Blender Pro 2008

Trabalhos apresentados no Blender Pro 2008:

Artigo
Pôster

A Blender Pro é uma Conferência que acontece anualmente em âmbito nacional. Esta Conferência reúne pesquisadores, professores, artistas, estudantes e profissionais das áreas de animação, jogos, arquitetura, design gráfico, computação gráfica, e afins; que utilizem o software Blender 3D como ferramenta principal. Os melhores trabalhos com Blender no Brasil estão sempre presentes na Conferência, através da exposição de Artigos técnicos, Posters, Palestras, Festival de Vídeo e Arte, além do fórum de debates. A cada ano personalidades da a?ea são convidados a participar. Para este ano (2008) estamos aguardando a confirmação de presença de Ton Roosendaal, da Blender Foundation.

O tema da conferência será: Blender como Ferramenta Educacional e Profissional.

Os tópicos de interesse são os seguintes:
  • Animação
  • Emissão de Partículas
  • Ferramentas para modelagem
  • Jogos
  • Maquete eletrônica
  • Modelagem e animação de personagens
  • Sincronismo labial
  • Simulação de física
  • Programação de scripts Python
  • Programação do código-fonte do Blender
  • Tratamento de colisão
  • Projeto educacional
  • Projeto científico
  • Interface e usabilidade
  • Hardware
  • Otimização e performance

Blender é um software livre sob a licença GPL com ferramentas profissionais de modelagem 3D, animação e finalização. O Blender foi criado por Ton Roosendal, que até hoje é o principal desenvolvedor do software e fundador da Fundação Blender, dedicada à continuidade e aperfeiçoamento do Blender.

Principais características do software:
  • Ferramentas integradas para modelagem, animação, rendering, pós-produção de vídeo e criação de jogos
  • Fácil distribuição, com instalador leve (cerca de 10Mb) distribuído pela internet
  • Arquitetura 3D de alta qualidade, permitindo fluxo de trabalho rápido, eficiente e confiável
  • Grande comunidade de usuários e desenvolvedores

Capacidades do Blender:

  • Modelagem de objetos tridimensionais com técnicas poligonais e splines
  • Importa e exporta modelos compatíveis com outros programas (3DS, VRML, X, OBJ, LWO, etc)
  • Texturização de modelos
  • Animação por keyframes, esqueletos (bones), não-linear
  • Refinamento de animação por curvas
  • Sincronismo da animação com som
  • Mistura não-destrutiva de clipes de animação
  • Iluminação com vários tipos de luzes
  • Luzes volumétricas
  • Render (finalização de imagens)
  • Renderizador tipo scanline e raytrace (híbrido)
  • Compatível com renderizadores externos (YafRay, Aqsis, Indigo, PovRay, etc)
  • Finalização e composição de camadas
  • Edição de vídeo
  • Programação de interatividade (jogos e passeios virtuais 3D)
Maiores informações, acesse: www.blender.pro.br