Workshop G2 : Games na Graduação

No SBGames 2016 acontecerá pela primeira vez o Workshop G2. Este é voltado para estudantes que estão cursando a graduação (ou que tenham concluído o curso em 2015) em qualquer área (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico) e que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais, tais como Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados, Iniciação Científica ou Trabalhos de Disciplinas que apresentem resultados concretos. Isso busca promover um contato e aproximação dos estudantes com especialistas de renome na área. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo e requerem um professor como responsável e coautor. Os artigos selecionados serão publicados e apresentados em sessão de Pôsteres específica no SBGames 2016.

  • Begin Reality: um jogo de RPG Tactics para o complemento do aprendizado de Lógica de Programação (Gustavo Silva, Kevim Volpini, Marcelo Corrêa, Thiago Barcelos)
  • Adaptação do Bow and Arrow, desafios para fins pedagógicos (Jéssica Souza Lemes, Daniel Paiva)
  • Cuidando do Pomar, ensino de numeração e quantidades (Arydiane Jardim, Daniel Paiva)
  • RA Magic Duel (Lucas Nunes, Matheus Nunes, Rafael Hocevar)
  • Reciclixo:conscientização para reciclagem (Eduardo Lombardi, Renan Soares, Diego Ceccon, Ilana Concilio, Beatriz de Almeida Pacheco)
  • MatchX: um jogo para o exercício da matemática (Renan Cargnin, Ilana Concilio, Beatriz de Almeida Pacheco)
  • QuestFit: Desenvolvimento de um jogo para exercícios usando AppleWatch (Humberto Brandao, Ilana Concilio, Beatriz de Almeida Pacheco)
  • O uso da gamificacao em uma aplicação voltada para o turismo e incentivo cultural (Leandro Andrade, Danielle Rousy Silva, Thaís Gaudêncio do Rêgo)
  • BradBird: Um jogo educacional para alfabetização de crianças com uso de tablet (Lucas Patriarca, Zanelato Renan, Marcos Vendramini, Anderson Fernandes)
  • Estudo de Caso da Metodologia OriGame aplicada no desenvolvimento de um jogo digital para dispositivos móveis baseados em iOS (Augusto Reis, Gustavo Frota, Max Rabelo do Nascimento, Mario Braga, Edilson Ferneda)
  • “Classics grandmaster” : um jogo digital sobre jogos lógicos de tabuleiro inspirado no programa de extensão LoBoGames (Andrei Schwingel, Renato Ribas)
  • Projeto Aplicativo: Jogo SNAKE no processador MIPS em FPGA (Matheus Crestani, André Almeida, Bruno Tengan, Luan Araújo, Lucas Lacerda, Marcus Lamar)
  • ShareGame: Uma plataforma gamificada para compartlhamento de mídias físicas entre jogadores de video game (Pedro Rossa, Joarez Santini, Eduardo Righi, Vinícius Cassol)
  • O relato do desenvolvimento de Jim Carter: Combat Aliens (Mike Paiva, Otávio Oliveira, André da Cruz)
  • Projeto Ninjaço: A Saga de Emily (Daniel Gomes, Diego Campos, João Martins da Costa Cota, Roberto Júnior, André da Cruz)
  • O Projeto do Jogo: O Conto de Siegfried (Debora Ferreira, Rafael Mateus, Vinnícius Soares, André Barbosa, André da Cruz)
  • Jogo Educativo Inserido em Contexto de Educação Tecnológica Social (Ana Paula Wauke, João Pedro Thome, Lucas Moraes, Clelionei Galvão)
  • Uma ode ao 8 bits com o jogo Vivicca (Atos Machado, Pedro Pinto, Vinícius Ribeiro, André da Cruz)
  • Lumen: puzzle tridimensional de raciocínio lógico (Mariana Moraes, Marcos Fleury, Matheus Ervilha, Guido Saboya, Átila Perassa, Herman Asevedo, Tiago Silva, Carla Castanho)
  • Geração Procedural de Estórias: O uso de NPCs procedurais para complementar o jogo (Emiliandro Firmino, Marco Henrique, Jameson Pagini, Pedro Ferreira, Silvio Lasmar)
  • Harvest of Shadows: A surival horror RPG game with storytelling elements (João Gabriel Moraes, Joimar Gonçalves Filho, Victor Sarinho)
  • Game Comenius: criação de um jogo online de formação docente para as mídias (Dulce Cruz, Marina Mano)
  • Cyberspace CodeX: Um Jogo Sobre Tecnologia da Informação e Lógica de Programação (Luan Frota, Arison Uchôa, André Rodrigues, Emílio Rocha, Yarick Santos, Thyago Lima, Glaudiney Mendonça Junior)
  • FaceAnim: Um Framework Interativo para a Geração de Animações Expressivas de Face e Olhos (Amanda Gabriela Vieira, Rossana Baptista Queiroz, Daniel Camozzato)
  • Math & Magic: Uma proposta lúdica para auxílio no ensino de Cálculo (Renzo Mesquita)
  • Modelling inteligent objects in Live Action Virtual Games (Alexandre Silva, Esteban Clua, Francielle da Silva Nunes)

Chamada de participação

As submissões podem ser feitas em português, inglês ou espanhol. Na primeira etapa os autores devem submeter um resumo. Os autores dos resumos aceitos deverão, na segunda etapa, submeter um artigo seguindo as diretrizes do modelo (template) do SBGames 2016 para Short Papers (de 2 a 4 páginas), mas não omitindo os nomes dos autores, bem como do orientador e do coorientador, ou mesmo colaboradores, caso seja pertinente. Destaca-se que o(s) estudante(s) constitui(em) primeiro(s) autor(es), sendo o orientador o último autor. Os autores de trabalhos selecionados receberão instruções para a confecção do Pôster juntamente com a notificação de aceite, sendo que ao menos um autor por artigo deverá se inscrever no SBGames 2016 para que o artigo seja publicado e apresentado.

Na fundamentação do artigo, sugere-se que os autores busquem analisar trabalhos correlatos nos Proceedings das edições anteriores do SBGames.

Política de Submissão

Não é permitida a submissão simultânea de trabalhos, ou seja, submeter o mesmo artigo para as trilhas principais do evento e para o Workshop G2. Isso implica na rejeição automática do artigo. Não é permitida a inclusão posterior de autores e ao menos um dos autores tem que atender ao critério de ser estudante de graduação ou recém-formado (de 2015 em diante).

Critérios de Seleção

Os artigos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: originalidade, inovação, qualidade técnica e apresentação. Espera-se que as propostas submetidas apresentem:

  • Título;
  • Autor(es), Filiação Acadêmica e Contato;
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Introdução;
  • Fundamentação Teórica e Técnica;
  • Metodologia;
  • Resultados Obtidos;
  • Conclusões e Trabalhos futuros.

Os melhores trabalhos selecionados serão recomendados para publicação na Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC) da SBC.

Datas Importantes

  • 27 de Maio - PRIMEIRA ETAPA: Prazo limite para submissão dos resumos
  • 03 de Junho - Notificação de aceite da Primeira Etapa
  • 10 de Junho - SEGUNDA ETAPA: Prazo limite para submissão dos artigos (Short Papers)
  • 11 de Julho - Notificação de aceite da Segunda Etapa
  • 18 de Julho - Prazo limite para os autores enviarem a versão final do artigo (seguindo as recomendações dos revisores) e termo de copyright assinado
  • 08 de Agosto - Prazo limite para inscrição de ao menos um dos autores
  • 08 a 10 de Setembro - SBgames 2016 – Escola Politécnica da USP

Chairs:

Pollyana Notargiacomo (Universidade Presbiteriana Mackenzie) – polly@mackenzie.br

Ismar Frango Silveira (Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade Cruzeiro do Sul) – ismar@mackenzie.br


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