// Computação

Sobre a Trilha

Você está convidado a submeter seu trabalho para a Trilha de Computação do SBGames 2009. A trilha irá aceitar tanto artigos completos quanto pôsteres (artigos resumidos):

Artigos Completos devem apresentar trabalhos maduros na área de jogos e entretenimento digital (uma lista de tópicos de interesse é mostrada a abaixo). Eles devem ser escritos em INGLÊS e ter no máximo 10 páginas.

Pôsteres (artigos resumidos) são indicados para apresentar de forma resumida trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos e entretenimento digital e também para a apresentação de trabalhos que ainda não estão suficientemente maduros para uma publicação completa. Eles podem ser escritos em Português ou Inglês e ter no máximo 4 páginas.

Todas as submissões devem conter contribuições originais, que ainda não tenham sido publicadas. Qualquer trabalho que já tenha sido publicado ou tenha sido submetido simultaneamente para qualquer outra conferência ou periódico será rejeitado. Os artigos aceitos serão publicados nos anais da conferência e pelo menos um autor deve se inscrever no simpósio e apresentar o seu trabalho.

As submissões serão feitas de forma eletrônica através do sistema JEMS. Os artigos serão irão passar por um processo de revisão double blind, portanto os autores devem evitar incluir no artigo qualquer informação que possa permitir a sua identificação (nomes, afiliações, auto-citações explícitas, nomes de projetos, etc). O formato para os artigos está disponível abaixo na seção download.

Autores dos melhores trabalhos completos serão convidados a submeter uma versão estendida do seu artigo para o periódico ACM Computers in Entertainment (a confirmar).

Abaixo estão os principais tópicos de interesse da Trilha de Computação:

  • Acessibilidade
  • Agentes Emocionais
  • Animação por Computador
  • Arquiteturas, motores de jogos e design patterns
  • Áudio Interativo e 3D
  • Computação Afetiva
  • Computação Gráfica
  • Computação Móvel
  • Convergência de áreas no desenvolvimento de jogos
  • Expressões Faciais
  • Física Realista
  • Hardware Dedicado
  • Inteligência Artificial
  • Interação Humano-Computador
  • Jogos Massivos Multi-Jogador
  • Jogos Educacionais
  • Jogos Pervasivos e Crossmedia
  • Jogos Sérios
  • Modelagem Física
  • Modelagem Procedural
  • Modelos e Infra-estrutura para Jogos em Rede
  • Narrativa Interativa
  • Processamento Paralelo CPU-GPU
  • Processos de desenvolvimento e Ferramentas
  • Programação para Consoles
  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual
  • Sensores e Interfaces para Hardware
  • Simulação de Multidões / Enxames
  • Técnicas de áudio em jogos
  • Técnicas de Câmera
  • Técnicas de Programação para Jogos
  • TV Digital Interativa

Downloads

A lista acima deve ser considerada para fins de orientação apenas e não como uma lista exaustiva de tópicos. Trabalhos nas áreas de design de jogos assim como arte digital, devem ser submetidos à trilha de Arte & Design. Trabalhos relacionados com aspectos sociais e culturais dos jogos devem ser submetidos à trilha de Cultura.

COMITÊ

Coordenadores da Trilha de Computação

  • Chair: Luiz Chaimowicz (UFMG)
  • Co-chair: Fernando Trinta (UNIFOR)
  • Local Chair: Hugo Fuks (PUC-Rio)

Comitê de Programa

  • Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas)
  • Alexandre Sztajnberg (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • André Campos (University of Utrecht)
  • Bruno Feijó (PUC-Rio)
  • Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
  • Christian Hofsetz (Microsoft - USA)
  • Clauirton Siebra (Universidade Federal de Pernambuco)
  • Danielle Rousy (CIn-UFPE)
  • Edmond Prakash (Manchester Metropolitan University)
  • Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
  • Fábio Cecin (UFRGS)
  • Fernando Osório (USP - Universidade de São Paulo)
  • Fernando Trinta (Universidade de Fortaleza - UNIFOR)
  • Flávio Soares da Silva (Universidade de São Paulo)
  • Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)
  • Hugo Fuks (PUC-Rio)
  • Hugo Pinto (Artificial Intelligence Engineers)
  • Ido Iurgel (Universidade do Minho)
  • Jacques Brancher (URI - Campus de Erechim)
  • Jim TerKeurst (University of Teesside)
  • João Comba (UFRGS)
  • John Nordlinger (Microsoft Research)
  • Jorge Barbosa (Unisinos)
  • José Saito (Universidade Federal de São Carlos)
  • Judith Kelner (UFPE)
  • Laércio Ferracioli (Universidade Federal do Espírito Santo)
  • Lauro Kozovits (UERJ)
  • Licínio Roque (Universidade de Coimbra)
  • Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)
  • Luiz Gonzaga Jr. (UNISINOS)
  • Manuel M. Oliveira Neto (UFRGS)
  • Marcelo Walter (UFPE)
  • Márcio Leal Dahia (UFPE)
  • Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza)
  • Martin Hanneghan (Liverpool John Moores University)
  • Michael Youngblood (The University of North Carolina at Charlotte)
  • Patricia Tedesco (UFPE)
  • Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
  • Paulo Rodacki Gomes (FURB - Universidade Regional de Blumenau)
  • Renato Ferreira (UFMG)
  • Romero Tori (Centro Universitário Senac / USP)
  • Sérgio Scheer (Universidade Federal do Paraná)
  • Sílvio Cazella (Unisinos)
  • Soraia Musse (PUC-RS)
  • Vincent Corruble (Université Paris VI)
  • Waldemar Celes (Tecgraf / PUC-Rio)
  • Wallace Santos Lages (Ilusis Interactive Graphics)
  • Zenilton Patrocínio Jr (PUC-Minas)

DATAS IMPORTANTES

Notificação de aceitação: segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Camera Ready: segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Simpósio: 8-10 de Outubro de 2009