Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital

Prefácio

Em nome no comitê organizador, tenho a satisfação de dar as boas-vindas a todos os participantes, convidados, palestrantes e expositores do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2014.

O SBGames é o maior e mais importante simpósio em pesquisa e desenvolvimento de jogos eletrônicos da América Latina. É organizado anualmente pela Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela ABRAGAMES (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais). Este ano contamos ainda com a importante participação da ADJRGS, a Associação de Desenvolvedores de Jogos do Rio Grande do Sul.

O evento reúne estudantes, pesquisadores, desenvolvedores, artistas, designers e outros profissionais que atuam na área de jogos eletrônicos. Além disso, este ano organizamos o I SBgames Kids&Teens, evento que contou com inscrições totalmente gratuitas para crianças, adolescentes e professores de escolas de Ensinos Fundamental e Médio.

Neste ano, o SBGames ocorre em Porto Alegre, de 12 a 14 de novembro no Centro de Eventos da PUCRS (CEPUC). Localizado no coração de Porto Alegre, o Centro de Eventos oferece avançados recursos e infraestrutura para a realização do SBGames.

Como inovação, além do I SBgames Kids&Teens, o SBGames 2014 oferece ainda o I SBGames Jam, onde os participantes terão 48 horas para a produção de um game e o I Palco Fun, onde apresentações artísticas e culturais são realizadas na feira. Seguindo as temáticas científicas dos últimos anos, o SBGames 2014 é composto por quatro trilhas principais (Computação, Arte e Design, Cultura e Indústria), tutoriais, exibição de posters (short papers), palestras internacionais (keynotes), Festival de Jogos Independentes e Mostra de Arte.

A Exposição do SBGames 2014, inspirada na Feira do SBGames 2012, oferece um espaço para patrocinadores, indústria, micro-empresas, startups, academia e outros representantes. O programa na feira inclui principalmente competições, demonstrações e oportunidade para os visitantes experimentarem diversos jogos. Além disso, os participantes podem ter acesso ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

Agradecemos a presença de todos os participantes e palestrantes convidados e, em especial, aos nossos patrocinadores: SEBRAE, Ministério das Comunicações, CNPq, CAPES, Unity, Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, AGDI, Aquiris e Google, cujo apoio foi fundamental para a realização deste evento. Da mesma forma, gostaria de agradecer o trabalho de todas as instituições apoiadoras e todos os pesquisadores/alunos/voluntários que trabalharam por este evento. Por fim, agradecer o trabalho de promoção da SBC e o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do CEPUC.

Esperamos que vocês apreciem a programação e participem ativamente do SBGames 2014.

Um cordial abraço a todos,

Soraia Raupp Musse (PUCRS)

Organizadora Geral do SBgames 2014