Trilha Computação

 Artigos Completos / Full Papers
 

  • Procedural Animation with Genetic Algorithms and Physics Simulation
    Pedro Luchini de Moraes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)), Bruno Feijó (PUC-Rio), Marco Pacheco (PUC-Rio)

  • SDK Gameplay - Ferramenta voltada para edição de Gameplay
    Julio Alberto Contreras (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)), Leandro Motta Barros (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Fernando Osório (USP - Universidade de São Paulo)

  • Parallel Culling and Sorting based on Adaptive Static Balancing
    Lucas Machado (PUC-Rio), Bruno Feijó (PUC-Rio)

  • Proposta de uma heurística para o jogo de dominó de 4 pontas
    Nirvana Antonio (Universidade Federal do Amazonas), Cicero Costa Filho (Universidade Federal do Amazonas), Marly Costa (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)

  • Event Relations in Plan-Based Plot Composition
    Angelo Ciarlini (UniRio), Simone Barbosa (PUC-Rio), Marco Antonio Casanova (PUC-Rio), Antonio Furtado (PUC-Rio)

  • Improving Boids Algorithm in GPU using Estimated Self Occlusion
    Alessandro Silva (Universidade Federal de Minas Gerais), Wallace Lages (Universidade Federal de Minas Gerais), Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • P2PSE - A Peer-to-Peer Support for Multiplayer Games
    Felipe Jung Vilanova (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Carlos Eduardo Benevides Bezerra (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Marcos Crippa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fabio Cecin (UFRGS), Claudio Geyer (UFRGS)

  • A Feature Model Proposal for Computer Games Design
    Victor Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana), Antonio Apolinário (UEFS)

  • Fast and Safe Prototyping of Game Objects with Dependency Injection
    Erick Passos (Universidade Federal Fluminense), Jonhnny Silva (Federal University of Campina Grande), Giancarlo Nascimento (Federal Fluminense University), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Lauro Kozovits (UERJ)

  • Supermassive Crowd Simulation on GPU based on Emergent Behavior
    Erick Passos (Universidade Federal Fluminense), Mark Joselli (UFF), Marcelo Zamith (Universidade Federal Fluminense), Jack Rocha (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)

  • Uma Ferramenta para Apoio ao Ensino de Programação Declarativa
    Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Flávio Soares Corrêa da Silva (Universidade de São Paulo), Marcelo Corrêa (UFF)

  • A Real-Time Proxy Toward Flexible Teamwork in Dynamic Environment
    Ivan Monteiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Luis Otávio Alvares (UFRGS)

  • Neuronal Editor Agent for Game Cinematography
    Erick Passos (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense), Vinicius Azevedo (UFSM), Vitória Apolinário (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)

  • IRTaktiks: Jogo de Estratégia para mesa Multitoque
    Willians Schneider (Centro Universitário Senac), Nilson Calazans (Centro Universitário Senac), Luis Mauruto (Centro Universitario Senac)

  • Simulation of Deformable Bodies Based on Tetrahedral Meshes and Shape Matching
    Guina Sotomayor Alzamora (Federal University of Rio de Janeiro), Yalmar Atencio (COPPE/UFRJ), Claudio Esperança (UFRJ)

  • An Adaptative Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks between CPU and GPU
    Mark Joselli (UFF), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense), Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Zamith (Universidade Federal Fluminense), Regina Toledo (UFF)

  • Using Game Engines in Digital Manufacturing through Immersive and Collaborative Visualization Systems
    Silvia Botelho (FURG), Nelson Duarte Filho (FURG), Jônata Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande), Pedro Marcos (Universidade Federal do Rio Grande), Renan Maffei (Universidade Federal do Rio Grande), Rodrigo Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande)

  • Parallel Lazy Amplification: Real-Time Procedural Modeling and Rendering of Multi-Terabyte Scenes on a Single PC
    Carlúcio Cordeiro (UFMG), Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • Posicionamento de Câmeras por meio da Simulação Física
    Daniel Pires (Universidade Federal Fluminense), Erick Passos (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)

  • Algoritmos de busca em tempo real aplicados a jogos digitais
    Eder Trindade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas), Ricardo Martins Ferreira (PUC Minas), Eduardo Fantini (PUC Minas), Hugo de Paula (PUC Minas)

  • A Facial Animation Interactive Framework with Facial Expressions, Lip Synchronization and Eye Behavior
    Rossana Baptista Queiroz (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Marcelo Cohen (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Soraia Musse (PUCRS)

  • Um Algoritmo Evolutivo para Aprendizado On-line em Jogos
    Marcio Crocomo (University of São Paulo), Eduardo do Valle Simoes (USP/Sao Carlos)

  • A Cellular Automata Framework for Real Time Fluid Animation
    Sicilia Judice (Laboratório Nacional de Computação Científica), Bruno Barcellos (Laboratorio Nacional de Computação Cientifica), Gilson Giraldi (National Laboratory for Scientific Computing)

  • Plataforma Saberlândia: Integrando Robótica e Multimídia no Desenvolvimento de Jogos Educacionais
    Ivete Pinto (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), Silvia Botelho (FURG), Rodrigo Souza (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), Thiago Goulart (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), Rafael Gonçalves Colares (Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG), Raphael Campos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)

  • Jogo Simulador de Vida Artificial Implementado em Hardware Reconfigurável
    Felipe Navas (Universidade de São Paulo), Eduardo do Valle Simoes (USP/Sao Carlos)



 Posters / Short Papers
 

  • Pandorga: Uma plataforma opensource para a criação e desenvolvimento de jogos
    Fabio Miranda (Universidade Federal de Minas Gerais), Paulo Lafetá (Universidade Federal de Minas Gerais), Carlúcio Cordeiro (UFMG), Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais), Leonardo Queiroz (Universidade Federal de Minas Gerais)

  • Uma Comparação Preliminar entre Tecnologias para Implementação de Variabilidades em Jogos para Celulares
    Rogério Celestino dos Santos (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas), Marco Tulio Valente (PUC Minas)

  • Simulação de TV Holográfica Utilizando o Wiimote
    Breno de Paula (Universidade Federal Fluminense), Rafael Slobodian (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), André Tschaffon (Universidade Federal Fluminense)

  • Criando níveis 3D para jogos em dispositivos móveis usando um editor 2D
    Bruno Arôxa (Universidade Federal de Pernambuco), Luiz da Silva (C.E.S.A.R.), Artur Mittelbach (C.E.S.A.R. / Motorola - IDEN)

  • Desenvolvimento de Jogos para o Aperfeiçoamento na Aprendizagem de Disciplinas de Ciência da Computação
    Luciano Digiampietri (University of Sao Paulo (USP)), Diogo Kropiwiec (Institute of Computing, University of Campinas)

  • Uma abordagem aos algoritmos genéticos em Agentes Inteligentes para Jogos
    Felipe Vieira (Universidade Federal de Sergipe), Christiano Santos (Universidade Federal de Sergipe)

  • A Framework for Genetic Algorithms in Games
    Vinícius Mendonça (Siemens Enterprise Communications Ltda), Roberto Raittz (Escola Técnica da UFPR), Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)

  • Algoritmo dos Retângulos: um pathfinding para jogos cliente-servidor
    Eduardo Lima (Universidade Federal de Sergipe), Christiano Santos (Universidade Federal de Sergipe)

  • RPG-XEditor: um editor de jogos no estilo RPG baseado em XML
    Rômulo Silva (Unioeste), Rodrigo Silva (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Fábio Bossa (Unioeste), Felipe Moreno (Unioeste), Izaura Carelli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), João Fabro (Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

  • Game Enviroment Um novo conceito em design de interiores
    Janiel Almeida (Faculdades Integradas Pitágoras Fip-Moc)

  • Uso do framework motivacional de Breazeal em NPCs
    Marcos Côrtes (Universidade Federal Fluminense), Rodrigo Richa (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)

  • De Volta para o Futuro: uma Técnica para Sincronizar Vistas de Jogos
    Multi-Jogador para Celular via Bluetooth Lauro Kozovits (UERJ), Alexandre Sztajnberg (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)

  • Dynamic Game Object Component System for Mutable Behavior Characters
    Jose Silva Junior (Universidade Federal Fluminense), Erick Passos (Universidade Federal Fluminense), Bruno Moreira (Federal Fluminense University), Pedro Thiago Catunda Mourão (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)

  • Move-In: Uma API para Interação com Webcam
    Jeferson Miranda (LARVA - DCC - UDESC), Marcelo da Silva Hounsell (UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina), Alexandre Gonçalves Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina)

  • Algoritmo para Verificação da Solução de Quebra-cabeças Geométricos
    Manoel Siqueira Junior (Universidade Federal Fluminense), Rafael Alves (Universidade Federal Fluminense), Wagner dos Santos (Universidade Federal Fluminense), Carol Carvalho (Universidade Federal Fluminense), Clayton da Silva (Universidade Federal Fluminense), Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)

  • Using Navigation Meshes to Improve Storytelling Dramatization
    Vinicius Azevedo (UFSM), Eduardo Favera (UFSM), Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria), Angelo Ciarlini (UniRio), Bruno Feijó (PUC-Rio), Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)

  • M3GSE: Um Motor para Construção de Cenários de Jogos 3D para Dispositivos Móveis Utilizando o 3D Studio Max e a API M3G
    Bruno Arôxa (Universidade Federal de Pernambuco), Artur Mittelbach (C.E.S.A.R. / Motorola - IDEN)

  • Estudo e Implementação de Heurísticas para Otimizar os Algoritmos Aplicados a Puzzle Games
     Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Mauro Lucio Ruy de Almeida Filho (CEFET - Leopoldina/MG), Gustavo Novaes (CEFET), Carla Bonin (CEFET)

  • Estratégias de Interação para Storytelling na Televisão Digital
    Marcelo Camanho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Angelo Ciarlini (UniRio), Antonio Furtado (PUC-Rio), Bruno Feijó (PUC-Rio), Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)

  • Procedural Terrain Generation at GPU Level with Marching Cubes
    Bruno Dembogurski (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense), Marcelo B. Vieira (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada -IMPA)

  • Arquitetura de Servidor de Xadrez com Cliente Web
    Rubens Suguimoto (Universidade Federal do Parana), Raphael Ribas (Universidade Federal do Paraná), Gabriel Ramos (Universidade Federal do Paraná), Fabiano Kuss (Universidade Federal do Paraná), Pedro Rocha (Universidade Federal do Paraná), Ulysses Bomfim (Universidade Federal do Paraná)

  • RPG Educativo 3D Utilizando Linguagem de Script e Agentes
    Rudimar Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI), Benjamin Grando Moreira (Universidade do Vale do Itajaí), Edimar Souza (UNIVALI), Heitor Adão Júnior (Universidade do Vale do Itajaí)