Chair: Marcelo Walter (UFPE) - marcelow <at> cin.ufpe.br
Chair: Bruno Feijó (PUC-Rio) - bruno <at> inf.puc-rio.br
Local chair: Jorge Barbosa (UNISINOS) - jbarbosa <at> unisinos.br
LISTA DE TRABALHOS ACEITOS

Abaixo segue a lista dos 24 trabalhos aceitos para apresentação oral no SBGames 2007.
Os trabalhos estão listados na ordem em que foram submetidos para seleção.


Reflex A Flash Game Engine
Rodrigo Silva (Federal University of Espírito Santo),
Laércio Ferracioli (Universidade Federal do Espírito Santo)

What Went Wrong? A Survey of Problems in Game Development
Fábio Petrillo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Marcelo Pimenta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Francisco Trindade (UFRGS),
Carlos Dietrich (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Simulação Visual de Ondas Oceânicas em Tempo Real Usando a GPU
Alex Salgado (Fluminense Federal University),
Aura Conci (UFF),
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)

moBIO Threat: A mobile game based on the integration of wireless technologies
Wilian Segatto (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)),
Eduardo Herzer (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)),
Cristiano Mazzotti (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)),
João Ricardo Bittencourt (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)),
Jorge Barbosa (Unisinos)

Algoritmos Evolutivos para a produção de NPCs com Comportamentos Adaptativos
Marcio Crocomo (University of São Paulo),
Eduardo do Valle Simoes (USP/Sao Carlos),
Mauro Miazaki (Universidade de São Paulo/Instituto de Ciências
Matemáticas e de Computação)

Avaliando a Usabilidade de um Jogo através de sua Jogabilidade,
Interface e Mecânica

Carlos Teixeira (PUCRS),
Karen Daldon (PUCRS),
Omar Buede (PUCRS),
Milene Silveira (PUCRS)

Um Framework para o Desenvolvimento de Agentes Cognitivos em Jogos de
Primeira Pessoa.

Ivan Monteiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Débora Abdalla (UFBA)

The GPU Used as a Math Co-Processor in Real Time Applications
Marcelo Zamith (Universidade Federal Fluminense),
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense),
Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul),
Aura Conci (UFF),
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense),
Luis Valente (PUC-Rio)

Implementation of a Service Platform for Crossmedia Games
Fernando Trinta (UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR),
Davi Pedrosa (CIn/UFPE),
Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE),
Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)

Virtual Dungeon Master:Um Narrador Inteligente de Quests para Role Playing Games
Felipe Pedroso (UNISINOS),
João Ricardo Bittencourt (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS))

Towards Consistency in Interactive Storytelling: Tension Arcs and Dead Ends
Leandro Motta Barros (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos),
Soraia Raupp Musse (PUCRS)

Utilizando Rapidly-Exploring Random Trees (RRTs) para o Planejamento
de Caminhos em Jogos

Samir Souza (Universidade Federal de Minas Gerais),
Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)

Implementacao de Suporte a Modelos de Personagem Nao Jogador em
Dispositivos Moveis na Mobile 3D Game Engine

Paulo Rodacki Gomes (FURB - Universidade Regional de Blumenau),
Claudio Estácio (Universidade Regional de Blumenau),
Vitor Pamplona (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Providing Expressive Gaze to Virtual Animated Characters in
Interactive Applications

Rossana Baptista Queiroz (UNISINOS),
Leandro Barros (Unisinos -- Universidade do Vale do Rio dos Sinos),
Soraia Musse (PUCRS)

A Point-and-Shoot Technique for Immersive 3D Virtual Environments
Rafael Torchelsen (Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)),
Marcos Slomp (UFRGS),
André Spritzer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),
Luciana Nedel (UFRGS)

FURGBOL-PV: Um Ambiente para Realidade Mista Usando Futebol, Battle e Pac-Man
Silvia Botelho (FURG),
Eder Mateus Gonçalves (FURG - Fundação Universidade Federal de Rio Grande),
Renan Almeida (Fundação Universidade Federal do Rio Grande),
Rafael Gonçalves Colares (Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG),
Renan de Queiroz Maffei (Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG),
Rodrigo Oliveira (Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG)

FAct: Um Framework para a Construção de Sistemas Multiatores
Allan Lima (Universidade Federal de Pernambuco),
Patrícia Tedesco (Centro de Informática - UFPE),
Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)

Interperceptive games
Julio Melo (UFRN),
Rummenigge Dantas (UFRN),
Aquiles Burlamaqui (UFRN),
Claudio Schneider (UFRN),
Josivan Xavier (UFRN),
Samuel Azevedo (UFRN)

Análise e comparação da plataforma J2ME através da implementação de um
jogo de estratégia multiplayer

Fernando Bevilhaqua (Universidade Federal de Santa Maria),
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria),
Andrea Charão (UFSM)

Creating a Director for an Interactive Storytelling System
Vinicius Azevedo (UFSM),
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)

Robot ARena: an Augmented Reality Platform for Game Development
Daniel Calife (Escola Politécnica da USP),
João Bernardes (Universidade de São Paulo),
Romero Tori (SENAC-SP / Universidade de Sao Paulo)

RTSCup Project: Challenges and Benchmarks
Clauirton Siebra (Universidade Federal de Pernambuco),
Vicente Filho (Universidade Federal de Pernambuco),
José Moura Júnior (Universidade Federal de Pernambuco),
Renan Weber (Universidade Federal de Pernambuco)

Integrating the Wii controller with enJine: 3D interfaces extending
the frontiers of a didactic game engine
João Bernardes (Universidade de São Paulo),
Ricardo Nakamura (Escola Politécnica - USP),
Daniel Calife (Escola Politécnica da USP),
Daniel Tokunaga (University of São Paulo),
Romero Tori (SENAC-SP / Universidade de Sao Paulo)

RTSAI: a game tool for IA research
André Campos (UFRN)




LISTA DE SHORT PAPERS ACEITOS

1. Baiuka: An Educational Kids Game based on the Multiple Intelligences
Theory that narrates Amazonian Legends

Danielle Costa (Universidade Federal do Pará), Elói Favero
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ), Wendell Cunha (UFPA - Universidade
Federal do Pará)

2. A Framework for Simulated Crowd Behavior in Virtual Environments
Giuseppe Vizzari (Complex Systems and Artificial Intelligence Research
Institute), Giorgio Pizzi (Complex Systems and Artificial Intelligence
Research Institute), Flávio Soares Corrêa da Silva (Universidade de São
Paulo)

3. Heurísticas para a Resolução de Problemas NP-Completos no Domínio de
Jogos

Alex Machado (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua
(Universidade Federal Fluminense), Gustavo Montes Novaes (CEFET -
Leopoldina/MG), Carla Rezende Barbosa Bonin (CEFET - Leopoldina/MG),
Mauro Lucio Ruy de Almeida Filho (CEFET - Leopoldina/MG)

4. Multi Agent System For Intelligent Game Cinematography
Erick Passos (Centro Federal de Educação Tecnológica - PI), Esteban Clua
(Universidade Federal Fluminense)

5. Peer-to-peer support for instance-based massively multiplayer
games

Marcos Crippa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fabio Cecin
(UFRGS), Claudio Geyer (UFRGS)

6. Utilização de uma arquitetura de suporte a mobilidade para
desenvolvimento de jogo Ubíquo

Laerte Franco (Unisinos), Marcelo Batista (UNISINOS), Jorge Barbosa
(Unisinos)

7. Desenvolvimento de modelo computacional para locomoção de NPCs em
terrenos tridimensionais com elementos de resistência a
locomoção

José Augusto Ramos (University Federal Fluminense), Esteban Clua
(Universidade Federal Fluminense)

8. A Neurogenetic Framework for Problem Solution Applied to a Game
Situation

Marvin Schneider (University of Karlsruhe (TH)), João Luís
Garcia Rosa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp))

9. A-Constelação: Extensões do A* para aperfeiçoar a I.A. de NPCs em
Jogos

Fernando Osório (Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)),
Vinícius Nonnenmacher (Unisinos), Sandro Ferreira (Unisinos)

10. Animação Facial usando XNA
Anita Costa (Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua
(Universidade Federal Fluminense)

11. Construindo um framework para jogos FPS com Microsoft XNA
Edson Mattos (Universidade Federal Fluminense), Bruno Rabello
(Universidade Federal Fluminense), Esteban Clua (Universidade Federal
Fluminense)

12. Proposal of a tool for pseudo-infinite 3D virtual world
genaration

Fernando Bevilhaqua (Universidade Federal de Santa Maria), Cesar Pozzer
(Universidade Federal de Santa Maria)

13. Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos adaptáveis a diversos
controladores

Rodrigo Souza (Universidade Federal da Bahia), Humberto
Bandeira (Universidade Federal da Bahia)

14. Desenvolvendo um Motor Multiplataforma para Jogos 3D
Rodrigo Souza (Universidade Federal da Bahia), Aline Bessa (Universidade
Federal da Bahia), Carlos Eduardo Bezerra (Universidade Federal do Rio
Grande do Sul), Ivan Monteiro (Universidade Federal do Rio Grande do
Sul), Caio Tiago Sousa (Universidade Federal da Bahia), Humberto
Bandeira (Universidade Federal da Bahia)

15. O desenvolvimento de um sistema de roteiro para apoio ao processo
de Level Design de um RPG educativo construído sobre o Torque

Arivan Bastos (Universidade do Estado da Bahia), Leonardo Pessoa
(Universidade do Estado da Bahia), Lynn Alves (Universidade do Estado
da Bahia (UNEB))

16. Implementação da Técnica de Displacement Mapping em Hardware
Gráfico

Daniel Tortelli (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PE), Marcelo
Walter (UFPE)

17. Uma nova perspectiva de trabalho para a Terceira Idade
Naiara Sebben (Universidade do Oeste de Santa Catarina), Anibal Lopes
Guedes (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

18. Plataforma SIGUS e o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos com
Interação Homem-Computador baseada em Visão Computacional

Vinícius Saueia (Universidade Católica Dom Bosco), Bruno Toledo
(Universidade Católica Dom Bosco), Roberto Viana (Universidade Católica
Dom Bosco), Thiago Moretto (Universidade Católica Dom Bosco), Hemerson
Pistori (Universidade Católica Dom Bosco - UCDB)

19. Uma Abordagem Construtivista no Uso de Jogos Eletrônicos na Educação
Luiz Gerosa (Universidade Federal do Espírito Santo), Davidson Cury
(UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)

20. Aplicação de Inteligência Artificial em um Simulador de
Evolução

Daniel Gonzalez Clua (Universidade do Vale do Paraíba - UniVap), Vivian
Dorat Betoni (Universidade do Vale do Paraíba - UniVap), Roosevelt da
Silva (Universidade do Vale do Paraíba), Flávio Soares Corrêa da Silva
(Universidade de São Paulo)

21. Estudo de Caso do Modelo Fake Fur Rendering
Hemir Santiago (Federal University of Pernambuco), Marcelo Walter
(UFPE)

22. Ensinando princípios básicos de programação utilizando jogos
educativos em um programa de inclusão digital

Nubia dos Santos Rosa Santana dos Santos (UENF), Clevi Rapkiewicz
(Universidade Estadual do Norte Fluminense(UENF))


23. Extensão da fábrica de jogos SharpLudus para desenvolvimento em
J2ME

Heitor do Carmo (CIn - UFPE), Marcus Machado (Universidade Federal de
Pernambuco), Geraldo Fernandes (Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE)), Roberto Barros (Universidade Federal de Pernambuco)


24. SimPatrol: Establishing a Testbed for Multi-agent Patrolling
Daniel Moreira (Universidade Federal de Pernambuco), Luiz Josué da
Silva Filho (Universidade Federal de Pernambuco), Patrícia Tedesco
(Centro de Informática - UFPE), Geber Ramalho (Universidade Federal de
Pernambuco)

25. Teoria da Atividade e um Modelo de Framework para Desenvolvimento
de Games Educativos

Sérgio Paiva (UFRPE), Flávia Souza (Universidade Federal Rural de
Pernambuco), Jorge Correia Neto (UFRPE)

26. Registros da produção de um RPG para o ensino aprendizagem da
História

Abelmon Bastos (Universidade Federal da Bahia), Lynn Alves
(Universidade do Estado da Bahia (UNEB)), Arivan Bastos (Universidade
do Estado da Bahia)

27. Abordagem Bayesiana para Simulação de Jogos Complexos
Vicente Filho (Universidade Federal de Pernambuco), Marco Túlio
Caraciolo Ferreira Albuquerque (Universidade Federal de Pernambuco)




LISTA DE TUTORIAIS ACEITOS

1. Jogos Multiusuário Distribuídos: Modelos, Suporte, Variações e Estado da Arte
Fernando Trinta, Fabio Cecin

2. Using a didactic game engine to teach computer science
João Bernardes, Ricardo Nakamura, Romero Tori

3. Inteligência Artificial para Jogos: Agentes especiais com permissão para matar... e raciocinar!
Fernando Osório, Gustavo Pessin, Sandro Ferreira, Vinícius Nonnenmacher

4. RTSCup: Ambiente de Simulação de Jogos RTS com Foco na Inteligência Artificial
Vicente Filho

5. Criando Efeitos Fotorealistas e Não-Fotoreaslitas para Jogos
Bruno Evangelista, Alessandro Silva






CHAMADA DE TRABALHOS

Gostariamos de convida-lo a submeter seu trabalho para a trilha de trabalhos completos do SBGames 2007. Para uma lista de possiveis tópicos veja mais abaixo. Os manuscritos poderão ser  escritos em inglês ou em português, mas preferencialmente em inglês. Os trabalhos deverão ter até 10 páginas e deverão ser formatados de acordo com o padrão SBGames. Ambos formatos em WORD e Latex estão disponíveis.

Todas as contribuições devem ser de trabalhos originais, não publicados previamente. Trabalhos que tenham sido submetidos a alguma outra conferência simultaneamente ou previamente publicados serão sumariamente rejeitados. Para submissões de trabalhos de pesquisa em andamento sugerimos a submissão na trilha de short papers do SBGames.



NOVO ESTE ANO

Em 2007, o processo de avaliação dos manuscritos será double-blind. Os autores devem preparar seus trabalhos sem incluir nenhuma indicação de suas identidades ou afiliações institucionais. Leia por favor a página com as exigências de anonimato do SBGames com detalhes de orientação para garantia de anonimato. As identidades dos autores serão mantidas pelo sistema JEMS de submissão.

Uma outra novidade este ano é que o os autores poderão submeter material suplementar (tais como filmes ou imagens em alta resolução) no proprio sistema JEMS. Nestes casos, entretanto, os manuscritos devem ser auto-contidos, ou seja, os revisores devem poder avaliar os trabalhos mesmo se não conseguirem acessar o material suplementar. Ao submeter material suplementar, recomendamos criar um arquivo README que descreva claramente como utilizar o material suplementar. Todo o material suplementar para cada artigo deve ser submetido como um único arquivo ZIP.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do SBGames e pelo menos um autor do trabalho deverá se inscrever no SBGames para que o trabalho seja publicado.

Após a conferência, até 10 papers em Inglês serão selecionados para uma edição especial da revista IJCGT - International Journal of Computer Games Technology, publicada pela Hindawi Publishing Corporation
( http://www.hindawi.com/journals/ijcgt/ )



LISTA DE TÓPICOS

        *
Agentes Emocionais
        *Animação por Computador
        *Arquiteturas, motores de jogos e design patterns
        *Áudio Inteligente para Jogos
        *Computação Afetiva
        *Computação Gráfica
        *Computação Móvel
        *Expressões Facias
        *Física Realística
        *Games Massivos Multijogadores
        *Hardware Dedicado
        *Hardware de Interface
        *Inteligência Artificial
        *Interface Humano-Computador
        *Jogos Educacionais
        *Jogos Sérios
        *Modelos e Infraestrutura para Jogos em Rede
        *Modelagem e Renderização Baseada em Imagens
        *Modelagem Física
        *Processamento de Imagens
        *Processamento de Vídeo
        *Processamento Paralelo CPU-GPU
        *Processos de Desenvolvimento e Ferramentas
        *Programação de Consoles
        *Realidade Aumentada
        *Realidade Virtual
        *Renderização Baseada em Vídeo
        *Simulações de Resposta a Emergências
        *Som Interativo e 3D
        *Storytelling
        *Técnicas de Câmera
        *Técnicas de Filmes Aplicadas a Jogos
        *Técnicas HDR
        *Técnicas de Iluminação
        *Técnicas de Programação para Jogos
        *TV Digital Interativa

A lista acima deve ser considerada para fins de orientação apenas e não como uma lista exaustiva de tópicos. Trabalhos nas áreas de  design de jogos assim como  arte digital, devem ser submetidos à  trilha de Arts&Design, que é também parte do SBGames.




DATAS IMPORTANTES

Submissão:
20 de Agosto, 2007 (Segunda-feira)

Notificação de resultados:
01 de Outubro, 2007 (Segunda-feira)

Camera-ready:
15 de Outubro, 2007 (Segunda-feira)



Comitê Técnico do Programa

   
Adelailson Peixoto (UFAL)
    Alexandre Sztajnberg (UERJ)
    André Luiz Battaiola (UFPR)
    André M. C. Campos (UFRN)
    Bruno Feijó (PUC-Rio)
    Cesar Pozzer (UFSM)
    Christian Hofsetz (Unisinos)
    Clauirton Siebra (UFPE)
    Drew Davidson   (ETC-CMU)
    Edmond Prakash (MMU-United Kingdon)
    Edson Caceres (UFMS)
    Esteban Gonzalez Clua (UFF)
    Fernando Osorio (Unisinos)
    Fernando Trinta (UNIFOR)
    Flavio Soares Correa da Silva (USP)
    G. Michael Youngblood (UNC-Charlotte)
    Geber Ramalho (UFPE)
    Jacques Duilio Brancher (URI)
    Jim TerKeurst (University of Teesside, UK)
    João Comba (UFRGS)
    José Hiroki Saito (UFScar)
    John Buchanan (CMU-Australia)
    Judith Kelner (UFPE)
    Laércio Ferracioli  (UFES)
    Luis Eduardo Sauerbronn (UFRJ)
    Luiz Chaimowicz (UFMG)
    Manuel Oliveira Menezes (UFRGS)
    Marcelo Dreux (PUC-Rio)
    Maria Andreia Formico Rodrigues (Unifor)
    Martin Hanneghan - (JMU - Liverpool)
    Patricia Tedesco (UFPE)
    Paulo Pagliosa (UFMS)
    Paulo Rodacki (FURB)
    Romero Tori (USP)
    Sérgio Scheer (UFPR)
    Soraia Raupp Musse (PUCRS)
    Waldemar Celes Filho (PUC-Rio)
    Wu, Shin-Ting (Unicamp)




CHAMADA DE TUTORIAIS


Gostaríamos de convidá-lo(a) para submeter propostas de tutoriais para o "computing track" do SBGames 2007. Abaixo há uma lista de possíveis tópicos.

Esta é a oportunidade para você compartilhar a experiência que você adquiriu no seu trabalho na área utilizando tempo e nível de detalhamento que somente um tutorial permite. As propostas serão selecionadas baseadas em seu mérito e na sua adequação ao evento e a outros trabalhos a serem apresentados.

Os tutoriais poderão ter durão de três horas ou de uma hora e meia, e as seguintes instruções se aplicam a todas as propostas. Elas não devem ser maiores que uma ou duas páginas e devem conter todas as seguintes informações, em inglês ou português:

- Título;
- Resumo, contendo os objetivos do tutorial, metodologia utilizada e qualquer outra informação que possa ser relevante para sua seleção;
- Público alvo;
- Pré-requisitos recomendados para o público;
- Autores, incluindo para cada um: nome, endereço de e-mail, titulação acadêmica mais elevada e nome da empresa ou instituição de pesquisa à qual o autor é filiado;
- Recursos necessários para a apresentação do tutorial.


Todas as propostas devem incluir:
- (obrigatório) uma breve biografia (no máximo 150 palavras) de cada um dos apresentadores, incluindo experiência relevante;
- (opcional) documentação complementar e exemplos.

Observação: o texto completo, com 15 a 30 páginas, deverá ser submetido caso o resumo seja aceito. Os textos devem ser redigidos em inglês ou português.



NOVIDADE NESTE ANO

As submissões serão feitas eletronicamente através do sistema de submissões on-line SBC JEMS.

Instruções detalhadas para os autores sobre o processo de submissão podem ser obtidas em http://www.inf.unisinos.br/~sbgames/

Lista de possíveis tópicos:

..Animação
..Computação Gráfica e Processamento de Imagens
..Inteligência Artificial
..Modelos e Infra-estrutura para jogos em rede
..Modelagem Física
..Áudio interativo e 3D
..Arquiteturas, motores e padrões de projeto
..Ferramentas e processo de desenvolvimento
..Técnicas de programação
..Interface Humano-Computador
..Hardware dedicado
..TV interativa
..Jogos Educacionais
..Jogos em outras áreas

Tópicos relativos a design de jogos (incluindo jogos de estilos específicos, gráficos e áudio), bem como arte digital, devem ser submetidos ao evento de Arte e Design, que também faz parte do SBGames.



Organização geral


   * Soraia Raupp Musse (PUCRS)  - soraia.musse <a a at> pucrs.br
   * Christian Hofsetz (UNISINOS) - chofsetz <at> unisinos.br
   * Fernando Osório (UNISINOS) - fosorio <at> unisinos.br
   * Luiz Gonzaga da Silveira Jr (UNISINOS) - lgonzaga <at> unisinos.br
   * João Ricardo Bittencourt (UNISINOS) - joaorb <at> unisinos.br


Tutoriais do Evento de Computação

   * Chair: Paulo Cesar Rodacki Gomes (FURB) - rodacki <at> inf.furb.br
   * Co-chair: Paulo Pagliosa (UFMS) - pagliosa <at> dct.ufms.br




DATAS IMPORTANTES

Submissão de propostas:
Até 27 de Agosto de 2007 (2a feira)

Notificação de aceitação:
01 de Outubro de 2007 (2a feira)

Submissão do texto completo:
Até 15 de Outubro de 2007  (2a feira)





SHORT PAPERS


Jacques Dulio Brancher (URI-Erechim) jacques <at> uricer.edu.br
Local: Leandro Motta Barros (UNISINOS) leandro <at> unisinos.br



CHAMADA DE TRABALHOS

Gostariamos de convidá-lo a submeter seu trabalho para a trilha de posters do SBGames 2007. Os artigos a serem submetidos deverão ser em português ou inglês. Os trabalhos deverão ter até  4  páginas e deverão ser formatados de acordo com o padrão SBGames. Ambos formatos em WORD e Latex estão disponíveis.

As contribuições devem ser de trabalhos já concluídos, ou em andamento. Todas as contribuições devem ser de trabalhos originais, não publicados previamente. Trabalhos que tenham sido submetidos a alguma outra conferência simultaneamente ou previamente publicados serão sumariamente rejeitados.




NOVO ESTE ANO


Em 2007, o processo de avaliação dos manuscritos será double-blind. Os autores devem preparar seus trabalhos sem incluir nenhuma indicação de suas identidades ou afiliações institucionais. Leia por favor a página com as exigências de anonimato do SBGames com detalhes de orientação para garantia de anonimato. As identidades dos autores serão mantidas pelo sistema JEMS de submissão.

Além disto, os autores cujos trabalhos forem selecionados, terão uma seção de 1 minuto de apresentação cada,  onde poderão expor a toda a comunidade o assunto do seu poster e convidar aos possíveis interessados para conhecer melhor o seu trabalho, junto a seção que ocorrerá em paralelo ao evento.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do SBGames e pelo menos um autor do trabalho deverá se inscrever no SBGames para que o trabalho seja publicado.



LISTA DE TÓPICOS

       * Animação
       * Processamento de Imagens e Computação Gráfica
       * Inteligência Artificial
       * Modelos e Infraestrutura para Jogos em Rede
       * Modelagem Física
       * Som Interativo e 3D
       * Arquiteturas, motores e design patterns
       * Ferramentas para desenvolvimento e processos
       * Técnicas de programação para jogos
       * Interfaces
       * Hardware Dedicado (GPUs)
       * TV Interativa
       * Jogos Sérios
       * Jogos e Educação

A lista acima deve ser considerada para fins de orientação apenas e não como uma lista exaustiva de tópicos. Trabalhos nas áreas de  design de jogos assim como  arte digital, devem ser submetidos à  trilha de Arts&Design, que é também parte do SBGames.
 

 


DATAS IMPORTANTES

Submissão:
10 de Setembro, 2007 (Segunda-feira)

Notificação de resultados:
9 de Outubro, 2007 (Terça-feira)

Camera-ready:
15 de Outubro, 2007 (Segunda-feira)
 


Comitê Técnico do Programa

André Luiz Brandão - ITA
André Raabe - Universidade do Vale do Itajaí
Andre Tavares da Silva - Unicamp
Anita Fernandes - UNIVALI
Börje Karlsson - PUC-Rio
Cesar Pozzer - Universidade Federal de Santa Maria
Fernando Marson - Faculdade Meridional
Harlen Batagelo - State University of Campinas
Heitor Costa - Federal University of Lavras
Jacques Brancher - URI - Campus de Erechim
Leandro Tonietto - Unisinos
Marcelo Malheiros - UNIVATES University Center
Marcio Pinho - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Marcio Zuchini - Universidade São Francisco
Mario Kubo - EPUSP
Nizam Omar - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Odette Passos - Universidade Federal do Amazonas
Rafael Rieder - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Rafael Torchelsen - Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)
Romero Tori - SENAC-SP / Universidade de Sao Paulo
Rudimar Dazzi - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Silvano Malfatti - Laboratório Nacional de Computação Científica
|   Início   |
TRILHA COMPUTAÇÃO  >>
Início  |  Organização  |  Programa  |  Localização  |  Viagem  |  Registro  |  Anais