Mascote SBgames 2014

No intuito de respeitar e valorizar a diversidade de perfis de pessoas que frequentam o SBGames, o desenho do Mascote da edição 2014 procurou se afastar de estereótipos .

Inspirado no clássico Tamagotchi, que termina por ser individualizado por cada dono a partir do seu uso, o Mascote do SBgames 2014 parte de uma forma básica que pode ser customizada por cada participante do evento e pelo público em geral. Ele não é animal nem gente. É um pequeno ser arredondado de poucos detalhes, pronto para se moldar a interferência de cada participante do evento e até ser transportado por este em seu bolso ou bolsa!
Com isso o Mascote do SBgames2014 não é um único, mas inúmeros e diversos, pois assim é o publico que frequenta o SBGames!

Convidamos a todos a enviar suas customizações para serem publicadas nesta página! Todos podem desenhar o Mascote do SBGames 2014 alterando sua cor, incorporando acessórios, aparatos, skins e até efetuando intervenções estéticas.

Para produzir seus desenhos veja no diagrama abaixo as características da forma básica do Mascote do SBgames 2014 e leia no final desta página instruções sobre como enviar seus desenhos!

               Veja a Galeria de desenhos
               enviados até o momento!


Faça sua própria customização ou intervenção estética da forma básica do Mascote do SBgames 2014 e envie para publicarmos aqui! Sugira também nomes!
O Mascote SBgames 2014 ainda não tem um nome!
Convidamos todos a enviar nomes e desenhos do Mascote do SBGames 2014 com customizações, intervenções estéticas ou inseridos em contextos diversos!

Galeria de desenhos enviados pelo púbilco
Clique nas imagens para vê-las ampliadas

O primeiro a enviar um desenho e sugestão de nome foi:
Pedro Dutra, Diretor de Arte e Design - Santa Catarina, Brasil

Contato: littlemanpride@gmail.com

"A proposta foi baseada em duas premissas que tem relação com o propósito do evento. No projeto original (disposto no website) compreendi a necessidade de fazer um personagem que fosse identificável com todas as pessoas presentes, logo criei esses 2 tópicos, ser "fofo" e ser " guerreiro", dois temas generalizados que envolvem boa parte dos vídeo games e públicos. Logo, ele tem essa aparência infantil e cativante, junto com uma armadura de batalha. Eu acredito que o nome desse personagem é Sir Bubbles, Mister Bubbles ou Lord Bubbles :)"


Bianca Augusta, Artista (Midnight) - Rio Grande do Sul, Brasil
Contato: biancaazanette@gmail.com

"A escolha de skin representa os "monstrinhos de bolso", as nostálgicas épocas de "Pokémon", "Digimon", etc. O objetivo é fazer bastante referência aos "bichinhos fofinhos" dos games, tão presentes até hoje em diversos títulos.
Sugestão de nome: Flu / Fluffymon / Chubby"

Vitor Souza, Estudante de Design - Rio de Janeiro, Brasil
Contato: v_ss90@hotmail.com

"A proposta do personagem foi decidida muito por conta do perfil das pessoas amantes de games. Expressando de forma irreverente e bem radical do mascote base, mostrando todo lado sombrio e impactante, fugindo do tradicional herói ou protagonista. A ideia é justamente mostrar o outro lado da moeda com pitadas de revolta e elementos do sub-mundo como os chifres, cor vermelho sangue e spikes pontudas com correntes como se tivesse se libertando de algo e prestes a aprontar alguma. A mesma liberdade que os games fazem com a cabeça de seus usuários. Levei em consideração também jogos que influenciaram minha vida como a franquia "Diablo game" e jogos de RPG em geral. Sugestão para o nome:"Mr. Aleister, Mr. Evil ou Mr. Cooper"

Gisa Ferreira, Estudante de Design (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brasil
Contato: gisa.gizy@hotmail.com

"De acordo com a proposta, foi escolhido para melhor representar o mascote do evento, um personagem estilizado em "pixel art". Isso, porque esse estilo traz consigo uma bagagem da história dos games, uma vez que o "pixel art" era utilizado primeiramente como uma limitação gráfica da tecnologia. No entanto, atualmente ele voltou não só como manifestação do público "old school", mas como arte em estilo a ser utilizado pelos desenvolvedores independentes. Sugestão de nome: Sbitg"

Kurt Levine, Artist, New York City, USA
Contato: kurtlevine73@hotmail.com

"Hi There!
I'm an artist based in New York City. I worked in the Game Industry in the past . A friend who lives in Porto Alegre, Brazil, told me about this customized Mascot . I really liked the idea of a Mascot that is so flexible and I really felt like sending something. Well, I love games and I think they are a true expression of Pop Culture! So I picked my inspiration from the king of Pop: Warhol. If I was in this event I would want my Moscot to look very Pop!
Name for my drawing? Well... I guess must be Andy :)
Wish you all a great Symposium!"


Veja mais abaixo instruções sobre como enviar desenhos, nomes, sobrenomes (nomes de família)!

Além do nome, o Mascote SBgames 2014 pode também ter sobrenome (nome de família)!
Como assim?
O personagem foi desenvolvido com o conceito de que pode ser individualizado por cada participante. Com isso podemos ter inúmeros Mascotes que podem se identificar entre si e se organizar como famílias!

Famílias de Mascotes:
Criamos cinco famílias básicas como uma forma de homenagear o aniversário de 10 anos do SBGames! Quatro delas remetem aos nomes que as Trilhas do evento tinham na ocasião de suas criações no ano de 2004. A outra é uma homenagem a uma novidade especial do SBGames 2014: o evento Kids & Teens, voltado especialmente para crianças e adolescentes!
Os participantes podem sugerir outras famílias e dar sobrenomes (nome de família)!

Família Mascote Wjogos:
Mascote com aparatos, acessórios e/ou skins que remetem a Trilha de Computação

Família Mascote GameArt:
Mascote com aparatos, acessórios e/ou skins que remetem a Trilha de Arte e Design

Família Mascote In2Games:
Mascote com aparatos, acessórios e/ou skins que remetem a Trilha de Industria.

Família Mascote Cultura:
Mascote com aparatos, acessórios e/ou skins que remetem a Trilha de Cultura.

Família Kids & Teens:
Mascote com aparatos, acessórios e/ou skins que remetem ao evento Kids & Teens, voltado para crianças e adolescentes. O evento é uma novidade muito especial do SBGames 2014 e que tornou o perfil do seu público ainda mais diverso!

Curiosidade: nosso evento nasceu em 2002 e passou a ter o nome SBGames em 2004. Relembre este momento:
sbgames 2004 - http://sbgames.usuarios.rdc.puc-rio.br/04/
Os nomes das trilhas como conhecemos hoje foram estabelecidos em 2006.
A Trilha de Cultura surgiu posterior as outras, em 2007, sob o nome de "Game e Cultura".


Instruções sobre como enviar desenhos, nomes, sobrenomes (nomes de família)!
Formato de arquivo: jpg ou png
Email para envio: mascotesbgames2014@gmail.com

No corpo da mensagem deve conter:
1) Texto de até 5 linhas explicando o conceito ou qual foi a inspiração para o material enviado seja ele desenho, sugestão de nome ou de sobrenome do Macote.

2) Nome do autor e instituição a qual pertence (escola / universidade ou empresa), cidade, estado e país.

Se engaje nessa proposta e envie seus desenhos!

Você pode fazer download dos arquivos com o contorno básico.
O formato de arquivo .ai pode ser aberto tanto em programas bitmap (como Photoshop) ou Vetoriais (como Adobe Illustrator).
Arquivo - Modelos desenho básico (ZIP)



Centro de Eventos da PUCRS
Exibir mapa ampliado