Artes & Design

Informação para os short papers que serão apresentados como posters:

Tamanho: O tamanho máximo do seu poster deve ser 3' de largura por 4' de altura (90cm x 120cm).

Informações necessárias: Cada poster deve possuir título, nome dos autores, Instituição e logo do SBGames (download do logo).

Presença dos Autores: Cabe aos autores decidirem quanto tempo irão gastar com seus posters. Os posters estarão disponíveis para todas as pessoas presentes no SBGames.

Além disso, os autores de short papers apresentarão seus trabalhos em 1 minuto na sessão FAST TRACK. Confira na programação.

Dúvidas: Se você tem alguma dúvida, contate sbgames2014@pucrs.br ou diretamente os chairs da trilha do seu paper.

Relação de finalistas:

Trabalhos finalistas

Relação de trabalhos aprovados:

Full Papers aprovados (41%)
Short Papers aprovados (100%)

Datas Importantes

Full Papers
Prazo para submissão do abstract: 16 de julho de 2014
Prazo para submissão do artigo completo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Short Papers
Prazo para submissão do artigo: 23 de julho de 2014
Divulgação dos trabalhos aprovados: 25 de agosto de 2014
Entrega da versão final dos trabalhos (Camera-ready)*: 8 de setembro de 2014
Arquivo de Copyright* a ser enviado até: 8 de setembro de 2014
Inscrição de pelo menos um autor até: 10 de setembro de 2014

*Versão Camera-ready e o arquivo de copyright devem ser enviados através do JEMS.

Simpósio: 12 - 14 de Novembro de 2014

Cada paper deverá ser enviado na sua correta track, a ser escolhida durante a submissão: Submissões/SBC.

Você está convidado a submeter trabalhos de pesquisa nos formatos de artigos (full papers) e pôsteres técnicos (short papers) para a Trilha de Artes & Design do SBGames 2014.

Sobre a Trilha
O principal foco da Trilha de Artes & Design é concepção e Design de jogos e outras formas de entretenimento digital.
Entre os temas contemplados pela trilha encontram-se:

  • Métodos, processos e documentos de arte e design
  • Análise de Jogos com foco em gêneros, plataformas e aplicações específicas
  • Design de Jogos (GameDesign / Mecânicas)
  • Design de Interfaces
  • Design de Levels (Níveis/Fases)
  • Arte
  • Narrativa
  • Mídia e Linguagem (uso da linguagem para diferentes mídias)
  • Papéis e funções de artistas e designers em equipes de desenvolvimento

Desta forma os tópicos de interesse incluem:

- Design de Jogos:
Termos e conceitos (entretenimento, diversão, prazer, motivação, etc.); técnicas de desenvolvimento de conceito; Game Design; documentação; Level Design; jogabilidade (Game Play); Design de gênero; impactos das restrições especiais (legislação nacional ou regional, por exemplo) e aplicações (educação, formação, divulgação, persuasão, etc.) no Game Design; Game Design e personalização para diferentes plataformas.

- Design de Interface:
Métodos de Design; Design de interface; avaliação de interfaces; interatividade; integração de mídias; Ergonomia; jogabilidade; personalização de interface para dispositivos diferentes; tutoriais.

- Arte em Jogos:
Concepção e desenvolvimento de cenário e personagem; customização para diferentes dispositivos; Direção de Arte nos jogos; Estética em jogos; jogos como forma de arte.

- Narrativa em Jogos:
Teoria; pesquisa; processo de criação e resultados alcançados.

- Mídia e Linguagem em Jogos:
Áudio, texto, imagens, gráficos, infográficos, animação, efeitos especiais, integração de mídias e uso da linguagem dos jogos digitais para outros fins.

- Papéis de Designers e Artistas em equipes de Desenvolvimento de Jogos:
Habilidades especiais e funções principais dos seguintes profissionais em equipes de desenvolvimento de jogos digitais: Designers, Artistas, Especialistas em Áudio e Vídeo; Técnicas e métodos para Integração de equipes.

O processo de submissão para o SBGames 2014 possui duas etapas:
1) Submissão do abstract contendo no máximo 150 palavras, de três a seis palavras-chave e da bibliografia básica pertinente ao trabalho (arquivo para avaliação cega com qualquer formatação).

2) Após a aprovação do abstract, submissão do artigo completo com no máximo 10 páginas ou do pôster com no máximo 4 páginas.

Os trabalhos podem ser submetidos nos formatos de artigos (Full papers) e/ou Pôsteres Técnicos (Short papers).

- Os Artigos (Full papers) devem primar pelo ineditismo e relevância em termos de pesquisa teórica, empírica ou aplicada. Podem ser escritos em português ou inglês e não exceder 10 páginas.

- Os Pôsteres Técnicos (Short papers) são destinados a publicação de relatórios mais curtos de trabalhos de pesquisa ou obras que não estão suficientemente maduros para uma completa publicação como artigo. Podem ser escritos em português ou inglês e são limitados a 4 páginas.

Todas as contribuições devem ser originais e inéditas. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada ou está sendo apresentada simultaneamente de forma similar a qualquer outra conferência ou revista, serão rejeitadas.

Observação importante:
Contará como elemento de avaliação, tanto do abstract quanto do artigo, referência a possíveis artigos e/ou posters existentes na base do SBGames, cujo conteúdo contenham análises, conceitos, processos ou temas co-relacionados a aqueles tratados na pesquisa que o documento submetido relata. Quando não houver nenhum tipo de similaridade com o que já publicado na base do SBGames, favor explicitar no documento submetido.

Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da Conferência, e pelo menos um autor deve ser registrado, comparecer e apresentar o trabalho no simpósio. Cabe destacar também que os autores deverão concordar com o Termo de Copyright.

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema JEMS System. Os artigos (Full papers) serão submetidos a um sistema de avaliação cega (blind review). Assim, os autores devem evitar incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, auto-referências explícitas, nomes de projetos, etc.).

Modelo de Formato para Artigos e Pôsteres
As instruções detalhadas de formatação, incluindo template, estão disponibilizadas nos downloads abaixo. No lugar das informações omitidas pelo Blind Review (nome, filiação, etc) deve ser utilizada a tag [AVALIAÇÃO CEGA]. Se o trabalho for aprovado, essa tag deverá então ser substituída pelos dados corretos, para o envio da versão final.

Arquivo DOC – Microsoft Word
Arquivo Latex
Arquivo de Copyright

Coordenadores da Trilha de Artes e Design
sbgames.artedesign@gmail.com
Chair: Cristiano Max Pereira Pinheiro (FEEVALE/RS)
Chair: André Luiz Battaiola (UFPR)




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