Festival de Jogos Independentes


Entende-se por jogo independente todo e qualquer projeto que não tenha patrocínio de empresas e que não seja desenvolvido dentro do âmbito de uma.

Pode haver a intenção de comercialização do jogo, porém o projeto inscrito não poderá ter contrato assinado para comercialização ou distribuição até a data de vencimento das inscrições. Serão aceitos jogos para plataformas que permitem desenvolvimento ou que não o impedem explicitamente.

Plataformas eligíveis são: PC's com Linux ou Windows, Mac's, PDA's, Jogos em ambiente Linux para Playstation 2 ou Playstation 3, jogos para Celular (BREW, J2ME, iPhone), jogos para consoles, tais como Xbox 360, Game Boy/Color/Advance, Master System, Mega Drive, etc, - ou seja, jogos desenvolvidos com ferramentas livres e que não infrinjam copyrights ou modelos de proteção à pirataria.

Jogos desenvolvidos com kits de ferramentas licenciadas para consoles ou outros dispositivos não serão aceitos.

Jogos desenvolvidos com game engines pagas não serão aceitos, porém, serão aceitos projetos que utilizem game engines gratuitas (incluindo versões gratúitas de engines comerciais) e/ou linguagens populares, voltadas para desenvolvimento de jogos (DarkBasic, BlitzBasic), desde que tal uso não infrinja sua licença.


Inscrições

1. O prazo final para inscrições de projetos será 15/09/2008. Caso o jogo seja enviado pelos correios, esta é a data máxima de postagem (pelo carimbo dos correios) que será aceita;

2. Não serão cobradas taxas para inscrições de jogos no festival, porém é exigido que pelo menos uma pessoa da equipe esteja inscrita no Simpósio Brasileiro de Games (SBGames) para viabilizar a inscrição;

3. Cada projeto não poderá possuir mais que dez (10) pessoas na equipe, incluindo artistas, músicos, designers e programadores;

4. Cada equipe poderá inscrever mais de um projeto;

5. Não serão aceitos projetos de re-makes de jogos publicados que possuam uma linha de estória. Re-makes de jogos sem linha de estória (e.g. tetris) são aceitos.;

6. Artes visuais e sonoras deverão ser originais ou livres de copyright;

7. Cada inscrição deverá prover:

  • Jogo Funcionando (Envio de CD/DVD ou pelo sistema JEMS)
  • Categoria: Jogos para PC ou consoles, Jogos para dispositivos ou consoles portáteis, Jogos em Flash, Jogos em XNA (lembrando que cada jogo concorre em apenas uma categoria)
  • Descrição textual sobre o jogo
  • Dados técnicos, incluindo: Máquina usada no desenvolvimento, linguagem de desenvolvimento, bibliotecas, ferramentas e sistema operacional
  • Dados da equipe
  • Detalhes dos recursos Utilizados (áudio/vídeo/imagens) e como foram obtidos ou criados
  • Pacote contendo bibliotecas necessárias para execução do jogo ou guia passo-a-passo com informações sobre como obter e instalar as bibliotecas necessárias.

8. Cada projeto inscrito será pré-avaliado para apresentação final e a equipe será avisada com quatro (4) semanas de antecedência ao evento sobre o resultado;

9. As equipes finalistas concorrerão ao prêmio se e somente se houver ao menos um representante para apresentar o projeto no evento.


Tecnologia

  • Qualquer linguagem de programação será aceita;
  • Não serão aceitos jogos feitos em GameMakers ou em Engines Configuráveis, como a "Free Fighting Engine";
  • Jogos em Flash serão aceitos, em categoria separada;
  • Os jogos devem ser interativos, nao sendo aceitos filmes, demos, ou previews não-interativos.
  • Engines utilizadas devem ser gratuitas, tais como Ogre ou Crystal Space, e permitir seu uso para os fins do festival;


Infra-Estrutura

Estarão disponíveis no evento computadores PC com Windows e Linux, com configuração adequada para demonstração dos jogos.

Para demonstração de jogos em consoles e em dispositivos portáteis, poder-se-á utilizar emuladores nos PCs, ou, por opção da equipe, a mesma poderá levar o dispositivo para demonstração ao evento. Combinações diferentes disso podem ser feitas caso-a-caso com a organização do SBGames, no caso do jogo ser aceito.


Apresentações

A quantidade de projetos selecionados estará sujeita ao tempo disponível e à qualidade dos projetos legalmente inscritos;
Os projetos serão avaliados quanto a:

  • Originalidade
  • Jogabilidade (Fun Factor)
  • Inovação Tecnológica
  • Qualidade Áudio-Visual

A avaliação será feita pelo público durante o SBGames 2008. Caso haja empate entre dois jogos, será declarado vencedor aquele que tiver sido enviado primeiro. Não serão aceitos vídeos ou demos prontos como demonstração.


Desclassificação

  • Projetos que desrespeitem as regras acima serão desclassificados.
  • Para situações não previstas por estas regras, o júri tem poder de decisão sobre os projetos.


Premiação

  • A ser determinada.


Prazos para envio

  • Envio de Trabalhos: 15/09/2008
  • Divulgação da Seleção Final para exposição durante o evento: 30/09/2008
  • Envio da Versão Final para o Festival: 15/10/2008

Os trabalhos pré-selecionados para o Festival serão divulgados no website do evento, sendo que a seleção final de trabalhos será também exposta em versão impressa durante a realização do evento.

O envio da versão final é uma última data na qual os inscritos podem enviar atualizações ou patches do jogo, porém o jogo já completo deve ser enviado ou disponibilizado até a data de envio de trabalhos.


Link para submissão

Acesse o site de submissão da SBC para enviar seu trabalho para o festival de jogos.


Formato para submissão

Devido a restrições no sistema de submissão de artigos, envie seu trabalho no formato zip. O não cumprimento desta instrução pode acarretar na não aceitação de seu jogo.


Jogos aceitos

Acesse a lista de jogos aceitos.