Computação

Informação para os short papers que serão apresentados como posters:

Tamanho: O tamanho máximo do seu poster deve ser 3' de largura por 4' de altura (90cm x 120cm).

Informações necessárias: Cada poster deve possuir título, nome dos autores, Instituição e logo do SBGames (download do logo).

Presença dos Autores: Cabe aos autores decidirem quanto tempo irão gastar com seus posters. Os posters estarão disponíveis para todas as pessoas presentes no SBGames.

Além disso, os autores de short papers apresentarão seus trabalhos em 1 minuto na sessão FAST TRACK. Confira na programação.

Dúvidas: Se você tem alguma dúvida, contate sbgames2014@pucrs.br ou diretamente os chairs da trilha do seu paper.

Relação de finalistas:

Trabalhos finalistas

Relação de trabalhos aprovados:

Full Papers aprovados (36%)
Short Papers aprovados (38%)

Datas Importantes

Full Papers
Prazo para submissão do abstract: 16 de julho de 2014
Prazo para submissão do artigo completo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Short Papers
Prazo para submissão do artigo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Simpósio: 12 - 14 de Novembro de 2014

Cada paper deverá ser enviado na sua correta track, a ser escolhida durante a submissão: Submissões/SBC.

Sobre o simpósio
O SBGames é o principal evento sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos na América Latina. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em cooperação com o IEEE e IFIP, com o apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES), o simpósio reúne estudantes, professores, artistas, designers e outros profissionais de várias universidades, centros de pesquisa e da indústria.

O simpósio é composto por quatro trilhas principais: Computação, Arte e Design (A&D), Cultura e Indústria. As trilhas de Computação, A&D e Cultura apresentam artigos completos, pôsteres e tutoriais, enquanto a trilha de Indústria oferece painéis e seminários. Além disso, o evento inclui o Festival de Jogos Independentes, Mostra de Artes, Games for Change e apresentações de palestrantes convidados. Esta edição da conferência também incluirá o Workshop de Simulação.

Com o objetivo de se aumentar continuamente a inserção internacional do SBGames, os artigos completos da trilha de Computação deverão ser escritos em inglês e serão avaliados por um comitê de programa internacional. O evento será organizado pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Artigos para a Trilha de Computação
Você está convidado a submeter seu trabalho para a trilha de Computação do SBGames 2014. A trilha de computação trará artigos completos e pôsteres com foco em contribuições para computação aplicada a jogos digitais:

- Artigos completos devem apresentar trabalho com resultados maduros na área de jogos e entretenimento digital (uma lista de assuntos de interesse é apresentada a seguir). Eles devem ser escritos em INGLÊS e não devem exceder o limite de 10 páginas.

- Pôsteres (artigos resumidos) são adequados para relatos curtos sobre pesquisa e desenvolvimento de jogos e trabalhos que não atingiram ainda a maturidade para uma publicação completa. Eles podem ser escritos em português ou inglês e estão limitados a 4 páginas.

Todas as contribuições devem ser trabalhos originais ainda não publicados. Trabalhos que tenham sido publicados anteriormente ou que estejam sendo submetidos simultaneamente em forma semelhante para qualquer outra conferência ou periódico serão rejeitados. Artigos aceitos serão publicados nos anais da conferência e ao menos um autor deve se registrar, participar e apresentar o trabalho no simpósio.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS. Os artigos serão avaliados por um processo de revisão duplo-cega e, portanto, os autores devem evitar incluir qualquer informação que permita sua identificação (nomes, afiliações, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc). Instruções detalhadas de formatação se encontram no site do evento.

Os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter uma versão ampliada de seus artigos para publicação em um periódico de jogos digitais (O periódico será definido em breve).

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponibilizadas nos downloads abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Arquivo DOC – Microsoft Word
Arquivo Latex
Arquivo de Copyright

A lista de assuntos de interesse para a trilha de computação, no domínio dos jogos digitais, inclui mas não está limitada a:

  • Acessibilidade
  • Computação afetiva
  • Arquiteturas, motores de jogos e padrões de projeto
  • Inteligência artificial
  • Realidade aumentada
  • Técnicas de câmera
  • Animação computacional
  • Computação gráfica
  • Visualização computacional
  • Programação para consoles
  • Convergência entre áreas no desenvolvimento de jogos
  • Simulação de multidões
  • Hardware dedicado
  • Processos e ferramentas de desenvolvimento
  • Agentes emotivos
  • Expressões faciais
  • Técnicas para áudio em jogos
  • Interfaces humano-computador
  • Som interativo e 3D
  • TV digital interativa
  • Jogos multijogador massivos
  • Computação móvel
  • Modelos e infraestrutura para jogos em rede
  • Processamento paralelo
  • Planejamento de Percurso
  • Jogos pervasivos e crossmedia
  • Modelagem física
  • Animação baseada em física
  • Modelagem procedural
  • Linguagens e técnicas de programação
  • Sensores e interface com hardware
  • Narrativa

Artigos voltados para game design (incluindo jogos de estilos específicos, gráficos e áudio), assim como arte digital, devem ser submetidos à trilha de Artes & Design. Artigos voltados para aspectos sociais e culturais de jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Cultura.

Organização

Conference Chair:
- Soraia Raupp Musse (PUCRS) : soraia.musse at pucrs dot br

Chairs de programa da trilha de computação:
- Luiz Gonzaga Jr (UNISINOS) : lgonzaga at unisinos dot br
- Marcelo Kallmann (UCMERCED - USA) : mkallmann at ucmerced dot edu



Centro de Eventos da PUCRS
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