O SBGames é o principal evento de pesquisa e desenvolvimento de jogos e entretenimento digital da América Latina. Promovido pela SBC e apoiado pela ABRAGAMES, o evento reúne estudantes, professores, artistas, designers, empreendedores de diversas universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos.

Essa é a sétima edição do SBGames. Em seu formato atual, o simpósio é composto por 4 trilhas: Computação, Arte & Design, Indústria e Jogos & Cultura, onde são apresentados artigos completos, pôsteres e tutoriais. Além disso, o SBGames 2008 conta com o Festival de Jogos Independentes, 2 workshops (Blender Pro e 1º Fórum de Jogos Digitais no Ensino de Computação) e com palestras de keynote speakers nacionais e internacionais (Microsoft Reasearch, Sony, Novamente entre outras).

Em 2008, o evento será realizado em Belo Horizonte, de 10 a 12 de Novembro no campus da PUC - Coração Eucarístico, sob a co-organização da PUC Minas e UFMG.


O SBGames iniciou em 2002 sob o nome de WJogos, focado principalmente na computação, e desde então tem sido organizado anualmente e vem expandido sua abrangência de modo a incluir: arte, design, indústria, educação e cultura. Em sua atual edição, o SBGames é composto de 4 trilhas (SBGames - Computação; SBGames - Arte & Design; SBGames - Indústria; SBGames - Jogos & Cultura), um Festival de Jogos Independentes, um Festival de Videos, seções de apresentações técnicas de Pôsteres em suas diversas trilhas (SBGames - Technical Posters) e Tutoriais. A trilha de Jogos e Cultura teve sua primeira edição em 2007.

A Trilha de Computação é composta de Artigos Completos (Full Papers) com apresentação oral de artigos apresentados sob a forma de pôsteres (Technical Posters) e Tutoriais. A Trilha da Indústria é composta por painéis e seminários. O Festival de Jogos Independentes (Independent Games Festival) visa apresentar projetos de jogos de grupos e artistas independentes, sendo valorizada a inovação, técnicas avançadas, imaginação e surgimento de novos talentos, que competem entre si em diferentes categorias. A Trilha de Arte e Design visa atrair a comunidade de artistas e game designers para apresentar e discutir trabalhos e questões relacionadas à área da arte e do design dentro do espectro dos jogos de computadores. A Trilha Jogos e Cultura visa criar um fórum de discussão sobre o uso dos jogos digitais em diferentes espaços de aprendizagens e na difusão da cultura.