LoBoGames Andrei Schwingel (UFRGS - Brazil), Renato Ribas (UFRGS - Brazil)

  • Projeto Aplicativo: Jogo SNAKE no processador MIPS em FPGA Matheus Crestani (Universidade de Brasília - Brazil), André Almeida (Universidade de Brasília - Brazil), Bruno Tengan (Universidade de Brasília - Brazil), Luan Araújo (Universidade de Brasília - Brazil), Lucas Lacerda (Universidade de Brasília - Brazil), Marcus Lamar (Universidade de Brasília - Brazil)

  • ShareGame: Uma plataforma gamificada para compartlhamento de mídias físicas entre jogadores de video game Pedro Rossa (Unisinos - Brazil), Joarez Santini (Unisinos - Brazil), Eduardo Righi (Unisinos - Brazil), Vinícius Cassol (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil)

  • O relato do desenvolvimento de Jim Carter: Combat Aliens Mike Paiva (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Otávio Oliveira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), André da Cruz (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil)

  • Projeto Ninjaço: A Saga de Emily Daniel Gomes (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Diego Campos (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), João Martins da Costa Cota (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Roberto Júnior (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), André da Cruz (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil)

  • O Projeto do Jogo: O Conto de Siegfried Debora Ferreira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Rafael Mateus (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Vinnícius Soares (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), André Barbosa (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), André da Cruz (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil)

  • Jogo Educativo Inserido em Contexto de Educação Tecnológica Social Ana Paula Wauke (Instituto Federal do Paraná - Brazil), João Pedro Thome (Instituto Federal do Paraná - Brazil), Lucas Moraes (Instituto Federal do Paraná - Brazil), Clelionei Galvão (Instituto Federal do Paraná - Brazil)

  • Jogos educacionais: proposta de um jogo digital para aprendizagem sobre paleontologia Eugênia Andreis Fernandes (Universidade do Vale do Itajaí - Brazil), Adriana G. Alves (UNIVALI - Brazil)

  • Uma ode ao 8 bits com o jogo Vivicca Atos Machado (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Pedro Pinto (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Vinícius Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), André da Cruz (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil)

  • Lumen: puzzle tridimensional de raciocínio lógico Mariana Moraes (Universidade de Brasília - Brazil), Marcos Fleury (Universidade de Brasília - Brazil), Matheus Ervilha (Universidade de Brasília - Brazil), Guido Saboya (Universidade de Brasília - Brazil), Átila Perassa (Universidade de Brasília - Brazil), Herman Asevedo (Universidade de Brasília - Brazil), Tiago Silva (Universidade de Brasília - UnB - Brazil), Carla Castanho (Universidade de Brasília - Brazil)

  • Geração Procedural de Estórias: O uso de NPCs procedurais para complementar o jogo Emiliandro Firmino (Universidade do Estado do Amazonas - Brazil), Marco Henrique (Universidade do Estado do Amazonas - Brazil), Jameson Pagini (Universidade do Estado do Amazonas - Brazil), Pedro Ferreira (Universidade do Estado do Amazonas - Brazil), Silvio Lasmar (Universidade do Estado do Amazonas - Brazil)

  • Harvest of Shadows: A surival horror RPG game with storytelling elements João Gabriel Moraes (Universidade Estadual de Feira de Santana - Brazil), Joimar Gonçalves Filho (State University of Feira de Santana - Brazil), Victor Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana - Brazil)

  • Game Comenius: criação de um jogo online de formação docente para as mídias Dulce Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brazil), Marina Mano (Universidade Federal de Santa Catarina - Brazil)

  • Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação Luan Frota (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Arison Uchôa (Universidade Federal do Ceará - Brazil), André Rodrigues (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Emílio Rocha (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Yarick Santos (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Thyago Lima (Universidade Federal do Ceará - Brazil), Glaudiney Mendonça Junior (Universidade Federal do Ceará - Brazil)

  • FaceAnim: Um Framework Interativo para a Geração de Animações Expressivas de Face e Olhos Amanda Gabriela Vieira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil), Rossana Baptista Queiroz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Brazil), Daniel Camozzato (PUCRS - Brazil)

  • Math & Magic: Uma proposta lúdica para auxílio no ensino de Cálculo Renzo Mesquita (Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações - Brazil)

  • Modelling inteligent objects in Live Action Virtual Games Alexandre Silva (Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brazil), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense - Brazil), Francielle da Silva Nunes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Brazil)

14:00 - 15:00 - SBGames Kids & Teens - Garotas Gamers - O gênero em questão (auditório Engenharia Elétrica)

14:00 - 16:00 - SBGames Kids & Teens - Jogos com Power Point (laboratório)

14:00 - 17:00 - SBGames Kids & Teens - Relato de práticas de jogos com crianças e adolescentes (sala de compartilhamento)

14:00 - 17:00 Tutorial Computação: FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio - SALA 4 (2o. andar)

14:00 - 17:00 Tutorial Cultura: Jogos Digitais na Educação como conteúdo: possibilidades de intervenções integradoras - SALA 5 (2o. andar)

14:30 - 15:30: MESA - Qual o papel das Aceleradores - Auditório Vermelho

  • Carol Piguin, Aceleratech
  • Marcelo Rodrigues Freitas , Playbor
  • Alvaro Gabriele , Fatec Carapicuiba / Trixter
  • Fernando Chamis, Webcore/Abragames
  • Mauricio Malegra, Industria de Jogos

14:30 ~ 15:30 Postmortem - Gryphon Knight - Auditório Amarelo

  • Sandro Tomasetti, Cyber Rhino Studios

14:30 - 15:30 Trilha Cultura - Sessão 1 - SALA 3 (1o. andar)

  • A rede de negociações na arquitetura da cultura participativa de League of Legends (Tarcízio Macedo)
  • Jogo LEAGUE OF LEGENDS (LOL) desafiando o trabalho em grupo (Luciane Corte Real, Franceline Michailoff, Luiz Carlos Corte Real Roveda de Oliveira, Juliana Duarte Flores)
  • Estratégias narrativas dos trailers de Call of Duty (Mariana Fagundes Goethel, Michele Kapp Trevisa)
  • A prática do griefing dentro das regras do jogo: uma análise do jogo Dota 2 (Gabriela Birnfeld Kurtz)

15:15 - 16:15 - SBGames Kids & Teens - Games e aprendizados em ciências (auditório Engenharia Elétrica)

15:30 - 16:30 - Painel: Desenvolvendo jogos independentes com a Unreal Engine - SALA 2 (1o. andar)

  • Daniel Monastero (Garage227)
  • Tiago Zaidan (TDZ Games)
  • Fábio Gomes (Void Studios)

15:30 - 16:30: PALESTRA - Ciclo de um Jogo - Auditório Vermelho

  • Paulo Luís Santos, Flux

15:30 - 16:30 Postmortem - Jake & Tess - Finding Monsters - Auditório Amarelo

  • Ronaldo Lasmar Coimbra, Samsung

15:30 - 16:00 Trilha Artes e Design - Fast Track (short papers) - SALA 1 (1o. andar)

15:40 - 16:40 Trilha Cultura - Sessão 2 - SALA 3 (1o. andar)

  • A literatura gamer e o leitor: práticas de leitura em narrativas transmidiáticas (Aline Akemi Nagata)
  • Amplificação simbólica na análise de entrevista com um jogador do game Grand Thelf Auto V (Bruno Mota, Walter José Martins Migliorini)
  • Uma Análise dos Jogos Lumosity e Elevate: Delineando Métricas Avaliativas (Lynn Alves, William Santos)
  • Jogos Digitais como Ferramenta de Divulgação Cultural - Uma Análise Interdisciplinar (Guaracy Carlos da Silveira)

16:00 - 18:00 - SBGames Kids & Teens - Mostra de jogos (laboratório)

16:00 - 18:00 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 2 - SALA 1 (1o. andar)

  • Towards a Comprehensive Model for Analysis and Definition of Game Mechanics (Daniel Marques Maranhão, Glaudiney Moreira Mendonça Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
  • Gameplay: uma definição consensual à luz da literatura (Michelle Aguiar, André Luiz Battaiola)
  • Metodologia de Criacão de Mundos Baseada na Análise de Estereótipos e Arquétipos da Cultura Regional (Aalisson Vito Quintans Bezerra, Rubem Medeiros)
  • Pensando a sonoridade do jogo: uma proposta de organização conceitual (Lucas C. Meneguette, Sergio R. Basbaum)
  • Imersão e medo em jogos de terror: análise das estruturas de áudio e efeitos sonoros do jogo Blindside (Caio Monteiro, Alexandre Araújo, Ícaro Correia Blemer Lima, Thainah Alves, Carla Teixeira, Dario Britol)
  • Luz nos Games: por uma abordagem interdisciplinar na indissociabilidade forma, conteúdo e função(Eduardo Colino da Silva, Sérgio Nesteriuk)
  • Auragame: A Case Study of a Zero Programming Augmented Reality Game (Luís Fernando Maia, Willian Rodrigues, Windson Viana, Fernando Trinta)
  • Analysis of Player Profiles in Electronic Games applying Bartle’s Taxonomy (Marvin Oliver Schneider, Érika Tiemi Uehara Moriya, Alexandre Vieira da Silva, João Carlos Néto)

16:30 - 17:30: MESA - Mulheres nos Games - Auditório Vermelho

  • Mel Mariano, Gameplan
  • Marina Pecolato, Abragames/BGD/BIG
  • Pollyana Notargiacomo , Mackenzie
  • Patricia Sato, Abragames/BGD
  • Ivelise Fortim, PUCSP / Homo Ludens

16:30 ~ 17:30 Postmortem - Relic Hunters - Auditório Amarelo

  • Marcos dos Santos Venturelli, Rogue Snail

16:30 - 18:00 - SBGames Kids & Teens - Youtubers: segredos e fascínio (auditório Engenharia Elétrica)

16:50 - 17:50 Trilha Cultura - Sessão 3 - SALA 3 (1o. andar)

  • Hiperestímulo, gozo e tédio: A galera Fanta versus Playless no advergame “Salvando a fonte” (Jordana Falcão Tavares, Raimundo Martins Filho)
  • Sete Povos: Games e Realidade Virtual para contar a história das Missões Jesuíticas no Brasil (Vinícius Cassol, Pedro Rossa, João Ricardo Bittencourt, Fernando Marson, Sandro Rigo)
  • Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais (Camila Ávila, João Ricardo Bittencourt)
  • Imunização: Um Jogo Sério para Prevenção Contra as Doenças (Cristtiano Pinto, Cecília Carvalho, Maria Andreia Rodrigues)

17:30 - 18:00 Palestra - Starfighter Inc. - Auditório Amarelo

Sexta-feira 9 / 9

09:00 - 11:00 Exposição dos pôsteres dos short papers de Arte e Design

  • Tamanho dos pôsteres: 60cm x 90cm. Eles serão colados em murais com fita dupla-face. Não há um modelo para o conteúdo.

09:00 - 10:00 Mesa redonda - Consoles, um sonho possível? - Auditório Amarelo

  • Pérsis Abrahão Duaik, Duaik
  • Marivaldo Costa Cabral da Silva, QUByte

09:00 - 10:00 - SBGames Kids & Teens - Games, ambiente e espaços públicos (auditório Engenharia Elétrica)

09:00 - 10:00 Trilha Computação - Session I - FASTRACK - SALA 2 (1o. andar)

09:00 - 10:30 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 3 - SALA 1 (1o. andar)

  • Towards Reactive Failure-Recovery Gameplaying: The Fall and Rise of the Grail Hero (Edirlei Soares de Lima, Antonio L. Furtado, Bruno Feijó, Marco A. Casanova)
  • Um segundo olhar sobre o roteiro: consultoria dramatúrgica no desenvolvimento do Gamebook Guardiões da Floresta (Victor Cayres, Lynn Alves)
  • O papel do diálogo para ampliação interativa em jogos narrativos (Alexandre Vieira da Silva, Denis Keniti Nishiguchi, Marvin Oliver Schneider, João Carlos Neto)
  • Elementos para storytelling em jogos eletrônicos sem cutscenes (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola)
  • Doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento do jogador (Luis Rodrigo Gomes Brandão)
  • O círculo mágico de jogo e o caso Undertale (Rafael P. Araujo)

09:00 - 10:00 Trilha Cultura - Sessão 1 - SALA 3 (1o. andar)

  • In Vino Veritas: um game pervasivo na terra do vinho (Eliane Schlemmer, Wagner dos Santos Chagas, Cleber Portal)
  • Aspectos educacionais e de diversão no jogo “O Mistério das Chaves” (Fabiano Naspolini de Oliveira, Douglas de Oliveira, Eliane Pozzebon, Luciana Frigo)
  • Metodologia de Desenvolvimento de Jogos Digitais para o Ensino Técnico de Nível Médio (Luiz Francisco Alves Araújo, Cristiane Sanches da Silva, Anderson Paulo da Silva, Tiago Lemos de Araujo Machado)

9:00 - 11:00 - Trilha Indústria - Sessão técnica 1 - Auditório Vermelho

  • Não tenha vergonha de vender, menos ainda de entreter: Serious Games pensados como Advergames
  • Serious Games baseados em Simulações: Frameworks, definições e requisitos
  • Relações entre Games e Franquias Transmidia. Até onde o mercado interfere?
  • O Jogo Digital no Processo de Ensino e de Aprendizagem: Uma Proposta Envolvendo a Primeira Grande Guerra
  • Grupos de interesse e políticas públicas: ABRAGAMES versus ACIGAMES

09:00 - 11:00 Tutorial Industria: Apresentação e desenvolvimento no Beenoculus (Oculos de Realidade Virtual Brasileiro) - SALA 4 (2o. andar)

09:00 - 11:00 Tutorial Cultura: An Introduction to Educational Games Virtualization - SALA 5 (2o. andar)

09:00 - 09:15 Workshop Jogos e Saúde - Abertura - SALA 6 (2o. andar)

09:15 - 10:15 Workshop Jogos e Saúde - Palestra: Jogos, Participação e Saúde - SALA 6 (2o. andar)

09:45 - 11:00 Trilha Computação - Session II : Artificial Intelligence in Games - SALA 2 (1o. andar)

  • Training a Multilayer Perceptron to predict a car speed in a simulator: Comparing RPROP, PSO, BFGS, and a memetic PSO-BFGS hybrid
  • Applying pathfinding techniques on the development of an Android game
  • Evolvestone: An evolutionary generator of balanced digital collectible card games

10:00 ~ 11:00 Postmortem - Science Kombat - Auditório Amarelo

  • Diego Ferreira Contreras Sanches

10:00 - 12:00 - SBGames Kids & Teens - Oficina: jogos misturados - Escola de Aventureiros (laboratório)

10:00 - 11:00 Trilha Cultura - Sessão 2 - SALA 3 (1o. andar)

  • Comunicação, Educação e Entretenimento: os Games como Objetos de Aprendizagem (Marcelo Victor Teixeira)
  • PerMotivE: Um Modelo conceitual de Persuasão, Motivação e Engajamento para Jogos Educacionais (Alcides Teixeira Barboza Jr., Ismar Frango Silveira)
  • A gamificação da educação na compreensão dos profissionais da educação (Fabiano De Paula, Rutinelli Fávero)

10:15 - 11:15 - SBGames Kids & Teens - Games, narrativas e imaginação (auditório Engenharia Elétrica)

10:15 - 11:00 Workshop Jogos e Saúde - Coffee break e apresentação de Demos - SALA 6 (2o. andar)

11:00 - 12:00 - Keynote: David Wessman

11:00 - 13:00 - SBGames Kids & Teens - Oficina de jogos de tabuleiro (sala de compartilhamento)

13:30 - 17:30 Exposição dos pôsteres dos short papers da trilha Indústria

  • Tamanho dos pôsteres: 60cm x 90cm. Eles serão colados em murais com fita dupla-face. Não há um modelo para o conteúdo.

13:30 - 14:30: PALESTRA - Monetização de Games com Google - Auditório Vermelho

  • Caio Occhini, Google

13:30 ~ 14:30 Postmortem - Shiny - Auditório Amarelo

  • Daniel Monastero, Garage 227
  • Rafael Medeiros Lima, Garage 227

13:30 - 15:30 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 4 - SALA 1 (1o. andar)

  • Adaptando “Macunaíma” para os Games: modelagem e prototipagem de Jogos Digitais para Ciências Sociais e Linguagens na Educação Básica (Janaina Leite de Azevedo, Antônio Francisco Magnoni)
  • Folia dos Povos: O design na construção de um jogo educativo (Bárbara Lima da Fonseca, Priscilla Maria Cardoso Garone)
  • Design de um aplicativo para o ensino de inglês para crianças (Pricila R. Rodrigues, Rafaela R. Rodrigues)
  • Um Exergame para Estimulação de Componentes das Funções Executivas em Criancas do Ensino Fundamental I (João B. Mossmann, Eliseo B. Reategui, Caroline O. Cardoso, Rochele P. Fonseca, Matheus F. Viana, Débora N. F. Barbosa)
  • Comparação gráfica quantitativa entre jogo educativo de museu e de entretenimento: Caso ArqueoGame X Terraria (Fábio L. G. Marcolino, André Luiz Battaiola, Carla Galvão Spinillo)
  • TRINCA SOCIAL: um jogo como ferramenta de transformação (Janaína Silva, André Ricardo Ramos Fragelli)
  • Design de um jogo sobre problemas de acessibilidade enfrentados por usuários de cadeira de rodas(Sidney Araujo Melo, Gabriel Santos Drummond, Daniela de Sousa Costa, Polyana Bezerra da Costa, Matheus Alberto Menezes Silva, Ivana Márcia Maia, João Victor Marinho Figueiredo, Anselmo Cardoso Paiva)
  • Uma análise da adequação de desafios em jogos móveis considerando o público idoso (Ezequiel Mendes Duque, Lucila Ishitani)

13:30 - 15:00 Trilha Computação - Session III: Computer Graphics Techniques - SALA 2 (1o. andar)

  • A Comparative Study on a Novel Drawcall-Wise Visibility Culling and Space-Partitioning Data Structures
  • Dynamic Focus Selection for First-Person Navigation with Head Mounted Displays
  • gameBITS Framework : A procedural content generation framework for digital games
  • Game loop model properties and characteristics on multi-core CPU and GPU applications

13:30 - 14:30 Trilha Cultura - Sessão 1 - SALA 3 (1o. andar)

  • Gamificação da produtividade do Fórum da Comarca de Caxias - Maranhão (João Vagner de Alencar Sampaio, José Jeovane Reges Cordeiro, José Maria da Silva Monteiro Filho)
  • Garanhuns Treasure Race: Turismo Educativo Gamificado em Garanhuns-PE (Mariana Duque, Elton Torres, Gilberto Cysneiros, Fernanda Alencar)
  • Análise da Correlação entre os Elementos Motivacionais e o Sucesso de Jogos Sociais do Tipo Bolha (Frederico Oldemburgo Peres, Alan Salvany Felinto, Lucas Anizelli, Jhones Duran Pinto, Silvia Regina de Souza Arrabal Gil)
  • Stimmung, Jogos e Comunicação: Afterpop, abordagens desconstrutivas e nostalgia pós-moderna nos videogames (Bernardo Aguiar)

13:30 - 17:30 Tutorial Computação: Desenvolvimento de Jogos em Ultra-Alta Definição (UHD-4K) - SALA 5 (2o. andar)

13:30 - 14:30 Workshop Jogos e Saúde - Palestra: A Saúde em jogos digitais de entrenimento: ética, ficção científica, ciborgues e sistemas de saúde - SALA 6 (2o. andar)

14:00 - 16:00 - SBGames Kids & Teens - Dos games eletrônicos ao tabuleiro e vice-versa (laboratório)

14:00 - 15:00 - SBGames Kids & Teens - Game é esporte (auditório Engenharia Elétrica)

14:00 - 17:00 - SBGames Kids & Teens - Relato de práticas de jogos com crianças e adolescentes (sala de compartilhamento)

14:00 - 17:00 Tutorial A&D: Processo semiótico para criação de capas de jogos digitais - SALA 4 (2o. andar)

14:30 - 15:30: PALESTRA - Success with Monetization - Auditório Vermelho

  • Lauren Koester, Unity3D

14:30 - 15:30 Postmortem - Neymar Junior Quest - Auditório Amarelo

  • Guilherme Tsubota

14:30 - 15:00 Workshop Jogos e Saúde - Coffe break e apresentação de Demos - continuação - SALA 6 (2o. andar)

14:50 - 15:50 Trilha Cultura - Sessão 2 - SALA 3 (1o. andar)

  • Joguem como mulheres e como garotas! (Mayara Araujo Caetano)
  • Twine Game Narrative and Discussion about LGBTQ Representation (Luiza Bragança, Rosilane Mota, Eduardo Fantini
  • Estereótipos de gênero em videogames: diálogos sobre sexismo, homofobia e outras formas de opressão na escola (Cristiane Cerdera, Marcos Lima)
  • Jogo: experiência liminóide no campo da imaginação (Fabiano Onça)

15:00 - 16:00 Workshop Jogos e Saúde - Palestra: Desafios na construção de uma plataforma para reabilitação de paciente afásicos - SALA 6 (2o. andar)

15:15 - 16:15 - SBGames Kids & Teens - Games e aprendizados em Ciências (auditório Engenharia Elétrica)

15:30 - 16:30: MESA - Modelos de negocios: F2P, Ads, Premium, etc. - Auditório Vermelho

  • Marcus Imaizumi, GameBiz
  • Flavio Miyamaru, Tapps
  • André Faure, Gameplan
  • Ronaldo Cruz, Oktagon

15:30 ~ 16:30 Postmortem - Button Soccer - Auditório Amarelo

  • Mauricio Tadeu Alegretti, Indústria de Jogos

15:30 - 17:10 Trilha Computação - Session IV: Best of the Track (in no particular order !) - SALA 2 (1o. andar)

  • Player Behavior Modeling for Interactive Storytelling in Games
  • An evaluation of the human perception of emotions in digital games built across the OCC model
  • Generating Background Population for Games based on Real Video Sequences
  • Design and Evaluation of Serious Games for Cognitive Diagnosis and Stimulation with Older Adults: A Preliminary Study

16:00 - 18:00 - SBGames Kids & Teens - Mostra de jogos (laboratório)

16:00 - 18:00 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 5 - SALA 1 (1o. andar)

  • MoviPensando: Um Jogo Sério para o Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Síndrome de Down (Marcelo Diatel , Mayco Farias de Carvalho, Marcelo da Silva Hounsell)
  • Jogos Digitais para Obesidade na Adolescência: Um Mapeamento Sistemático da Literatura (Salvador Sergi Agati, Marcelo da Silva Hounsell)
  • Misturando entretenimento e comunicação para a saúde: criação de dois testes de personalidade para o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Flávia Garcia de Carvalho, Marcelo Simão de Vasconcellos, Alexandre Augusto Andrade da Ressurreição, Inesita Soares de Araujo, Rosany Bochner)
  • Design e avaliação de um jogo educacional de anatomia e fisiologia digestória humana (Jéssica David Dias, Marcelo Shinyu Mekaro, Jennifer Kaon Cheng Lu, Gabriel Silva Sorrentino, Marcos Tsuda, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Silvia Helena Zem-Mascarenhas)
  • Uma aproximação da experiência de esportes de alto risco por meio da realidade virtual: Wingsuit VR Experience. (Luís Gustavo Boldt)
  • Sambamania - Uma releitura do universo do carnaval em um game

16:00 - 17:00 Workshop Jogos e Saúde - Mesa Redonda: Pesquisa, desenvolvimento e o futuro de Jogos em Saúde - SALA 6 (2o. andar)

16:10 - 17:10 Trilha Cultura - Sessão 3 - SALA 3 (1o. andar)

  • O sagrado nos videogames: uma introdução ao estudo da religião e jogos digitais (Luis Carlos Pacheco)
  • Classificação de Jogadores: Um mapeamento sistemático da literatura (Ana Carolina Tomé Klock, Thiago Henrique Flores, Isabela Gasparini, Marcelo da Silva Hounsell)
  • Tendências temáticas das trilhas do SBGames e das teses e dissertações sobre jogos defendidas no Brasil nos últimos 15 anos (Suely Fragoso, Luiza dos Santos, Mariana Amaro Cruz, Breno Reis, Gabriela Birnfeld Kurtz, Mayara Caetano, Rebeca Recuero Rebs)

16:30 - 17:30: PALESTRA - Oportunidades com a SPCine - Auditório Vermelho

  • Ariel Veloso, SPCine

16:30 ~ 17:30 Postmortem - Rocket Fist - Auditório Amarelo

  • Thiago Teixeira Adamo

16:30 - 18:00 - SBGames Kids & Teens - Youtubers - broadcast yourself (auditório Engenharia Elétrica)

17:30 - 19:30 - SESSÃO PLENÁRIA - Auditório Vermelho

Sábado 10 / 9

09:00 ~ 11:00 Mesa redonda de VR - Auditório Amarelo

  • Orlando Fonseca Jr., IMGNATION Studios
  • Tiago Ardel Moraes, Ovni Studios
  • Philip Braunstein
  • Alex Schwartz, CEO Owlchemy Labs

09:00 - 11:00 - SBGames Kids & Teens - pais e professores - a batalha final (auditório Engenharia Elétrica)

09:00 - 10:30 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 6 - SALA 1 (1o. andar)

  • A utilização de estratégias de gamificação em uma interface digital (Matheus Pacheco Cunegato, Maurício Elias Dick)
  • Doce Labirinto: Experiência de jogo utilizando interação baseada em movimentos da cabeça e recursos tangíveis (Rafael Cunha Cardoso, Vinícius Kruger da Costa, Andreia Sias Rodrigues, Tatiana Aires Tavares, Krishna Xavier Junior, Jamir Peroba, Juliana Peglow, Kleber Quadros)
  • Mapeamento das percepções das interações dos usuários em jogos de ação e aventura com dinâmica 2D e 3D (Adalberto Pereira de Souza Lopes, Felipe B. Breyer, Judith Kelner)
  • Video games as inspiration for scientific software (Francisco Queiroz, Rejane Spitz, Pablo Elias, Rodrigo Pinheiro, Thiago Azevedo, Vinicius Rodrigues, Luciano Reis, Alberto Raposo)
  • Fundamentos para o estudo da Colaboração no Design de Jogos Digitais: situação e perspectivas(Erick Renan Kampa, Adriano Heemann)
  • Uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Jogos Sérios (Helder Cognaco de Oliveira, Marcelo da Silva Hounsell, Isabela Gasparini)

09:00 - 10:00 Trilha Computação - Session V: Posters Presentation

09:00 - 10:00 Trilha Cultura - Sessão 1 - SALA 3 (1o. andar)

  • Games, TDAH e Funções Executivas: Uma Revisão da Literatura (Amanda Tourinho, Camila Bonfim, Lynn Alves)
  • A saúde na literatura acadêmica sobre jogos: uma análise das publicações do SBGames (Marcelo Vasconcellos, Flávia Carvalho, Marcia Capella, Cynthia Dias, Inesita Araujo)
  • CREUZA VS. AEDES: Aplicação do tipo e-health para prevenção do mosquito Aedes aegypti (Carlos Lopes, Kennedy Souza, Julio Soares Neto, Marcos Seruffo)

09:00 - 11:00 Trilha Indústria - Sessão técnica 2 - Auditório Vermelho

  • Análise de Metodologias de Desenvolvimento de Software utilizadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos no Estado do Ceará
  • Adaptando o Stage Gate: desenvolvimento de novos produtos com inovações incrementais na indústria de jogos digitais
  • A Tipologia das Jogadoras: Um estudo do público feminino gamer brasileiro
  • Uma Comparação entre a Crítica e a Imersão em Jogos Digitais
  • Jornalismo de Games e a cultura do ‘hype’ como estratégia de venda

09:00 - 11:00 Tutorial convidado - Criando jogos e experiências em realidade virtual (VR) na Unreal Engine - SALA 4 (2o. andar)

9:00 às 11:00 Workshop de Teses e Dissertações - Apresentações: Inovação Técnica - SALA 6 (2o. andar)

  • Jogos Ubíquos Reconfiguráveis : Da concepção a construção
  • Predição de Movimento em Jogos Multijogador Baseada em Aprendizado de Máquina
  • Uma abordagem evolutiva para geração procedural de níveis em jogos de quebra-cabeças baseados em física

10:00 - 11:00 Trilha Cultura - Sessão 2 - SALA 3 (1o. andar)

  • A Vivência de A Lenda de Zelda: a Ocarina do Tempo (Marcos Daniel Polcino, Ivelise Fortim)
  • ParaJecripe: Um jogo sobre esportes adaptados (André Brandão, Alan Aguiar, Ana Flavia Araujo, Guilherme Domingos, Rafael Soares)
  • Brasil Ball - A Jornada: um jogo digital sobre a História do Brasil (Givanaldo Souza, Samuel Calebe, Luiz Paulo Alves, Luiz Viana, Victor De Barros, Luccas Gomes)

11:00 - 12:00 - Keynote: Alex Schwartz

11:00 - 13:00 - SBGames Kids & Teens - Oficina de prototipação de games (laboratório)

11:00 - 12:30 - SBGames Kids & Teens - Resultado da mostra de games e da imprensa jovem gamificada (auditório Engenharia Elétrica)

13:30 - 14:30 MESA - Dialogos de games com outras mídias - Auditório Vermelho

  • André Kishimoto , Kishimoto Studios
  • Fernardo D’Andrea, Rockhead
  • Henrique Caprino, Pocket Trap - Ninjin
  • Danilo Parise, Sioux/MooviePlay
  • Cristina Araujo, UEA / Ludus
  • Monica Stein, UFSC

13:30 ~ 14:30 Postmortem - My Night Job - Auditório Amarelo

  • Philip Mangione, Webcore
  • Arthur de Padua, Webcore
  • Felipe Moreti, Webcore

13:30 - 15:00 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 7 - SALA 1 (1o. andar)

  • Projeto Gráfico de Manuais de Jogos Manuais de Jogos Manuais de Jogos : Diretrizes projetuais para o desenvolvimento do manual do jogo Ordem do Rei (Matheus Rocha de Souza Ramos, Priscilla Maria Cardoso Garone)
  • FCECF: um Método Iterativo Composto Aplicado ao Desenvolvimento de Jogos Analógicos (Leônidas Soares Pereira, Suely Fragoso)
  • Body: Um Jogo Digital Educacional de Tabuleiro na Área de Fisiologia Humana (Gutemberg de Almeida Borges, Carolina Oliveira de Cerqueira Lima, Érica Maria Granjeiro, Victor Travassos Sarinho, Roberto Almeida Bittencourt)
  • Cartas Sensíveis ao Contexto: Aumentando a experiência em jogos de carta ubíquos (Willian A. Rodrigues, Glaudiney M. Mendonça Júnior, Windson Viana)
  • Design de Em Busca do Santo Grau - Jogo Eletrônico Educacional Customizável (Rogério Augusto Bordini, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Ana Esther Rodrigues de Camargo , Luiz Valério Neto , Marcos Tsuda)
  • O impacto da customização funcional e estética na experiência de jogos de ARPG (Vitor Malcher Ferreira, Tiago Barros Pontes e Silva)

13:30 - 14:30 Trilha Cultura - Sessão 1 - SALA 3 (1o. andar)

  • Game Serra Pelada: Projeto Implementação e avaliação de um jogo educativo para o ensino de Geometria para Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental (Maria Eliane Sobrinho, Denison Carlos da Silva Resplandes, Kelton Willian Souza Valente, Ernesto Sampaio Neto, Manoel Ribeiro Filho)’
  • O xadrez virtual no ensino das operações matemáticas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (Fabiana Chagas de Andrade, Adenildes Temoteo de Vasco, Rutinelli Penha Fávero)
  • Experiências com Gamificação no Ensino de Informática para Jovens e Adultos no Sertão Pernambucano (Thâmillys Oliveira, Ricardo Bitencourt, Willmara Marques Monteiro)
  • Práticas de integração entre cursos técnicos e regulares no contexto da disciplina de programação de jogos. Um relatório de resultado (Márcio Camilo, Eduardo Campos de Azevedo, Daniel Ribeiro Pires)

13:30 - 17:30 Tutorial Computação: Neurogames: Fundamentos e Desenvolvimento de Jogos Digitais com Computação Sêntica e Interfaces Cérebro-Computador - SALA 4 (2o. andar)

13:30 às 17:30 Workshop de Teses e Dissertações - Apresentações: Game Design - SALA 6 (2o. andar)

  • Gamificação nas práticas pedagógicas: um desafio para a formação de professores em tempos de cibercultura
  • Propostas para Melhoria da Experiência do Jogador da Terceira Idade
  • Desenvolvimento de ambiente virtual para reabilitação de pacientes com paralisia cerebral
  • Metodologia Baseada em Métodos Ágeis, Dilema e Rerroupagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais
  • Traços distintivos de estratégias em jogos
  • Princípios para o Design de Jogos Digitais com base em Erro Humano
  • Uma proposta de heurísticas para avaliação de gameplay direcionadas a adultos mais velhos
  • A Utilização da “Ferramenta de Concepção” na Conceituação de Jogos Digitais

14:00 - 16:00 - SBGames Kids & Teens - Games e transformação social (auditório Engenharia Elétrica)

14:00 - 15:30 Trilha Computação - Session VI: Input/Output Interface - SALA 2 (1o. andar)

  • Using Audio for Player Interaction in HTML5 Games
  • aCAVE: Augmented CAVEs for entertainment applications
  • Framework for registration and recognition of free-hand gestures in digital games
  • Biofeedback Sensors in Game Telemetry Research

14:00 - 17:00 Tutorial A&D: Corpos e almas constituídos por signos: um framework de composição de personagens - SALA 5 (2o. andar)

14:30 – 15:30 PALESTRA - Desenvolvi um game, e agora? - Auditório Vermelho

  • Alexandre Kikuchi

14:30 ~ 15:30 Postmortem - Chroma Squad - Auditório Amarelo

  • Saulo Camaroti, Behold Studios

14:50 - 15:50 Trilha Cultura - Sessão 2 - SALA 3 (1o. andar)

  • Imbuing and evaluating motivation in videogames: accounts in the teaching of Brazilian Folklore (Leonardo F. B. S. de Carvalho, Dante Augusto Couto Barone, Magda Bercht, Augusto Timm, Vinicius Milani Rodrigues de Freitas)
  • Imersão nos games de horror, o silêncio como mediador entre os espaços diegéticos e extradiegéticos (Alessandra Maia, Natália Silva, Beatriz Medeiros)
  • GameEBooks para diálogos socioeducativos: diário de produção (Marcelo La Carretta, Roselyne Araujo, Pedro Damasceno, Andre Damásio)
  • Hospital Mirim: um serious game como Brinquedo Terapêutico Digital Interativo no apoio a procedimentos médicos (Eduardo Lemos, Alessandro Luz, Carlos Gontijo, Dayany dos Santos, Cristiano Maciel, Eunice Nunes)

15:15 - 16:15 Trilha Artes e Design - Sessão técnica 8 - SALA 1 (1o. andar)

  • A Influência da Estética Fofa na Percepção dos Usuários de Jogos Eletrônicos (Viviane Sampaio Maia, Glaudiney Moreira Mendonça Junior)
  • Character Design: a new Process and its Application in a Trading Card Game (João Ramos da Silva Filho, Liandro Roger Memória Machado Natal Anacleto Chicca Junior, Artur de Oliveira da Rocha Franco, José Gilvan Rodrigues Maia)
  • Prototipação aplicada à produção de arte para jogos digitais: estudos de caso em três empresas de Santa Catarina (Samara de Sena, Morgana Niehues, Francisco Antonio Pereira Fialho, Araci Hack Catapan)
  • A indumentária nos jogos digitais: Incoerências nas representações femininas (Fernando Mello de Amorim, Shayenne Nobumitsu Leão, Gabriel Gimenes Liao, Sérgio Nesteriuk)

15:30 – 16:30 PALESTRA - Distribuição de jogos no exterior - Auditório Vermelho

  • Saulo Camarotti, Behold

15:30 ~ 16:30 Postmortem - Starlit Adventures - Auditório Amarelo

  • Fernando Peña D’Andrea, Rockhead Games

15:30 - 17:00 Trlha Computação - Session VII: Game Engineering and Evaluation - SALA 2 (1o. andar)

  • Measurement Methods for Phenomena Associated with Immersion, Engagement, Flow, and Presence in Digital Games
  • Updates effects in a Puzzle/RPG game and its impacts on players experience
  • Software Engineering Processes in Game Development: a Survey about Brazilian Developers’ Experiences
  • Cristina: A tool for refactoring source codes of game prototypes into reusable codebases

16:00 - 17:00 Trilha Cultura - Sessão 3 - SALA 3 (1o. andar)

  • Games no Ensino de História: Aplicação na Disciplina de História no Ensino Fundamental (Fernanda de Melo Reis, Ricardo Bitencourt)
  • Conhecendo a Computação através de Jogos (Alexandre Sena, Aline Nascimento, Leonardo Amaral, Leandro Marzulo)
  • Construção de jogos e aprendizagem nos artigos da SBGames: onde Design e Educação se encontram? (Cynthia Dias, Jackeline Farbiarz, Flávia Carvalho, Marcelo Vasconcellos)

16:30 – 17:30 PALESTRA - Co-Criação de Call of Duty - Auditório Vermelho

  • Chance Glasco, DogHead Simulations

16:30 ~ 17:30 Postmortem - Zumbi Olé - Auditório Amarelo

  • Raul Tabajara Vidigal Leitão Neto

17:30 - 18:00 ENCERRAMENTO - Auditório Vermelho


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