Indústria

Informação para os short papers que serão apresentados como posters:

Tamanho: O tamanho máximo do seu poster deve ser 3' de largura por 4' de altura (90cm x 120cm).

Informações necessárias: Cada poster deve possuir título, nome dos autores, Instituição e logo do SBGames (download do logo).

Presença dos Autores: Cabe aos autores decidirem quanto tempo irão gastar com seus posters. Os posters estarão disponíveis para todas as pessoas presentes no SBGames.

Além disso, os autores de short papers apresentarão seus trabalhos em 1 minuto na sessão FAST TRACK. Confira na programação.

Dúvidas: Se você tem alguma dúvida, contate sbgames2014@pucrs.br ou diretamente os chairs da trilha do seu paper.

Relação de finalistas:

Trabalhos finalistas

Relação de trabalhos aprovados:

Full Papers aprovados (52%)
Short Papers aprovados (66%)

Datas Importantes

Full Papers
Prazo para submissão do abstract: 16 de julho de 2014
Prazo para submissão do artigo completo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Short Papers
Prazo para submissão do artigo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Simpósio: 12 - 14 de Novembro de 2014

Cada paper deverá ser enviado na sua correta track, a ser escolhida durante a submissão: Submissões/SBC.

Estado da Arte, Desafios e Perspectivas da Pesquisa sobre a Indústria de Jogos Digitais
Convidamos você a apresentar o seu trabalho na Trilha de Indústria do SBgames 2014.

Sobre a Trilha de Indústria
A trilha de indústria receberá artigos acadêmicos relacionados a jogos e simulações digitais nas áreas de Administração, Estudos Organizacionais, Estratégia em Organizações, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão de Operações e Logística; Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho e Marketing. Além dos artigos, a trilha está aberta a propostas de palestras e mesas redondas de profissionais e especialistas da área com temas específicos. ATENÇÃO: O SBGames é composto por quatro trilhas. Se você tem alguma dúvida sobre qual trilha deve apresentar o seu trabalho, escreva para os chairs da trilha, e eles esclarecerão as suas dúvidas.

Formatos dos trabalhos
Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers. Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas, ou em estado avançado de finalização. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Podem ser submetidos em Português ou Inglês, e são limitados a quatro páginas.

É importante ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou está sendo apresentada simultaneamente em eventos ou revista, será rejeitada; e os autores não poderão submeter novamente trabalhos por cinco anos.

Ressaltamos também que os critérios de avaliação são de caráter científico, e além da originalidade, são avaliados a utilização adequada de metodologia e bibliografia científica, entre outros. Por isso sugerimos aos autores, especialmente os iniciantes, que procurem escrever seu artigo junto a pessoas com experiência, como professores, mestres e doutores.

Publicação
Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do SBGames 2014 e deverão ser apresentados no simpósio por, pelo menos um dos autores, devidamente inscrito no evento. Para tanto o autor deverá concordar com o Termo de Copyright. Por favor, leia o Termo antes de enviar o seu trabalho. Autores que não concordarem com os termos de publicação não devem enviar seus trabalhos. O mesmo será divulgado com antecedência.

Apresentação dos trabalhos
Os Full Papers aceitos serão apresentados em mesas de debate temáticas, com outros autores e mediador. A duração da apresentação e do debate serão divulgadas com antecedência, e devem ser rigorosamente respeitadas. Os Short Papers, embora sejam publicados na integra, serão apresentados resumidamente em sessão de pôsteres. Os autores devem trazer seus pôsteres para o evento, em tempo hábil para a montagem da sessão. Maiores detalhes sobre os pôsteres, como tamanho, montagem, template, serão divulgados com antecedência.

Sistema de Revisão Cega (Blind Review)
As submissões serão feitas eletronicamente, unicamente, através do sistema JEMS. Os trabalhos serão submetidos no sistema Blind Review (revisão cega). Neste sistema, os autores não podem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, explicitação do autor em referências, nomes de projetos, etc.). Artigos que desobedecerem ao sistema de Blind Review são automaticamente rejeitados.

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponibilizadas nos downloads abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Arquivo DOC – Microsoft Word
Arquivo Latex
Arquivo de Copyright

Temas de interesse da trilha de indústria
A lista de temas de interesse da trilha de indústria inclui, mas não se limita a:

  • Advergames e In-game Advertising
  • Aspectos Regulatórios da indústria de Games
  • Co-evolução de Hardware e software na indústria de Games
  • Competências e Capacidades na indústria de Games
  • Desenvolvimento de novos produtos na indústria de Games
  • Distribuição Digital
  • Efeitos de Rede na indústria de Games
  • Empreendedorismo na indústria de Games
  • Estratégia Organizacional na indústria de Games
  • Estruturas Financeiras na indústria de Games
  • Estudos Críticos da indústria de Games
  • Formação dos profissionais para a indústria de Games
  • Games e Indústrias Criativas
  • Games e Indústrias/Mídias Digitais
  • Gestão da Criatividade na indústria de Games
  • Gestão de Talentos na indústria de Games
  • Governança/Liderança na indústria de Games
  • Inovação na indústria de Games
  • Internacionalização de Empresas na indústria de Games
  • Localização de games
  • Metodologias de Gestão de Projetos na indústria de Games
  • Metodologia de Pesquisa e desafios da pesquisa na indústria de Games
  • Métricas na indústria de Games
  • Modelos de Negócio na indústria de Games
  • Políticas Públicas na indústria de Games
  • Propriedade Intelectual na indústria de Games
  • Publicidade e propaganda na indústria de Games
  • Redes Organizacionais na indústria de Games
  • Segmentação e Tipologias na indústria e nos mercados de Games
  • Simulações de uso profissional, empresarial, militar e público
  • Tributação na indústria de Games
  • Venture Capital na indústria de Games

Omissões
Casos não previstos nesta chamada serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora.

Chairs
Marsal Avila Alves Branco (Feevale - Ludema)
Christian Lykawka (PUC - Rockhead Games)
Vitor Severo Leães (Sword Tales)

Comitê Científico
Detalhes em breve...

Coordenação Geral
General Chair: Soraia Raupp Musse (PUCRS)
General Co-Chair: Andre Pase (PUCRS)



Centro de Eventos da PUCRS
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